Uma pesquisa apresentada pelo Instituto Locomotiva revelou que oito em cada dez famílias no Brasil estão endividadas atualmente e cerca de um terço delas têm dívidas em atraso.
Além disso, destaca que, embora os índices tenham apresentado uma melhora, se comparados com a época da pandemia, ainda permanecem elevados.
Foram entrevistando 983 pessoas de todos os estados entre 11 e 22 de setembro, com o objetivo de analisar o cenário da inadimplência no país, identificar a origem das dívidas, compreender as perspectivas dos brasileiros em relação ao pagamento de débitos e examinar como a inadimplência impacta suas vidas pessoais.
Quais as principais causas do endividamento?
O primeiro deles é o cartão de crédito, responsável por 60% das dívidas em aberto este ano. Além disso, deixar de pagar dívidas junto a bancos, empréstimos e financiamentos é um desafio para 43% dos entrevistados.
Outras fontes comuns de endividamento incluem:
- cheque especial (19%),
- contas de serviços básicos como luz, gás e água (17%),
- impostos como IPVA e IPTU (15%),
- celular (14%) e
- compras em lojas de departamento (12%).
A falta de planejamento financeiro (36%), desemprego (34%) e gastos inesperados com saúde (30%) foram citados como os principais motivos para a inadimplência. Outras razões incluem emprestar o nome para terceiros (16%), compras acima do orçamento (11%) e investimentos malsucedidos em negócios (10%).
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98