Brasil

Brasil deve enfrentar a maior onda de calor do ano em setembro

Publicidade

Uma intensa onda de calor deve se espalhar pelo Brasil no início de setembro, fazendo com que as temperaturas alcancem até 7,5°C acima da média histórica em algumas regiões.

O Climatempo alertou que essa onda de calor pode ser ainda mais intensa que as duas anteriores enfrentadas pelo país no início de 2024 (em março/abril e maio), tanto em termos de duração quanto de intensidade. Em muitas cidades, especialmente no interior, os limites de temperatura poderão ser superados.

Onda de calor ao longo dos dias

A partir de segunda-feira, 2 de setembro, o calor já deve estar 2,5°C acima da média em grande parte do Brasil, exceto no extremo sul e no Nordeste. Em algumas áreas de Roraima e Mato Grosso, as temperaturas podem ficar até 5°C acima do normal.

No dia 3, a massa de ar quente começa a se intensificar, atingindo Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul. A mancha de calor de 5°C acima da média se espalha por estados do Centro-Sul do Brasil. No dia 4, algumas áreas no interior de São Paulo e Paraná podem registrar até 7,5°C acima do normal, enquanto em outras regiões o calor permanece elevado em até 5°C acima da média. No Nordeste, há previsão de calor até 1°C acima da média começando a se espalhar.

No dia 5, o calor de até 7,5°C acima da média permanece estacionado em algumas cidades do norte do Paraná, com um aumento de 1°C acima da média se espalhando por mais cidades do Nordeste. No dia 6, regiões pontuais do Amazonas e Pará devem experimentar calor até 5°C acima do normal, enquanto cidades do Paraná e São Paulo podem ver bolsões de calor de até 7,5°C acima da média.

Curiosamente, essa onda de calor não deve atingir o litoral de São Paulo e grande parte do Rio Grande do Sul. No sétimo dia, mais da metade do estado de São Paulo estará sob a influência de temperaturas 5°C acima da média histórica. Em praticamente todo o país, os termômetros devem marcar temperaturas de 1°C a 5°C acima do normal, com exceção de parte do Nordeste e do estado do Rio Grande do Sul.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo