O transporte aéreo foi o principal responsável pelo crescimento de 1,7% no setor de serviços entre maio e junho deste ano. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro, o segmento registrou um aumento de 11,4% no período.
“A redução nas tarifas aéreas em junho desempenhou um papel importante para explicar esse crescimento no transporte aéreo”, afirmou o pesquisador do IBGE, Rodrigo Lobo.
Além do transporte aéreo, outros segmentos que contribuíram para a alta de 1,7% nos serviços de maio para junho foram a organização de eventos, programas de fidelidade de cartões e o transporte dutoviário.
Com essa alta, o setor de serviços atingiu um nível recorde em junho, com todas as cinco atividades pesquisadas registrando crescimento: transportes (1,8%), informação e comunicação (2%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1,3%), outros serviços (1,6%) e serviços prestados às famílias (0,3%).
Crescimento no Turismo
O conjunto de atividades turísticas, analisado separadamente das cinco atividades principais, também apresentou um crescimento de 3,4%, após um recuo de 0,4% em maio. Com isso, o turismo está 7,7% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e apenas 0,1% abaixo do ponto mais alto da série histórica (fevereiro de 2014).
O IBGE também anunciou que, a partir de setembro, passará a incluir na sua pesquisa de desempenho das atividades turísticas mais cinco estados, além das 12 unidades da federação já analisadas. Os novos estados serão Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Mato Grosso, que se somarão a Ceará, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e ao Distrito Federal.
Fonte: Agência Brasil
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98