Connect with us

Brasil

O Globo destaca projeto de Ana Perugini sobre trabalho doméstico não remunerado

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

deputada federal Ana Perugini

Proposta da deputada foi tema de reportagem especial, publicada na edição de domingo

Em uma reportagem de duas páginas, o jornal O Globo, um dos três maiores diários do país, destacou, na edição do último domingo (6), a proposta apresentada pela deputada federal Ana Perugini à Câmara dos Deputados (projeto de lei 7.815/2017), que prevê a valorização do trabalho doméstico não remunerado.

Anuncio


Na matéria intitulada “O valor do trabalho invisível”, o jornal traz a informação de que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) planeja lançar, entre 2019 e 2010, a chamada pesquisa de uso do tempo (levantamento com o número de horas que brasileiros e brasileiras gastam para cuidar da casa e das crianças), que vai resultar no “PIB da vassoura” e permitir a criação de políticas públicas e a valorização de atividades feitas predominantemente por mulheres.

“Essas mulheres exercem a atividade mais importante do país, que é a economia do cuidado, o que nos torna humanos. A minha expectativa é que o projeto avance, porque é algo com o qual todos nós, homens ou mulheres, temos de nos preocupar”, afirmou a deputada Ana Perugini, na matéria assinada pelos repórteres Marcello Corrêa e Daiane Costa.

Advertisement

Além da parlamentar, que é coordenadora nacional da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres no Congresso Nacional, o diário ouviu especialistas como a economista Hildete Pereira de Melo, pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF); a gerente de Programas da ONU Mulheres, Ana Carolina Querino; o presidente do IBGE, Roberto Olinto; o ex-diretor de Contas Nacionais do IBGE, Claudio Considera; o economista da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Riley Rodrigues; e a diretora da Divisão de Assuntos de Gênero da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), braço da ONU nas América Latina, María Nieves Rico.

Hildete, Ana Carolina e Olinto participaram do seminário “A inclusão da economia do cuidado, constituída pelo trabalho doméstico não remunerado, no Sistema de Contas Nacionais”, promovido no começo de junho pela deputada Ana Perugini, na Câmara dos Deputados. Na ocasião, Ana anunciou o projeto e promoveu um debate sobre os passos necessários para a criação de uma conta satélite para a mensuração do trabalho não remunerado realizado nos domicílios.

 

Leia a íntegra da reportagem:

Advertisement

IBGE planeja para 2020 medir peso dos afazeres domésticos na economia – https://goo.gl/ayo6kA
PIB da vassoura: Uruguai e México já fazem ações com base em conta dos afazeres – https://goo.gl/msX6nc
‘Mulheres têm carga global de trabalho maior’, diz representante da ONU – https://goo.gl/kwAJL1
‘É uma medida precisa do que a sociedade produz’, diz pesquisadora sobre conta dos afazeres – https://goo.gl/8uqH3C

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Brasil

Desigualdade de renda no Brasil cai, mas, ainda é discrepante

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

dinheiro

Em um cenário marcado por mudanças econômicas e sociais significativas, os dados recentes sobre a desigualdade de renda no Brasil surpreendem. Segundo uma edição especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a diferença entre os 10% da população com maiores rendimentos e os 40% com menores rendimentos atingiu o menor patamar já registrado no país.

Menor Diferença de Renda: Um Novo Marco

Anuncio


Em 2023, os 10% da população brasileira com maiores rendimentos domiciliares per capita tiveram renda 14,4 vezes superior à dos 40% da população com menores rendimentos. Essa marca representa uma redução significativa em comparação com anos anteriores e reflete mudanças importantes na estrutura socioeconômica do país.

O Papel dos Programas Sociais e do Mercado de Trabalho

Advertisement

Segundo especialistas, essa diminuição na desigualdade pode ser atribuída a diversos fatores, incluindo o impacto positivo de programas sociais como o Bolsa Família, que teve sua cobertura e valores ampliados. Além disso, a expansão do mercado de trabalho e o aumento do salário mínimo acima da inflação contribuíram para o aumento da renda dos grupos mais vulneráveis da população.

Um Olhar Sobre os Números

Os dados revelam que a renda média mensal dos 10% da população com maior rendimento foi de R$ 7.580, enquanto os 40% com menor rendimento obtiveram R$ 527. Embora ainda exista uma disparidade significativa entre os extremos da pirâmide de renda, a redução da diferença é um sinal positivo de mudança na distribuição de renda no país.

