Connect with us

Campinas

9ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas começa na próxima quinta-feira

Publicado

em

Mostra será realizada de 22 a 31 de outubro em diversos espaços da cidade; programação conta com exibições, oficinas, palestras e masterclasses

Nesta quinta-feira, 22 de outubro, começa a 9ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas, que ocorre até dia 31 de outubro e terá todas as atividades gratuitas ao público (consultar programação abaixo). O projeto é apoiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC) e pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC).

Serão exibidos mais de 69 curtas divididos em sessões de aproximadamente 60 minutos de duração (reunindo vários filmes em cada sessão), em diversos locais de Campinas. Além disso, a programação traz também oficinas, bate-papo, masterclasses, apresentações de música, dança e outras expressões artísticas.

Os filmes selecionados apresentam uma grande variedade de linguagens, abrangendo documentários, ficções, videoclipes, experimentais e animações, incluindo desde os principais curtas do país, até curtas realizados de forma completamente independente e filmes produzidos por estudantes universitários. O recorde de inscrições de filmes produzidos em Campinas, se refletiu também em um número recorde de filmes locais selecionados para a Mostra. Por isso, a curadoria teve o cuidado de incluir pelo menos um filme regional em cada sessão, para que o público conheça o trabalho que vem sendo realizado pelos produtores locais.

Publicidade

As oficinas são mini-cursos práticos em que os participantes realizam trabalhos coletivos, cujo resultado será exibido na sessão de encerramento. Tais atividades buscam cobrir áreas diversas do campo da produção audiovisual, ao mesmo tempo em que são uma forma de aproximar o público da técnica, desmistificando os processos de realização e preparando simultaneamente para o mercado profissional. Serão ministradas as oficinas: animação com Sombra Chinesa, trilha sonora experimental ao vivo, vídeos de bolso, produção de filmes e stop motion.

No bate papo, “Produção Audiovisual Contemporânea”, os convidados farão uma breve retrospectiva da produção audiovisual contemporânea no Brasil, colocando as diversas mudanças que o meio passou, o impacto da internet e da evolução da tecnologia neste meio, e as perspectivas do futuro para a criação e a produção.

No intuito de promover e ampliar o intercâmbio cultural, atividades com outras linguagens artísticas farão parte da programação, buscando incrementar as experiências e vivências do entretenimento ao ar livre. O Núcleo Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas faz a curadoria do Curta a Cena – espetáculos curtos para abrir três sessões nas praças públicas. E a Canja Instrumental Jazz, projeto musical que acontece nos espaços públicos da cidade, abre as duas sessões a serem realizadas no Centro de Convivência.

E pela primeira vez na cidade de Campinas, a Mostra convida as produtoras de audiovisual da cidade para trocar experiências buscando o fortalecimento da produção audiovisual na cidade a partir da aproximação de seus agentes no 1º Encontro de Produtores de Audiovisual de Campinas. Potencializando o encontro e ampliando as discussões, será realizada no mesmo dia a masterclass “Produção executiva e gestão de projetos audiovisuais”, com Joana Nin, oferecida pela Academia Internacional de Cinema. A AIC oferecerá ainda mais uma masterclass: “Direção de arte e construção de realidades”, com Monica Palazzo.

Publicidade

Sobre a Mostra Curta Audiovisual de Campinas

Realizada em Campinas desde 2006 por produtores culturais independentes da cidade, a Mostra Curta Audiovisual de Campinas chega à 9ª edição em 2015. Pela primeira vez conta com apoios do Fundo de Investimento a Cultura de Campinas (FICC) e do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC).

Toda a programação é gratuita e voltada à exibição de conteúdo, divulgação e formação de público para filmes no formato curta-metragem. Durante dez dias (de 22 a 31 de outubro), estão previstas exibições de filmes em praças públicas e espaços culturais de Campinas, com sessões especiais, como a infantil “Mostrinha”, as sessões com recursos de acessibilidade (áudio-descrição) e também aquelas com convidados especiais. Cada sessão é batizada com o nome de algum antigo cinema de rua de Campinas e, com exceção de algumas sessões especiais, elas são montadas prezando pela multiplicidade de gêneros, linguagens e durações.

Não há nenhuma restrição de gênero ou temática, oferecendo ao público da cidade um panorama diversificado da produção audiovisual recente de todo o território nacional e também da América do Sul, já que nesta edição haverá uma sessão especial com filmes convidados do Mercosul.

Publicidade

Além das exibições de filmes, a Mostra promove palestras, debates e oficinas que buscam a capacitação dos participantes, aproximando o público das técnicas de produção, desmistificando os processos de realização e oferecendo preparação para o mercado profissional.

Para Mariana Maurer, diretora geral do evento, o principal objetivo dessa edição da Mostra é expandir os locais das exibições e das oficinas de capacitação. “Nós pretendemos descentralizar o evento, ou seja, levá-lo também para bairros mais periféricos da cidade, atingindo e formando novos públicos”, afirma. “A Mostra efetiva o contato da população com a cinematografia nacional e estimula a produção local. Dentro da grade temos espaços exclusivos para conteúdos regionais, o que intensifica nosso objetivo de fomento e promove um intercâmbio entre profissionais de todo país”, complementa a diretora.

Além disso, nesta edição haverá mais uma parceria com a Academia Internacional de Cinema, que realizará duas masterclasses durante a Mostra. A diretora ainda destaca o vínculo com importantes parceiros, instituições referência em produção cultural que potencializam o objetivo de fomento à produção regional, tais como o SESC Campinas, a Lokomotiv Studio, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, a Galeria Sede, o Ideia Coletiva, entre outros.

SERVIÇO – 9ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas
Exibição: de22 a 31 de outubro

Publicidade

Entrada gratuita

Classificação Livre (exceto a Sessão Windsor – 25/10)

Mais informações e inscrições: www.mostracurta.art.br
https://www.facebook.com/mostracurtacampinas

Locais das atividades:

Publicidade

MIS (Museu de Imagem e Som Campinas): Rua Regente Feijó, 859 – Centro / Telefone: (19) 3373-8800

Faculdade Metrocamp: R. Dr. Sales de Oliveira, 1661 – Vila Industrial / 0800 723 1818

Praça do Ipê: Rua José Martins, 738 – Barão Geraldo

SESC Campinas: Rua Dom José 1, 270/333 – Bonfim / Telefone: (19) 3737-1500

Publicidade

Centro de Convivência: R. Gen. Osório – Conceição

Estação Cultura Prefeito Antônio da Costa Santos: Rua Francisco Teodoro, 1050 – Vila Industrial / Telefone: (19) 3705-800

Ideia Coletiva: Rua Sacramento, 610, Centro /

PUC-Campinas Campus 1: Rodovia D. Pedro I, km 136 Parque das Universidades – Campinas – SP / Telefone: 0800-728 78 22

Publicidade

Ibaô: R. Ema, 170 – Vila Padre Manoel de Nobrega / (19) 3342-5911

CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Esperança: Rua André Grabois, s/n, V. Esperança

Casa do Lago: Av. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária / (19) 3521-7701

Teatro Maria Monteiro: Av. Dom Agnelo Rossi – Conj. Hab. Padre Anchieta / (19) 3282-0024

Publicidade

CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Florence: Rua Lasar Segall, 110, Jd. Florence

Casa de Cultura Tainã: R. Inhambu, 645 – Vila Padre Manoel da Nóbrega / (19) 3228-2993

Bento Quirino: Av. Benjamin Constant, 1297 – Centro / (19) 3231-3457

Praça do Coco: Rua José Martins, 738 – Barão Geraldo / (19) 3249-1501

Publicidade

Galleria Sede: Rua Dr. Sampaio Peixoto, 368 – Cambuí / (19) 3291-4426

Confraria da Informação Assessoria de Imprensa
Atendimento:

Jornalistas: Luciana Almeida – (19) 9 9787-3362 / Sara Silva – (19) 9 9623-6681
Escritório: (19) 2511-3736 – Amanda Bruschi

PROGRAMAÇÃO COMPLETA (SESSÕES + SESSÕES ESPECIAIS + OFICINAS)

Publicidade

SESSÕES:

SINOPSES

Filmes por Sessão + Curta a Cena + Canja Instrumental

23 DE OUTUBRO – SEXTA FEIRA

Publicidade

SESSÃO CASABLANCA

Local: Auditório da Metrocamp

Horário: 19h

Marrocos, 8’ Andrea Nero e Iajima Silena | Documentário | 2015 Marrocos é um documentário que aborda o tema da transitoriedade, criando relações com o imaginário do nomadismo que se identifica com o atual contexto urbano. [email protected] São Paulo, SP

Publicidade

Entranhas, 18’ Filipe França | Ficção | 2015 Em situações extremas, o ser humano tende a buscar soluções extremas. Um homem comum, pai de família, vida estável, que tem tudo para uma vida plena, pode decidir tomar um rumo totalmente inesperado e, para alguns, inexplicável. [email protected] Indaiatuba/Campinas, SP

Pra Ficar na História – Villa Fitarelli, 15’ Boca Migotto | Documentário | 2015 Fitarelli foi aos poucos deixando de lado a profissão e iniciou um projeto de vida: construir com suas próprias mãos uma vila italiana do início do século XX. [email protected] Porto Alegre, RS

Quintal, 20’ André Novais Oliveira | Ficção | 2015 Mais um dia na vida de um casal de idosos da periferia. [email protected] Contagem, MG

CURTA A CENA – O POSTE + SESSÃO RINK

Publicidade

Local: Praça do Ypê

Horários: Curta a Cena – O Poste: 19H30

Sessão Rink: 20h

Curta a Cena – O Poste

Publicidade

Um trabalhador deve trocar uma lâmpada queimada no alto de um poste. Uma tarefa simples para um profissional qualificado, mas que pode se tornar uma sequência de peripécias cômicas e catastróficas se realizadas por um “faz-tudo” inexperiente. Em meio às tentativas frustradas e irritações, ele descobre que só precisava relaxar para conseguir alcançar seu objetivo.

Ília, 18’ Dhara Ferraz e Moniky Rodrigues | Ficção | 2014 Ília é vítima de uma síndrome que a impede de reconhecer sua irmã. Embebida na solidão da sua realidade distorcida, ela busca a poesia nas pequenas coisas e, assim, acaba encontrando o amor, nascido da vontade de pertencer a um mundo menos triste. [email protected] Natal, RN

Matteo Cabral: Um Cidadão Contra o Mal, 18’ Lucas Reitano | Ficção Documentário Experimental | 2014 Matteo Cabral jovem. Matteo Cabral político. Matteo Cabral midiático. A dura aventura de um anti-herói mais do que contemporâneo. [email protected] Campinas, SP

A Mão Negra, 6’ Iuri Minfroy | Ficção | 2015 Diante do som do mar e do silêncio do céu, sinto uma pulsão extraordinária crescendo pelo meu esôfago. [email protected] Pelotas, RS

Publicidade

As Cartas de Ahmed, 14’ Lucas Fernandes | Ficção | 2014 Ahmed é um rapaz sírio que se refugiou na América, entretanto, a sua vida foi mudada drasticamente e ao sofrer uma traição que o trouxe graves consequências. [email protected] Natal, RN

Retirantes, 13’ Maira Coelho | Animação Ficção Experimental | 2014 Baseado na obra de Portinari o filme conta a história de uma mulher que vaga por terras áridas e despovoadas sem ter como alimentar seu filho. O filme mescla bonecos e animação stop-motion. [email protected] Porto Alegre, RS

24 DE OUTUBRO – SÁBADO

CANJA INSTRUMENTAL + SESSÃO PARADISO

Publicidade

Local: Centro de Convivência Cultural de Campinas

Horários:

Canja instrumental: 16h

Sessão Paradiso: 19h30

Publicidade

Canja Instrumental – Jazz na Praça Um projeto musical gratuito em espaços públicos de Campinas que busca popularizar a música instrumental e promover o encontro descontraído entre público e musicistas. Dessa vez Canja acontecerá em parceria com a Mostra e estará integrada em nossa programação.

