Connect with us

Brasil

O que esperar do clima no verão de 2022

Publicado

em

sol

De acordo com o site MetSul, o verão 2021/2022 começou nesta terça-feira (21) no Hemisfério Sul às 12h59 (hora de Brasília). A estação tem início com o Pacífico Equatorial Central sob a influência do fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial. É o segundo verão seguido com La Niña e que deve atingir seu pico agora ao redor da virada do ano com intensidade moderada.

A La Niña persistirá o verão inteiro, mas com tendência de enfraquecimento no decorrer da estação. Isso, contudo, não significa que seu efeito no clima cesse ou se atenue de imediato.

Neste verão, a chuva tende a ser ainda mais irregular do que o normal com valores abaixo das médias históricas e déficit de precipitação em muitas áreas. Em algumas regiões, no decorrer da nova estação, a estiagem pode atingir níveis de moderada a forte com possibilidade de ser severa em alguns municípios.

O verão é a época em que tradicionalmente ocorrem pancadas localizadas e passageiras de chuva que se dão, em regra, da tarde para a noite em dias de calor e umidade alta. Não raro chegam são acompanhadas de temporais, alguns fortes de vento e granizo, e podem despejar volumes altos de chuva em curto período com transtornos nas cidades por alagamentos.

Casos mais extremos, sobretudo em dias de calor muito intenso com marcas entre 35ºC e 40ºC, trazem até tempestades severas com estragos por granizo, chuva excepcionalmente volumosa em curto período, vendavais, tornados e correntes descentes violentas de vento (downburst), como se viu em Porto Alegre em 29 de janeiro de 2016.

No Brasil, a chuva tende a ficar acima da média em muitas áreas do Centro-Oeste, do Sudeste e do Nordeste, permitindo uma recuperação mesmo que parcial dos reservatórios das hidrelétricas.

A chuva pode ficar acima ou muito acima da média em pontos do Mato Grosso, Goiás, Centro e Norte de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins e na maior parte do Nordeste. Em áreas do Norte do Mato Grosso do Sul, Sul do Mato Grosso, Goiás, Norte de Minas Gerais e no Oeste e no Sul da Bahia o verão deve ter chuva muito acima da média com elevado risco de novos desastres pelo excesso de precipitação.

Os tradicionais episódios de chuva excessiva do verão que trazem inundações e deslizamentos, não raro de forma trágica, têm um maior risco de ocorrência neste verão no Sudeste e mesmo em áreas do Nordeste, inclusive em regiões que são tradicionalmente conhecidas pela seca.

Brasil

Bolsonaro negocia PEC para zerar impostos sobre combustíveis

Publicado

em

gasolina

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (20) que negocia a apresentação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para permitir a redução a zero da incidência de tributos federais sobre combustíveis. O texto ainda não foi disponibilizado, mas os alvos da redução seriam a contribuição do Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
  
“Nós temos uma Proposta de Emenda à Constituição, que já está sendo negociada com a Câmara e o Senado, para termos a possibilidade de praticamente zerar os impostos dos combustíveis, o PIS e a Cofins”, afirmou durante sua live semanal nas redes sociais. O presidente está no Suriname, onde faz uma visita oficial

Segundo Bolsonaro, há um processo de inflação generalizada que não afeta apenas o Brasil. Em 2021, a gasolina acumulou alta de 47,49% e o etanol, de 62,23%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o diesel teve alta de cerca de 47% no mesmo período.   

Além dos impostos federais, a comercialização de combustíveis também paga o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é um tributo estadual, e por isso, não seria abrangido por uma eventual aprovação da proposta anunciada por Bolsonaro. Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O governo não deu estimativa sobre quanto custaria zerar os tributos federais sobre os combustíveis.

Em 2018, após a greve de caminhoneiros, o então governo de Michel Temer zerou impostos federais sobre o diesel, mas por meio de decreto e com compensação orçamentária correspondente por meio do aumento de outros impostos. Entre março e abril do ano passado, o governo Bolsonaro suspendeu a cobrança de impostos sobre o diesel, decisão que foi compensada com a elevação da carga tributária em outros setores. 

fonte ebc

Continue Lendo

Brasil

Mãe do presidente Jair Bolsonaro morre aos 94 anos

Publicado

em

Por

Morte foi informada pelo presidente nas redes sociais

A mãe do presidente Jair Bolsonaro, Olinda Bonturi Bolsonaro, morreu na madrugada de hoje (21). Ela estava com 94 anos e morava em Eldorado, no interior de São Paulo.

O presidente, que está em viagem internacional ao Suriname e à Guiana, informou o falecimento da mãe em suas redes sociais.

“Com pesar, o passamento da minha querida mãe. Que Deus a acolha em sua infinita bondade. Neste momento, me preparo para retornar ao Brasil”.

Em postagem no Twitter, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, disse que estava orando pelo presidente e sua família.

“Orando agora pelo nosso presidente e a família. Dona Olinda Bolsonaro, a mãe que ele tanto amou e honrou, foi para o céu. Que Deus console toda a família. O senhor foi um filho extraordinário, presidente. Força, Michelle! Força, meninos! Descanse em paz dona Olinda!”.

Fonte Agência EBC

Continue Lendo

Brasil

Morre Elza Soares aos 91 anos

Publicado

em

Por

Morreu na tarde desta quinta-feira(20) a cantora Elza Soares. Elza tinha 91 anos.

De acordo com a assessoria da cantora, ela morreu em sua casa, no Rio de Janeiro, de causas naturais.

A sambista iniciou sua carreira nos anos 60 e se tornou ícone da música brasileira, com 37 discos lançados.

É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo.
Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade1 hora atras

Programa de Segurança Alimentar da Prefeitura de Hortolândia é contemplado com fundo da Agemcamp

Aproximadamente R$ 1 milhão serão destinados à compra de cestas básicas para doação às famílias carentes Os cuidados da Prefeitura...

Nossa Cidade1 hora atras

Hortolância começa vacinação contra a COVID-19 para crianças com 5 anos sem comorbidade ou deficiência, neste sábado (22/01)

Vacinação será feita na UBS Campos Verdes, das 8h às 15h30  A Prefeitura de Hortolândia começa a imunização contra a...

Nossa Cidade1 hora atras

Reforço em pavimento prepara marginal da Av. da Emancipação para aumento no fluxo de veículos

Via receberá automóveis que passarão por novas ruas do Superviário Ao circular no sentido bairro da avenida da Emancipação, os...

Policial1 hora atras

Polícia prende dois integrantes de quadrilha de roubos de caminhonetes

Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana prendeu dois suspeitos de participar de furtos e roubos de caminhonetes...

Nossa Cidade2 horas atras

“Hortolândia Solidária” recebe 1,1 tonelada de alimentos doados por colaboradores de operadora de internet

Clicknet realizou, nesta semana, entrega dos itens ao Fundo Social de HortolândiaO ano começou em alta no Fundo Social de...

Nossa Cidade2 horas atras

Prefeitura de Hortolândia divulga lista de aprovados dos editais de credenciamento de arte educadores

Profissionais não aprovados têm prazo de cinco dias úteis para entrar com recurso Você participou dos editais de credenciamento para...

Amazon

Populares