Segundo dados revelados pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), de janeiro a julho deste ano, a produção de motos alcançou um marco impressionante, com 1.015.201 unidades. Esse número representa um crescimento de 14,4% em comparação ao mesmo período de 2023, tornando-se o melhor desempenho registrado desde 2012 para esse intervalo de tempo.
Em julho, a produção foi ainda mais expressiva, com 147.125 motocicletas fabricadas. Esses resultados fazem de julho o mês mais produtivo dos últimos 14 anos, de acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
Mais detalhes sobre a produção de motos no Brasil
Marcos Bento, presidente da Abraciclo, destacou este sucesso, mas também ressaltou a necessidade de cautela nos próximos meses, devido à expectativa de estiagem na região amazônica, que pode impactar as operações. As fábricas do Polo Industrial de Manaus estão, por isso, implementando planos de contingência para assegurar o cumprimento dos volumes de produção e garantir o abastecimento de um mercado que continua aquecido pela recuperação econômica.
No varejo, o desempenho também foi notável. De janeiro a julho, foram licenciadas 1.090.088 motocicletas, um aumento de 20,7% em relação ao mesmo período de 2023. Esse resultado marca o melhor desempenho de licenciamento desde 2008 e o segundo maior da história do segmento. Os modelos Street, Trail e motoneta foram os preferidos pelos consumidores, destacando-se nas vendas com 48,4%, 18% e 17,4% de participação de mercado, respectivamente.
Fonte: Agência Brasil
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98