O Sepulcro do Gato Preto, 25’ Kaneda Asfixia e Frederico Moreira | Documentário | 2015 A busca por um jovem desaparecido no subúrbio de São Paulo leva seus amigos a uma história ainda maior: o desaparecimento de uma comunidade inteira na região norte da cidade. [email protected] São Paulo, SP

Procura-se, 12’ Jéssica Lopes | Ficção | 2014 Miguel tem um amigo muito especial: seu avô Bartô. Porém, quando os sintomas do Alzheimer começam a afetar a rotina da casa, Miguel terá a missão de ajudar seu avô. [email protected] Santos, SP

Aqui Jazz, 20’ Albert Moreira | Ficção | 2014 Aqui Jazz é um filme de época que retrata o sucesso de uma banda de Jazz em São Paulo a partir da década de 70. A História se passa através das recordações do espírito do saxofonista da banda que não aceita sua morte e vive de recordações da época que fazia sucesso. [email protected] Campinas, SP

Publicidade

China – Arquitetura de Vertigem, 4’ Pedro Escobar & Pedro Vitor Ferraz | Videoclipe | 2014 O videoclipe reflete sobre a verticalização na cidade do Recife à partir da letra de China, usando de imagens da ocupação #OcupeEstelita, em Recife/PE. [email protected] Recife, PE

25 DE OUTUBRO DE 2015 – DOMINGO

SESSÃO WINDSOR – SESSÃO RECOMENDADA PARA MAIORES 18 ANOS

Local: Ideia Coletiva

Publicidade

Horário: 18h

O Jogo, 18’ Pedro Coutinho | Ficção | 2014 Após discussão durante uma viagem para Campos de Jordão, Julia e Fred iniciam um jogo sexual com consequências definitivas para o seu relacionamento e suas vidas. [email protected] São Paulo, SP

Três Vezes Maria, 20’ Márcia Lohss | Ficção | 2014 Na noite da reinauguração do cabaré, as Marias terão que tirar força da amizade entre elas, para suportar a dor neste lugar onde não há espaço para lágrimas. [email protected] Natal, RN

O Que Não Te Disse, 17’ Diego Bauer | Ficção | 2014 Uma escritora termina de maneira traumática um relacionamento, o que faz com que ela entre numa crise de depressão, recorrendo à bebida e ao isolamento para encontrar uma forma de amenizar sua dor. [email protected] Manaus, AM

Publicidade

Luz Natural, 14’ Ulisses da Motta | Ficção | 2015 Só mais uma história de encontrar e desencontrar. Lembranças – ou desejos – recortados pelo mar. Como que eu sei? Tá no teu olho. [email protected] São Leopoldo, RS

SESSÃO COLISEU

Local: Estação Cultura

Horário: 20h

Publicidade

O Menino do Dente de Ouro, 15’ Rodrigo Sena | Ficção | 2014 Na ida para o colégio, Wesley, 12 anos, acaba se envolvendo em uma trama perigosa e lucrativa. Abordando o limiar da inocência de uma criança e o despertar para a juventude, o curta-metragem apresenta atalhos e oportunidades na vida de um jovem de periferia. [email protected] Natal, RN

O Homem que Voava com os Peixes, 7’ Gael Mota e Rachel Munhoz | Documentário | 2015 Da criação de instrumentos musicais a uma editora artesanal, “O Homem que Voava com os Peixes” conta a história de um emaranhado cotidiano artístico. [email protected] São Vicente, SP

Look – Fashion Film, 12’ Rafael Bizzarro | Ficção | 2014 Monâ costura sob sua árvore, quando um par de sapatos amarrado a um paraquedas passa por ela. Curiosa, a jovem o segue, mas ao vesti-lo, seu pequeno pote de lembranças desaparece. A jovem é levada a um mundo novo, onde precisará se reencontrar para conseguir sair. [email protected] Campinas, SP

Sementes, 12’ Marcelo Engster | Documentário | 2015 No interior do Rio Grande do Sul, um grupo de pequenos agricultores se reúne. Em um dia de mutirão, trabalham na propriedade onde produzem coletivamente, trocam sementes e preparam um almoço com o que eles mesmos plantaram. [email protected]/ [email protected] Panambi, RS

Publicidade

Eterno Fim, 15’ Jéssika Goulart | Ficção | 2015 Uma jornada rumo ao desapego, indo do auto-conhecimento à libertação. [email protected] Rio de Janeiro, RJ

26 DE OUTUBRO DE 2015 – SEGUNDA FEIRA

SESSÃO REAL

Local: PUC Campinas – Sala 900 Prédio H02

Publicidade

Horário: 18h

Olhos de Botão, 18’ Marlom Meirelles | Ficção | 2015 Uma casa, no pacato interior pernambucano, abriga Dora e Miguel. Sem filhos ou parentes, levam uma vida calma e, após tantos anos juntos, eles mal tem o que conversar para com o outro. Este era o retrato de suas vidas até a chegada de Júlia. [email protected] Bezerros, PE

Dorsal, 25’ Carlos Segundo e Cristiano Barbosa | Documentário | 2015 Entre continentes pulsa um oceano de histórias. Memórias conservadas no sal de uma distância atlântica. [email protected] São Paulo/ Manchester, SP

Cartas na Manga, 3’ Michel Franco | Ficção | 2013 A vida nem sempre é tão bela, principalmente para Tony Phelps. Filho de um Gangster, Tony “Joga” a vida a todo momento. Mas quem parece mesmo se importar com ele, acaba por traí-lo e atingindo-o bem no peito. [email protected] Sumaré, SP

Publicidade

Mancha de Sangue no Porcelanato, 15’ Fernanda Sales Rocha | Ficção | 2014 Em uma reunião de condomínio, moradores discutem um acidente ocorrido com uma criança. Interesses entram em conflito gerando desentendimentos. [email protected] São Carlos, SP

