Brasil

Prova do Banco do Brasil pergunta a ordem de botões do Facebook

provabb-facebook
Exame para escriturário foi aplicado no último domingo (9).

A prova do concurso do Banco do Brasil para o cargo de escriturário, aplicada no último domingo (9), tinha entre suas questões uma considerada irrelevante por muitos candidatos. A Escola de Administração Fazendária (Esaf), banca organizadora do concurso, perguntou qual era a ordem dos botões de interação da rede social Facebook. A pergunta de múltipla escolha fez parte da disciplina de “domínio produtivo da informática”.

O enunciando foi o seguinte: “O Facebook é uma rede social em que pessoas interagem postando conteúdo na forma de “status”, interagindo com o conteúdo postado por outras pessoas por meio de três ações. Disponibilizadas por meio de links, logo após o conteúdo original, essas três ações aparecem na seguinte ordem”.

Anuncio


As alternativas foram: curtir, comentar e repostar; curtir, comentar e compartilhar; cutucar, curtir e comentar; comentar, compartilhar e gostar; e convidar, curtir e divulgar.

A opção correta, apontada nos gabaritos preliminares, foi curtir, comentar e compartilhar. Os gabaritos preliminares saíram na última segunda-feira (10). A questão não fez parte da prova da microrregião 21 – Distrito Federal – para tecnologia da informação.

A Fundação Cesgranrio, que preparou a prova, informou que somente o Banco do Brasil vai falar sobre o assunto. Procurado pelo G1, o BB disse que o tema “conhecimentos gerais sobre redes sociais (twitter, facebook, linkedin)” faz parte do conteúdo programático do concurso e foi informado no edital. “O edital do BB busca uma atualização constante em seus conteúdos de forma a avaliar candidatos que melhor se adequem às necessidades de trabalho, às exigências da sociedade e aos desafios do mercado financeiro”, diz o banco. Veja abaixo a íntegra da nota do BB.

O conteúdo da disciplina de domínio produtivo da informática exigido para o concurso previa a cobrança de conhecimentos gerais sobre redes sociais (Twitter, Facebook e LinkedIn), além de conceitos sobre o Windows, Linux e outros assuntos da área. A prova também trouxe questões de código aberto, tipos de memória para armazenamento, pacote Office e Windows.

Segundo Jorge Alonso Ruas, professor de informática do Grupo MaxxEducacional, é comum as redes sociais serem tema de questões em concursos, mas, neste caso, “a pergunta não coincide com os conhecimentos práticos que poderiam auxiliar na resolução”, diz.

“Levando em consideração que o escriturário estaria representando um órgão governamental, talvez este seja o principal motivo das bancas organizadoras cobrarem o conhecimento em redes sociais nos concursos atualmente”, completa.

Mais de 636 mil inscritos
O concurso do Banco do Brasil registrou 636.386 candidatos para 8.630 vagas em formação de cadastro de reserva. A média geral foi de 73,74 candidatos por vaga.

As oportunidades são para os estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, São Paulo, Tocantins e para o Distrito Federal. Do total das oportunidades, 456 são reservadas para pessoas com deficiência. O salário é de R$ 2.043,36 para jornada de 30 horas semanais.

As vagas para o Distrito Federal (microrregião 20) tiveram o maior número de candidatos, com 52.006. Em seguida ficou Belo Horizonte (microrregião 35), com 29.084 inscritos.

Para participar da seleção, o candidato deveria ter nível médio e idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação.

Veja a íntegra da nota enviada pelo BB:

O tema – Conhecimentos gerais sobre redes sociais (twitter, facebook, linkedin) faz parte do conteúdo programático publicado no Anexo III do Edital de abertura da Seleção Externa 2013/002. Trata-se de tema da atualidade e há material sobre o assunto disponível em livros, artigos, filmes, internet e outras fontes de informação.

As Redes Sociais são uma importante fonte de informações por meio das quais é possível acompanhar a opinião pública, de clientes, fornecedores, concorrentes e colaboradores. Por meio das percepções observadas nessas redes, o Banco reúne subsídios para desenvolver novos produtos e serviços que atendam as necessidades dos nossos clientes e a realização de novos negócios. O conhecimento sobre funcionalidades do Facebook denota familiaridade do candidato com o uso de redes sociais.

O edital do BB busca uma atualização constante em seus conteúdos de forma a avaliar candidatos que melhor se adequem às necessidades de trabalho, às exigências da sociedade e aos desafios do mercado financeiro.

Leia também: “Qual o nome do rei do camarote?” acredite, essa pergunta caiu em uma prova de concurso

Fonte: g1.com.br



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo