Brasil

Onda de calor deve se despedir com chegada de uma frente fria, confira:

Após quase duas semanas de temperaturas escaldantes no Rio Grande do Sul, uma mudança climática está finalmente a caminho para trazer alívio à população. Uma massa de ar mais frio, resultante da passagem de uma frente fria, está prestes a trazer um respiro bem-vindo para aqueles que têm sofrido com o calor intenso. As previsões indicam que as temperaturas cairão para níveis mais agradáveis, proporcionando um contraste notável em relação ao calor extremo dos últimos dias.

A previsão que aqui no sudeste as consequencias sejam sentidas por volta de quinta-feira (15/02), onde a previsão aposta maxima de 26ºC com possibilidade de chuvas

Previsão na nossa região

Na terça-feira, dia 13, essas condições se repetem, mas ganham um reforço devido à aproximação de uma frente fria que avançará pelo litoral do sul do país. Além das descargas elétricas que caracterizam as tempestades, aumentam as chances de chuvas intensas e volumosas e de tempestades mais organizadas e duradouras, como linhas de instabilidade (associadas à fortes rajadas de vento), e as chuvas poderão ocorrer também durante a madrugada de quarta (virada de terça para quarta-feira). As temperaturas ficam entre 21 e 33ºC.

No decorrer da quarta-feira, a frente fria avança pelo litoral paulista e intensificam o quadro de propensão à tempestades na região. Dessa forma, a tendência é de céu parcialmente nublado a encoberto, com chuvas especialmente a partir da tarde, embora possam ocorrer já no período da manhã. Há alta probabilidade de chuvas bem distribuídas, intensas e volumosas, de forma contínua (persistente) ou regular (recorrente), acompanhadas por raios e fortes rajadas de vento, não se descartando granizo, com grandes chances de transtornos associados principalmente em relação ao volume e intensidade das chuvas (como alagamentos e enxurradas). As temperaturas ficam entre 21 e 30ºC. A frente fria deverá atenuar o quadro de “calorão” entre a quinta-feira e a manhã do sábado, embora não de forma tão intensa/prolongada.

O Calor Abrasador no Sul: Desde o início deste mês, o Rio Grande do Sul tem enfrentado uma onda de calor implacável, com máximas diárias consistentemente acima de 35ºC em todo o estado. Cidades como Quaraí, Uruguaiana e Porto Alegre registraram temperaturas extremas, com valores chegando perto dos 40ºC em alguns dias. A intensidade do calor tem sido tão extrema que Porto Alegre, mesmo localizada mais ao leste, não escapou das altas temperaturas, com máximas bem acima da média histórica para o mês de fevereiro.

Alívio à Vista:

A mudança esperada nas condições climáticas trará um alívio bem necessário para os gaúchos. A frente fria trará consigo chuvas generalizadas, especialmente nas regiões oeste e sul do estado, onde o calor foi mais intenso.

A queda nas temperaturas será notável, com uma diferença de até 10ºC em relação aos dias anteriores. Espera-se que as máximas fiquem em torno de 25ºC a 26ºC na terça-feira, e ainda mais amenas na quarta-feira, proporcionando um descanso bem merecido do calor escaldante.

Noites Mais Confortáveis:

Além das temperaturas mais baixas durante o dia, as noites também serão mais confortáveis, marcadas por uma sensação de frescor térmico após dias abafados e quentes. Embora não se espere um frio de inverno, a chegada da frente fria trará um alívio bem-vindo, com algumas cidades registrando temperaturas mais amenas, especialmente nas áreas mais próximas à fronteira com o Uruguai.

À medida que o Rio Grande do Sul se prepara para receber essa mudança climática tão esperada, os moradores podem finalmente respirar aliviados após enfrentarem dias de calor intenso. Com a chegada da frente fria, as temperaturas mais amenas trarão conforto e bem-estar para todos, encerrando assim um período de calor extremo e proporcionando um clima mais agradável para desfrutar nos próximos dias.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...