27 DE OUTUBRO DE 2015 – TERÇA FEIRA

SESSÃO JEQUITIBÁ – TEMÁTICA JOVEM

Local: Museu de Imagem e Som de Campinas

Publicidade

Horário: 14h

A Boneca e o Silêncio, 19’ Carol Rodrigues | Ficção | 2015 Marcela toma uma decisão. [email protected] São Paulo, SP

Índios no Poder, 20’ Rodrigo Arajeju | Documentário | 2015 A Bancada Ruralista domina o Congresso Nacional. O cacique Ládio Veron Kaiowa lança candidatura nas Eleições 2014, sob ameaças do Agronegócio. [email protected] Brasília, DF

Entre Outonos e Invernos, Rivera, 2’ Rafaella Pereira de Lima | Documentário | 2015 Por meio de um ensaio poético, constrói-se um registro visual de um outono na rua Rivera Indarte, a partir da relação dos lugares de passagem e das vidas que ali se encontram [email protected] Juiz de Fora, MG

Publicidade

O Corpo É Meu, 24’ Luciana Oliveira | Documentário | 2014 O filme questiona o modo como a mulher e o seu corpo é representado na mídia televisiva. Ouvindo depoimentos de mulheres comuns, militantes e uma profissional da publicidade, o documentário promove uma reflexão sobre a situação da mulher nos dias de hoje na TV brasileira. [email protected] Nossa Senhora do Socorro, SE

28 DE OUTUBRO DE 2015 – QUARTA FEIRA

CURTA A CENA – CICLONE + SESSÃO REGENTE

Local: Teatro Maria Monteiro

Publicidade

Horários:

Curta a Cena – Ciclone: 19H30

Sessão Regente: 20h

Curta a Cena – Ciclone

Publicidade

Ciclone é uma performance interativa de improvisação de dança contemporânea em espaços alternativos, transformando-os em possibilidades artísticas não-estáticas e participativas. Esta prática se dá através do convite ao público para dançar juntamente com as bailarinas do Grupo das Excaravelhas. A proposta é propiciar uma prática de dança sempre de forma lúdica e interativa, incentivando o espectador-participante a descobrir novas possibilidades de movimento e integração.

Lugar, 17’ Beto Oliveira | Documentário | 2015 Projeto de metanálise sobre o lugar do ser humano no Brasil e sua relação com a moradia! [email protected] Piracicaba, SP

Um Orelhão Para as Crianças Falarem Com Deus, 13’ Almir Correa | Ficção | 2014 Na primeira história temos um palhacinho. Na segunda, Mariana, uma menina cadeirante. E na terceira História, Victor, um menino que gosta de jogar bolinha de gude com os amigos. Deus dá a eles a oportunidade de fazer um pedido especial. [email protected] Curitiba, PR

Meu Canto É Saudade, a Poesia de Juca da Angélica, 12’ Diógenes S. Miranda | Documentário | 2015 Dois músicos do interior de São Paulo vão para as Minas Gerais encontrar um poeta popular conhecido como Juca da Angélica. Nessa jornada eles musicam alguns poemas do Juca da Angélica e registrar um canto cheio de saudades. [email protected] São Paulo, SP

Publicidade

Chuva de Repente, 1’ Turma do Xaxado – Cláudio Guido Cardoso | Animação | 2015 Voltando de um ensaio de forró, em dia de sol escaldante, Xaxado e Zé Pequeno se deparam com a sombra de uma nuvem. Decidem aproveitar a oportunidade e improvisam um repente. A nuvem chora de tanto rir do repente deles, fazendo cair uma chuva de lágrimas. [email protected] Salvador, BA

Mulheres Desenhadas, 10’ Raquel Vitorelo | Documentário | 2015 Documentário performático que trata da vivência de ser uma mulher que desenha, numa cultura que a vê como objeto retratado, e não como sujeito que retrata. [email protected] São Paulo, SP

29 DE OUTUBRO DE 2015 – QUINTA FEIRA

SESSÃO VOGA

Publicidade

Local: Casa de Cultura Tainã

Horários:

Sessão Voga: 20h

Nau Insensata, 15’ Cristiano Sidoti | Documentário | 2014 Dias após ao Golpe Militar no Brasil, em 1964, um navio prisão foi enviado à cidade de Santos. Cinquenta anos depois ex-presos retornam ao cais e relembram os fatos vividos. [email protected] Santos, SP

Publicidade

Flerte, 2’ Samuel Mariani | Animação Ficção | 2015 Entediada numa sala de espera, Ana flerta com o recepcionista. Mas o clima de sedução é perturbado por uma onda de sangue, vômito – e um chute mortal. [email protected] Campinas, SP

Música Operária, 25’ Lucas Gervilla | Documentário | 2014 Música Operária é um documentário sobre a Corporação Musical Operária da Lapa. Fundada em 1881, trata-se do grupo musical mais antigo ainda em atividade na cidade de São Paulo. O grupo leva esse nome pois durante toda a sua trajetória a maioria dos integrantes eram trabalhadores operários. [email protected] São Paulo, SP

A Culpa é do Neymar, 10’ João Ademir | Ficção | 2015 Jair, um botafoguense fanático, entra em delírio ao descobrir que Túlio, seu filho, influenciado pela Neymarmania, passou a torcer pelo Santos. [email protected] Rio de Janeiro, RJ

Azul da Cor do Mar, 13’ Pedro Mendes | Videoclipe Ficção | 2014 Beto, um jovem de 14 anos vive no interior de São Paulo e sonha em conhecer o mar. Seu desejo vira realidade em um passeio feito por sua professora de Ciências. [email protected] Santos, SP

Publicidade

30 DE OUTUBRO DE 2015 – SEXTA FEIRA

CURTA A CENA – CANÇÃO DO BECO + SESSÃO BIJOU – TEMÁTICA LGBT

Local: Praça Bento Quirino

Horário:

Publicidade

Curta a Cena – Canção do Beco: 19H30

Sessão Bijou: 20h

Curta a Cena – Canção Do Beco

Casca Grossa – um poeta da rua – e o seu inseparável companheiro Bafo Quente – um violoncelo – perambulam pelas ruas da cidade. Procuram saídas aos becos imaginados – revelando figuras e afetos que abrirão portas para o público: universos delicados e fantásticos que relativizarão as certezas.

