A cidade de Campinas recebe em 17 de julho, das 14h às 22h, a primeira edição do Festival CMG – Cinema, Música e Gastronomia, que ocorre na Praça das Bandeiras, na Lagoa do Taquaral. Patrocinado pela Comgás, realizado pelo Ministério da Cultura e pela Berlin Produções e com apoio da Secretaria de Cultura de Campinas, o Festival CMG é um evento multicultural itinerante e gratuito que tem como fio condutor apresentações open air de filmes e bandas tocando suas trilhas sonoras ao vivo, além de workshop de cinema e gastronomia, disponibilizada por parcerias com Food Trucks.
Num caminhão-palco com 14 metros de comprimento, adaptado para receber projeções de cinema e se transformar em um palco para shows, será exibido o filme “Os Irmãos Cara de Pau – The Blues Brothers” (John Landis, 1980). A produção, um clássico do cinema contemporâneo, conta a história de dois irmãos que, depois de sair da cadeia, voltam ao orfanato onde foram criados e descobrem que o lugar será fechado. Para ajudar, eles decidem criar a banda “The Blues Brothers” com a ideia de realizar um grande show para arrecadar o dinheiro.
Antes da projeção, o caminhão será o palco para o show da banda paulistana Ted Marengos (http://www.tedmarengos.com.br/) que, além de tocar músicas que compõem a trilha sonora do filme, promete levar ao palco do festival um repertório animado, com músicas conhecidas pelo grande público, e repertório original.
Entre músicas que compõem a trilha sonoro do filme “Os Irmãos Cara de Pau”, estão sucessos como “Shake a tailfeather”, de Ray Charles; “Think”, de Aretha Franklin, e “Sweet Home Chicago”, de Robert Johnson.
O Festival CMG se encerra na cidade com apresentação da dupla AVAV – Audio Visual Ao Vivo, formada por Astronauta Mecânico e Márcio Vermelho. Eles exibem a obra “Vintessete”, apresentada em 2015 na Bienal de Havana, em Cuba.
O Festival CMG também proporciona aos interessados um workshop intensivo sobre linguagem cinematográfica com direito a certificação. Ministrada por mestres e doutores da Universidade de São Paulo – Mariella Augusta, Maurício Taveira, e Flávio Villar Fernandes, a atividade é dividida em três aulas com duas horas de duração, cada. O workshop será realizado em 15 de julho, a partir das 14h, no MIS – Museu da Imagem e do Som de Campinas. Ao todo são 40 vagas, as inscrições estão abertas e devem ser realizadas através do e-mail: workshop@festivalcmg.com.br.
Programação Campinas
15 de julho, das 14h as 21h – Workshop
Local : Museu da Imagem e do Som – MIS (Rua Regente Feijó, 859, Centro)
- Aula 1: Narrativa – 14h às 16h – Ministrado por Mariella Augusta, o encontro aborda os diferentes tipos de narrativas exploradas no cinema, também são discutidas as funções dramáticas de um filme, os gêneros cinematográficos, e a história das emoções.
- Aula 2: Linguagem cinematográfica – 16:30 às 18:30 – Ministrada por Maurício Taveira, a atividade tem foco na análise dos elementos que compõem a linguagem de um filme, apresentando os diferentes tipos de planos, cenas, sequências, enquadramentos e movimentos de câmera.
- Aula 3: Música e trilha sonora – 19h às 21h – Flávio Villar Fernandes ministra o workshop, que aborda a importância da trilha sonora em uma obra audiovisual. Composição de trilhas originais, composições de trilhas sonoras, escolha de músicas, sonoplastia, além dos procedimentos, métodos e técnicas são alguns dos tópicos a serem apresentados.
17 de julho – Festival CMG
Local: Praça das Bandeiras, Lagoa do Taquaral
Às 16h – Banda Ted Marengos
Às 19h – filme: Os Irmãos Cara de Pau (Richard Linklates, 2003)
Às 21h – Apresentação do AVAV (Astronauta Mecânico e Márcio Vermelho).
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98