Desigualdade em Queda, Mas Desafios Permanecem

Advertisement

Apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito para reduzir ainda mais a desigualdade de renda no Brasil. Ainda assim, os dados recentes indicam um progresso significativo em direção a uma sociedade mais justa e equitativa. O desafio agora é garantir que esse progresso seja sustentável e que todos os segmentos da população possam se beneficiar das oportunidades econômicas e sociais do país.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Brasil

Risco à saúde: Marca de chocolate precisará retirar produtos de comércios após proibição da Anvisa

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

marca de chocolate

A Anvisa tomou uma decisão importante e que afeta uma marca de chocolate importante de nosso país. Tudo porque, alguns dos produtos causariam riscos à saúde pela presença de chumbo e metal.

Em julho de 2023, a Anvisa emitiu a resolução 2.724, publicada no Diário Oficial da União (DOU), anunciando essas medidas. Segundo informações, tais substâncias foram encontradas após análises realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo.

Anuncio


O slotes afetados foram o 09/23 (produto Chocolate em Pó 50% Cacau) e o 10/23 (Chocolate em Pó 100% Cacau), da marca de chocolate Qualicau, que é da empresa Qualicoco.

Até o fechamento desta matéria, a empresa não havia emitido qualquer comunicado ou nota oficial com sua versão sobre a proibição.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Brasil

Lojas físicas das principais operadoras de telefonia podem ser substituídas por atendimento digital

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

operadoras de telefonia

Em reunião, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que regula as atividades das operadoras de telefonia no Brasil, aprovou uma mudança que impactará a todos nós, usuários de smartphones, internet e TV.

Desde novembro do ano passado, as empresas de telefonia já podem diminuir o número de lojas físicas e adotar um modelo de atendimento 100% digital. Essa é uma nova regra vista no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC).

Detalhes sobre a mudança referente às operadoras de telefonia

Anuncio


O objetivo, segundo consta, é fazer a atualização da regulamentação para proteção aos consumidores e acompanhar as transformações deste mercado. Além da Anatel, participaram da reunião: entidades de defesa do consumidor, órgãos governamentais e as próprias operadoras, como Claro, Tim e Vivo.

Essas marcas, porém, não terão uma obrigação quanto ao número de lojas que se manterão ou que fecharão as portas. Contudo, as lojas físicas que continuarem, serão obrigadas a oferecer atendimento ao cliente, seja em lojas próprias ou de terceiros que comercializam exclusivamente produtos e serviços das operadoras.

Advertisement

Enfim, a interação entre marca e consumidor mudará, como já era esperado. Os consumidores devem ficar atentos às mudanças e acompanhar as informações fornecidas pelas operadoras para garantir a continuidade dos serviços contratados.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Jardim Minda Jardim Minda
Policial37 minutos ago

Furto de celular em padaria do Jardim Minda termina com homem preso

Na tarde de ontem (18), uma equipe policial recebeu informações de que o ocupante de um veículo que estaria envolvido...

prisão prisão
Policial1 hora ago

Tentativa de fuga e prisão: homem é detido em Sumaré conduzindo moto roubada

Na manhã de ontem (18), a polícia de Sumaré foi até o Jardim Nova Esperança após receber um alerta sobre...

viaduto viaduto
Nossa Região1 hora ago

Caminhão fica preso em viaduto de Campinas e causa congestionamento

O viaduto da Rodovia Francisco Von Zuben (SP-91), em Campinas, ficou ‘travado’ na tarde de hoje (19), por conta de...

3ª feirinha pet 3ª feirinha pet
Nossa Cidade2 horas ago

3ª Feirinha Pet em Hortolândia acontece amanhã, com adoções gratuitas: saiba endereço e horário do evento

Amanhã (20), acontecerá a 3ª Feirinha Pet, novamente no estacionamento do Shopping Hortolândia, a partir das 10h. Lembrando que o...

atos golpistas em Brasília atos golpistas em Brasília
Nossa Região4 horas ago

Morador da região que participou de atos golpistas em Brasília é condenado a 14 anos de prisão

Um morador de Sumaré de 50 anos recebeu uma pena de 14 anos de prisão (sendo 12 anos e seis...

Consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda Consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda
Nossa Região5 horas ago

Consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda na região: saiba mais

No dia 26 de abril haverá consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda na ETEC de Sumaré, das 19h30...

materiais didáticos materiais didáticos
São Paulo5 horas ago

Elaboração de materiais didáticos em escolas de SP com uso do ChatGPT causa preocupações

O governo do estado de São Paulo planeja utilizar inteligência artificial na criação de materiais didáticos. Contudo, segundo fala Ana...

Advertisement
cinema

Populares