Publicidade

TransVerso, 24’ Fernanda Paz | Documentário | 2015 Curta-documentário sobre o cotidiano e a vida de mulheres transgêneros na região de Maringá-PR. Religião, preconceito, amor e aceitação são alguns dos temas abordados. [email protected] Maringá, PR

Blaxploitation: A Rainha Negra, 21’ Edem Ortega | Ficção | 2014 A policial Eva Brown e sua esposa Jujuba descobrem que um poderoso coronel está envolvido em um monstruoso crime. Após caírem no primeiro round da luta, as meninas mais malvadas da cidade voltam para a vingança! [email protected] Goiânia, GO

I Love Rock n’ Roll (Cover), 2’ Adriano Gorni | Videoclipe Documentário | 2015 Videoclipe cover da música I love rock n’ roll. Gravado pelo DuoCore em parceria com o grupo de dança Freedom. [email protected] Campinas, SP

Nua Por Dentro do Couro, 21’ Lucas Sá | Ficção | 2014 Ela protege sua carne, mas o couro começa a cair. [email protected] São Luís, MA

Publicidade

SESSÕES ESPECIAIS

SINOPSES

ABERTURA – SESSÃO ALVORADA

22 DE OUTUBRO DE 2015 – QUINTA FEIRA

Publicidade

Local: Teatro Castro Mendes

Horário: 20h

Menino da Gamboa, 14’ Pedro Perazzo e Rodrigo Luna | Ficção | 2014 Gum é um garoto de 9 anos nativo da praia de Gamboa, litoral da Bahia. Gum nutre grande admiração por seu irmão mais velho, carregador de malas dos turistas. Gum quer ser como ele. [email protected] Salvador, BA

Cianose, 3’ Matheus Strelow | Experimental | 2014 Cianose é um sinal ou sintoma que pode ser notado através da coloração azul-arroxeada da pele. A cianose ocorre devido à má oxigenação do sangue arterial. Característica principal de casos de asfixia. [email protected] Pelotas, RS

Publicidade

A Última Guerra em Canudos: A Barganha, 9’ Rafael Ghiraldelli | Animação Experimental | 2015 Antônio, ex – líder popular em um futuro distópico, negocia com mercenários no sentido de preservar a vida de sua esposa em troca de uma jovem insurgente. [email protected] Campinas, SP

Solte os Bichos de uma Vez, 11’ Marcelo Goulart | Documentário | 2015 Um registro sobre a cultura do Bate-Bola, atividade bastante presente no carnaval carioca. [email protected] Rio de Janeiro, RJ

Henrique de Oliveira Jr. Memórias em Celulóide, 14’ Marcos Craveiro | Documentário | 2010 O filme foi gravado em Campinas e Sousas e mostra obras raras do cineasta Henrique de Oliveira, narrando sua vida e mostrando trechos de seus filmes. [email protected]

Ser… 1’30” Henrique de Oliveira Jr 1969|16mm

Publicidade

SESSÃO SONORIZAÇÃO AO VIVO

24 DE OUTUBRO DE 2015- SÁBADO

Local: Centro de Convivência Cultural de Campinas

Horário: 21h

Publicidade

Sessão Sonorização ao Vivo

Imagens soterradas pela vicissitude semiótica dos séculos vintes (e zero e um) são escavadas dos cemitérios internéticos. Mistura de arqueologia com ressureição vodu, vídeos institucionais militares; pornografia vintage; filmes educativos sobre sexo da década de 50 se sobrepõe em uma vertiginosa montagem. A trilha sonora será violentamente improvisada ao vivo por Tabu (Vinícius Fernandes) e Léo Bortolin.

MOSTRINHA

25 de Outubro de 2015 – Local: Estação Cultura – Horário: 17h

Publicidade

27 de Outubro de 2015 – Local: CEU Esperança – Horário: 15h.

28 de Outubro de 2015 – Local: CEU Florence – Horário: 15h.

29 de Outubro de 2015 – Local: Teatro Maria Monteiro – Horário: 15h.

31 de Outubro de 2015 – Local: Praça do Coco – Horário: 11h.

Publicidade

A sessão infantil tem duração aproximada de 45 minutos e será exibida em diversos bairros de Campinas. Esta sessão foi criada especialmente para os pequenos, mas o convite vale para a família toda!

E.T. R.O.N.A.L.D.O, 14’ Edison Rodrigues e Pedro Antoniutti | Ficção | 2015 Ronaldo é um extraterrestre que veio à Terra com a missão de salvar a humanidade. Para isso, ele recruta um fiel escudeiro de 10 anos, Juninho. Juntos terão que cumprir três tarefas para provar que a humanidade poderá ser salva. [email protected] Porto Alegre, RS

Concurso Malvadão, 2’ Edson Yassuo Nagatomo | Animação | 2014 No primeiro concurso malvadão, os candidatos apresentam suas habilidades para ganhar o prêmio. O malvadinho nerd tenta mostrar sua força, porém as suas maldades são um pouco inusitadas. Quem será que irá ganhar o prêmio no final? [email protected] Diadema, SP

Estrela Cadente, 1’ Turma do Xaxado – Cláudio Guido Cardoso | Animação | 2015 Zé diz a Marieta que as estrelas cadentes realizam desejos. Ela nao acredita. Quando cai uma estrela Zé diz querer viver cheio de dinheiro, e se transforma em um cofre. No céu, estrelas cadentes riem e fazem fila para se jogar e ver Zé se transformando. [email protected] Salvador, BA

Publicidade

Lenhador, 4’ Fábio Teófilo | Animação | 2015 Lenhador devasta uma grande área de florestas e a transforma em deserto fica sensibilizado com a atitude de 2 crianças e resolve mudar suas atitudes. [email protected] Goiânia, GO

Kidchup, 2’ Carolina Giannini Veirano e Guilherme Ghussn | Animação | 2015 Kidchup, o tomate mais rápido do oeste, deve derrotar os lixos malvados para salvar sua amada Rabaneide. [email protected] São Paulo, SP

