O 16º Festival Hercule Florence de Fotografia entra em sua última semana entre os dias 18 e 23 de agosto de 2026, com uma programação intensa que acontece em diversos espaços culturais de Campinas. O evento, que homenageia o pioneiro da fotografia no Brasil, destaca o papel da cidade como um importante polo de produção visual e memória cultural.
Programação diversificada em múltiplos locais
A semana de encerramento tem início na terça-feira (18), às 19h30, no Plenário da Câmara Municipal de Campinas, com sessão solene para entrega da Medalha de Mérito Cultural Hercule Florence e abertura da exposição “Nada Disso Foi Feito Para Durar”, da fotógrafa Samara Macêdo, sob curadoria de Ricardo Lima.
Nos dias seguintes, o festival ocupará espaços como a Biblioteca de Obras Raras da Unicamp, o Museu da Imagem e do Som (MIS), a Galeria Foto Ponto, Senac, SESC e a Sala dos Toninhos, abrangendo desde resgates históricos até práticas contemporâneas, com debates, expedições fotográficas e valorização da produção autoral.
Resumo da programação da última semana
- 18/8 (terça-feira): Sessão solene e abertura da exposição no Plenário “José Maria Matosinho” da Câmara Municipal;
- 19/8 (quarta-feira): Inauguração da exposição “Langsdorff 200 em Campinas” na Unicamp/BORA às 10h; à noite, abertura da exposição “O Que os Olhos Não Veem” no MIS Campinas às 19h;
- 20/8 (quinta-feira): Palestra com o fotógrafo cubano Yasmany Oramas na Galeria Foto Ponto;
- 21/8 (sexta-feira): Palestra sobre fotografia contemporânea com a Dra. Yara Schreiber Dines e leituras de portfólio no Senac Campinas;
- 22/8 (sábado): Expedição “Caminhos de Hercule Florence” pelo Centro Histórico de Campinas pela manhã; 2ª Feira de Autores de Fotografia e oficina “Gambiarra em Família: Construindo uma Pinhole”, com atividades no Galeria Foto Ponto e SESC Campinas;
- 23/8 (domingo): Continuação da feira e oficina, com festa de encerramento na Sala dos Toninhos.
Legado e importância do Festival
O Festival Hercule Florence de Fotografia atua na preservação da memória fotográfica e estimula a produção visual contemporânea. Com a colaboração de instituições locais, busca manter vivo o reconhecimento da contribuição de Hercule Florence para a invenção da fotografia no Brasil, preparando a cidade para o bicentenário da descoberta em 2033.
Perguntas frequentes
Quando ocorre a última semana do Festival Hercule Florence?
A última semana acontece de 18 a 23 de agosto de 2026.
Quais são os principais locais do evento?
O festival ocorre na Câmara Municipal, Unicamp/BORA, MIS, Foto Ponto, Senac, SESC e Sala dos Toninhos, em Campinas.
Como participar das atividades de análise de portfólio?
É necessário se inscrever individualmente e apresentar um portfólio impresso com 10 a 20 fotografias de 15 x 21 cm no Senac Campinas.
Há atividades para crianças durante o festival?
Sim, a oficina “Gambiarra em Família” ensina a construir e usar câmeras pinhole para adultos e crianças, no SESC Campinas.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98








Graus Desentupidora e Manutenção
Feira Noturna do Lago da Fé
Festa Nordestina Hortolândia
Cinema em Hortolândia