Coisa-Malu, 20’ Paula Silva Cintra Ferreira e Tobias Rezende | Ficção | 2015 Um dia, seguindo o som de um pífano, Malu é transportada para um mundo mágico onde conhecerá diversos seres fantásticos. Nesse universo Malu irá descobrir várias coisas. Mas que Coisa é ela? [email protected] Campinas, SP

CURTA O LONGA

Publicidade

27 DE OUTUBRO DE 2015 – TERÇA FEIRA

Local: Casa do Lago – Unicamp

Horário: 16h

Café, um dedo de prosa, 38’ Maurício Squarisi | Animação | 2015 “Café, um dedo de prosa”, longa metragem em animação de Maurício Squarisi, conta de modo leve e bem-humorado a história do café, e mostra sua importância na história do Brasil. Maurício Squarisi Nascido em Campinas, cidade do interior de São Paulo onde o café teve papel relevante, Maurício Squarisi tem uma longa carreira no mundo da animação: são dezesseis filmes como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador. Ao lado de Wilson Lazaretti, é um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que já tem 40 anos de história e mais de 300 curtas no currículo, entre obras autorais e produzidas em oficinas de animação ministradas principalmente em escolas públicas. [email protected] Campinas, SP

Publicidade

CURTA CAMPINAS

Sessões cineclubistas com curtas da cidade de Campinas

Curta Campinas 1

27 DE OUTUBRO DE 2015 – TERÇA FEIRA

Publicidade

Local: Casa do Lago

Horário: 19h

A Arca, 21’ Carlos Roberto Lopes | Ficção | 2014 Num mundo em colapso cinco amigos vivem seus dramas pessoais questionando se a vida em comunidade é algo viável. [email protected] Campinas, SP

Papel da Infância, 8’ Ronaldo Santiago | Ficção | 2015 O filme questiona o modo como a mulher e o seu corpo é representado na mídia televisiva. Ouvindo depoimentos de mulheres comuns, militantes e uma profissional da publicidade, o documentário promove uma reflexão sobre a situação da mulher nos dias de hoje na TV brasileira. [email protected] Campinas, SP

Publicidade

Alguns Ciclos Precisam Ser Fechados, 6’ Marco Antônio Pereira | Ficção Documental | 2015 João Concliz constrói uma espécie de relicário em uma trova pra esquecer alguém. Cumpre sua saga, passando por Cordisburgo, Belo Horizonte e Campinas nos faz pensar se ele está deixando ele mesmo para trás. [email protected] Campinas, Belo Horizonte, Cordisburgo, MG-SP

Quem Não É Visto Não é Lembrado, 22’ Gabriel de Barcelos | Documentário | 2014 Algumas perguntas e reflexões sobre a presença da câmera nas lutas sociais, partindo de experiências pessoais de realizadores, discussões e ensaios audiovisuais. [email protected] Campinas, SP

Curta Campinas 2

28 DE OUTUBRO DE 2015 – QUARTA FEIRA

Publicidade

Local: Museu da Imagem e Som de Campinas

Horários: 19h

Cartas do Desterro, 16’ Coraci Ruiz e Julio de Matos | Documentário | 2014 Oksana é armena Salamu é saharaui. Ambos vivem em Londres, cidade que abriga milhares de imigrantes e refugiados, e escrevem cartas contando a sua história. [email protected] Campinas, SP

Paus e Pedras, 8’ Vitor Casemiro | Ficção | 2013 Paus e Pedras mostra o cenário após a Terceira Guerra Mundial de um homem que tenta sobreviver e juntar recursos. Ele divaga sobre vida em sociedade, leis e liberdade. [email protected] Campinas, SP

Publicidade

Terra do Meio, 19’ Rafael Salazar | Documentário | 2015 Documentário realizado durante o VI Módulo do curso de Gestão Territorial nas Reservas Extrativistas da Terra do Meio (Pará), pelo Instituto Socioambiental. [email protected] Campinas, SP

Curta Campinas 3

29 DE OUTUBRO DE 2015 – QUINTA FEIRA

Local: Museu da Imagem e Som de Campinas

Publicidade

Horário: 19h

Diário de Exus, 24’ Gilberto Alexandre Sobrinho | Documentário | 2014 Atualização do mito de Exu, a partir da encenação da peça de teatro Exus. O ator Mestre Jahça conecta os diferentes lugares onde habita essa divindade. [email protected] Campinas, SP

A Promessa, 13’ Marcos Reys Vukomanovic | Ficção | 2015 Um casal apaixonado decide se casar, porém são surpreendidos por um acidente trágico. Mesmo assim a noiva cumpri sua promessa de casamento. [email protected] Campinas, SP

Comunidade Jongo Dito Ribeiro, 11’ Adriano Gorni | Documentário | 2013 Documentário sobre a comunidade Jongo Dito Ribeiro. Resgatando a ancestralidade para o jovem, mas também a perpetuação de uma tradição tão marcante na cultura afro. [email protected] Campinas, SP

Publicidade

O Livro da Salvação, 8’ Flávio Carnielli | Ficção Experimental | 2014 Uma nova bíblia será escrita – do homem para homem. O verdadeiro renascimento humano significa reinventar nossas concepções de vida e morte! [email protected] Campinas, SP

SESSÃO OURO VERDE – AUDIODESCRIÇÃO E LIBRAS

30 DE OUTUBRO DE 2015 – SEXTA FEIRA

Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas

Publicidade

Horário: 14h

No intuito de priorizar o acesso a pessoas com deficiência criamos uma sessão inclusiva com interpretação de LIBRAS, para pessoas com deficiência auditiva e audiodescrição, para aquelas com deficiência visual.

A AD, como é nominada, consiste em descrever as cenas e os personagens do filme. Ela é feita por um narrador durante a exibição do filme. Ela amplia o entendimento da história.

O local escolhido é um espaço público visando ampliar ainda mais o conceito de inclusão, de modo que todos possam aprender a conviver com a diversidade.

Publicidade

Essa Sessão será realizada com o apoio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – SMPD

SESSÃO MERCOSUL

30 DE OUTUBRO DE 2015 – SEXTA FEIRA

Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas

Publicidade

Horário: 19h

Sessão de curtas latino-americanos: uma pequena amostra do que está sendo produzido nos países do Mercosul.

Curadoria especial de Juliana Brombim com participação de Léo Rossatto.

Hélio, 15’ Andres Campos, Ficção, 2014 Diego vê como suas relações pessoais e sua carreira como dublador profissional se desmancham ao perder sua voz por causa de uma superdose de Hélio. [email protected] Buenos Aires, Argentina

Publicidade

A presença da ausência, 12’ Wataska, Ficção, 2015 Vicente, um menino de 11 anos e Guillermo, um senhor de 80 anos, se encontram todos os dias num ponto de ônibus. Apesar de se reconhecerem, eles nunca se relacionam. Um acontecimento inesperado confronta Vicente consigo mesmo, revelando uma das condições primordiais da natureza humana. [email protected] Lima, Peru

E no terceiro dia, 12’ Osvaldo Ortiz Faiman, Ficção, 2013 Esta é a história de três vizinhas. Porota e Nena fazem três dias que não vêem sua comadre Chiquinha. Enquanto a esperam para rezar o terço, aparece o cachorro de Porota trazendo o papagaio de Chiquinha, morto e sujo de terra. Ambas ficam desesperadas e tentam resolver o problema de qualquer maneira, mas tem que fazê-lo antes que chegue a amiga. [email protected] Assunção, Paraguai.

Sawari, 1’35” Eva Pérez Barreto, Animação, 2015 Um pequeno casamento num pequeno povoado é interrompido dramaticamente, onde o noivo deverá sair ao resgate da sua amada. [email protected]

Mérida, Venezuela O dia da família, 13’ David Blankleider, Ficção, 2013 O maior desejo de Juan é ter um Natal branco. Mas nunca neva no Uruguai. Sua mãe está doente e ele tem que passar o Natal no hospital. Fantasia, destino e esperança estão prestes a fazer algo por ele. [email protected] Montevideo, Uruguai

Publicidade

Os retratos, 15’ Ivan D. Gaona, Ficção, 2013 É domingo no mercado camponês e vó Paulina quer preparar galinha caipira para seu esposo, mas o dinheiro não dá para comprá-la. Sem querer, ela ganha uma câmera Polaroid numa rifa no mercado, e propõe a seu esposo tirar fotos de suas vidas e deles mesmos. O rolo da câmera acaba e a fome da galinha persiste! [email protected] Bogotá, Colômbia

ENCERRAMENTO: JURI POP + RESULTADO DE OFICINAS

31 de Outubro de 2015 – sábado

Local: Galeria Sede

Publicidade

Horário: 20h

Nesta sessão serão exibidos os curtas-metragens mais votados pelo público durante a Mostra, além dos vídeos resultantes das oficinas oferecidas nesta edição e projeções livres.

OFICINAS

Sinopses

Publicidade

Oficina: Animação com Sombra Chinesa

Sinopse: Os participantes desenvolverão um trabalho em conjunto de animação com a técnica de sombra chinesa.

Responsável: Wilson Lazaretti (Núcleo de Cinema de Animação)

Público-alvo: crianças de 05 a 15 anos

Publicidade

Nº de vagas: 15

Data: 25/10 – Horários: 10 às 12h e 14h às 16h

Local: Sesc Campinas. Rua Dom José 1, 270/333 – Bonfim / Telefone: (19) 3737-1500

Oficina Trilha sonora experimental ao vivo

Publicidade

Sinopse: Breve panorama histórico da improvisação livre com exercícios e práticas utilizando recursos desta modalidade de performance.

Responsável: Leonardo Bortolin e Vinícius Fernandes

Público alvo: interessados em música, trilha sonora e improvisação. Experiência anterior com instrumentos musicais é desejável, mas não imprescindível.

obs.: os participantes deverão trazer seus instrumentos, ou participar com a voz. No caso de instrumentos elétricos recomenda-se trazer amplificador.

Publicidade

Nº de vagas: 20

Data: 24/10 – Horário: 14h às 18h

Local: Sesc Campinas. Rua Dom José 1, 270/333 – Bonfim / Telefone: (19) 3737-1500

Oficina: Vídeos de Bolso

Publicidade

Sinopse: Uma reflexão sobre as possibilidades no “fazer cinema documentário” a partir de ensaios práticos utilizando dispositivos móveis.

Responsável: Juliana Brombim

Público alvo:

Nº de vagas: 15

Publicidade

Data: 26 e 27/10 – Horário: 19h às 23h

Local: Ponto de Cultura e Memória Ibaô. R. Ema, 170 – Vila Padre Manoel de Nobrega / (19) 3342-5911

Oficina Compacta de Produção de Filmes

Sinopse da oficina: Discussão e prática da realização de filmes. Em 14 horas será realizado um filme.
Responsáveis: Diego Ruiz e Felipe Barreto – Lokomotiv Studio

Publicidade

Público alvo: interessados a partir de 18 anos

Critério de seleção: A seleção será realizada de acordo com a indicação de um filme brasileiro a ser informado no ato da inscrição.

Nº de vagas: 20

Data: 28/10 e 29/10 – Horário: 09 às 12h e das 14h às 18h

Publicidade

Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas. Palácio dos Azulejos. Rua Regente Feijó, 859 – Centro / Telefone: (19) 3373-8800

Oficina: Stop Motion

Sinopse: A oficina de Stop Motion introduzirá os conceitos de animação e trará exemplos em suas várias técnicas com curtas-metragens de referência e alguns dos trabalhos da ministrante. Serão criadas animações, incluindo o roteiro, o cenário, os personagens e a captação de imagens.

Público-alvo: a partir de 14 anos

Publicidade

Responsável: Camila Kater

Nº de vagas: 20

Dia: 30/10 – Horário: 10h às 18h

Local: Sesc Campinas. Rua Dom José 1, 270/333 – Bonfim / Telefone: (19) 3737-1500

Publicidade

Campinas

2 milhões de motos são esperadas no “Acelera para Cristo” rumo a Campinas

Publicado

em

motos

Ação evangelística e solidária contará com apoio das prefeituras de São Paulo e de Campinas e deve reunir mais 2 milhões de motos, superando a edição passada, que contou com 1,2 milhões de motociclistas.

O trajeto de 97 km começa às 10h, no Sambódromo do Anhembi, e seguirá em direção à cidade Campinas.

De acordo com os organizadores o evento contará com uma megaestrutura, que inclui: banheiros químicos, quatro ambulâncias, dois guinchos (caso alguma moto quebre na estrada), engradamentos de seguranças, seguranças, três camarins e um palco para as apresentações musicais.

Para participar da motociata é necessário preencher um cadastro disponível no site, clique aqui

Publicidade
Continue Lendo

Campinas

Campinas terá vacinação contra covid sem agendamento nesta quinta e sexta

Publicado

em

Por

Serão cerca de 12,5 mil vagas disponíveis em 44 Centros de Saúde nos dias 3 e 4/02; seis unidades atenderão somente crianças.

A Secretaria de Saúde vai disponibilizar em torno de 12,5 mil vagas sem agendamento para a vacinação contra a covid-19 nesta quinta e sexta-feira, dias 3 e 4 de fevereiro, das 8h às 17h. Serão cerca de 500 vagas para crianças (primeira dose) e aproximadamente 12 mil para adultos (dose adicional e segunda dose adicional para imunossuprimidos que receberam o reforço há quatro meses).

As vacinas serão aplicadas em 44 centros de saúde – seis vão atender exclusivamente crianças e 38 serão destinadas para adultos. Confira quais são as unidades disponíveis no site vacina.campinas.sp.gov.br.

Na segunda-feira, 31 de janeiro, foram abertas mais de 25 mil vagas para adultos e crianças, mas nem todas foram preenchidas. Por isso, haverá o atendimento de demanda espontânea.

Publicidade

As pessoas que fizeram agendamentos devem comparecer às unidades na hora marcada. Os demais serão atendidos mediante distribuição de senhas de acordo com a disponibilidade de vagas de cada centro de saúde.
Os documentos necessários e outras informações sobre a vacinação podem ser consultados no site vacina.campinas.sp.gov.br.

Continue Lendo

Campinas

Livraria da Vila volta a Campinas

Publicado

em

Rede retorna à cidade em nova unidade com projeto inovador e mais de 30 mil itens entre livros, jogos e artigos de papelaria

A Livraria da Vila, que completa 36 anos em 2021, inaugura nesta terça-feira (09/11), uma nova unidade em Campinas (SP). A loja marca o retorno da Rede à cidade, onde esteve presente até 2018. Localizada no Shopping Iguatemi, um dos mais tradicionais da cidade, a unidade conta com aproximadamente 510m2 dedicados à literatura e um mix completo de livros e serviços para atender a todos os públicos.

Essa é a sétima loja inaugurada desde 2020, quando Livraria da Vila iniciou seu plano de expansão. Com a nova unidade a rede passar a contar com 17 unidades, sendo quinze na Grande São Paulo e duas no Paraná.

“No início de 2018 fechamos uma unidade em Campinas, e sempre recebemos mensagens de clientes tristes pedindo nosso retorno. Agora surgiu essa possibilidade no Shopping Iguatemi, um dos mais tradicionais da cidade, e ficamos muito felizes por voltar”, conta Samuel Seibel, Presidente da Livraria da Vila.

Publicidade

Com 30 mil itens entre livros, jogos, brinquedos e artigos de papelaria, o mix de produtos da loja foi desenvolvido especialmente para o público da região. A escolha do acervo se deu a partir de pesquisas e conta com títulos para todos os gostos. Entre os destaques estão livros atuais e fundo de catálogo, desde literatura jovem até grandes clássicos da literatura.

Destaque para obras de não-ficção com títulos em humanidades, negócios, autoajuda e religião. A nova unidade conta ainda com espaço exclusivo para o público infantil. São 75 m2 com mobiliário lúdico e entrada de luz natural dedicados especialmente para a formação de leitores mirins.

“Sempre buscamos um mix entre lançamentos e obras importantes do catálogo das editoras. Pesquisamos o mercado, usamos o know-how das outras lojas, analisamos as tendencias, e montamos um acervo variado para atender o público eclético que frequenta o Shopping”, reforça Seibel. Além do amplo acervo, os consumidores da região contarão ainda com o programa ‘Seu jeito de Ler’, que converte pontos em descontos. “É um plus para incentivar a leitura”, complementa Seibel.

A loja conta ainda com uma unidade da La Guapa Empanadas Artesanais, famosa rede de empanadas artesanais da Chef Paola Carosella. Aconchegante, o espaço de 60m2 oferece diversas opções de empanadas, sobremesas e um excelente café. “Boa comida, bom café e bons livros sempre foi um combo delicioso, e conosco não poderia ser diferente. Une-se a essa equação a paixão e cuidado da La Guapa e da Vila pelos seus clientes, um casamento construído com muito carinho desde que abrimos nossa segunda loja na Vila da Lorena, em 2014”, conta Benny Goldenberg, diretor da La Guapa.

Publicidade

A estratégia da Vila, que inaugurou sete unidades entre dezembro de 2020 e julho de 2021 – Shopping Eldorado, na Zona Oeste, Park Shopping São Caetano, no ABC, Shopping Anália Franco, na Zona Leste, Pátio Paulista¸ no coração de SP, Shopping Maia, em Guarulhos, Shopping Center Norte, na Zona Norte, e Shopping Morumbi, na Zona Sul -, é investir em lojas mais compactas, uma curadoria pensada no cliente e um atendimento feito por vendedores apaixonados por livros- característica tradicional da rede.

Serviço:
Livraria da Vila – Shopping Iguatemi
Endereço: Avenida Iguatemi, nº 777 – Loja 137A1 – Vila Brandina
Horário: Segunda a sábado das 10 às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h
Telefone: (19) 2042.4464| WhatsApp da rede: 11 99539-0321

Continue Lendo

Populares