O Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) informa que uma nova massa de ar frio, de origem polar, chegará ao Sul do país a partir da noite de sábado (17), devendo avançar sobre partes das regiões Sudeste (São Paulo) e Centro-Oeste e pelo sudoeste da Amazônia Legal no domingo (18), “originando um novo episódio de friagem”.

Com isso, as temperaturas cairão nessas localidades durante os próximos dias, efeito que poderá ser percebido, ainda que de forma atenuada, no sul e oeste de Rondônia, no sudoeste do Amazonas e no Acre.

Para nossa região

Espera-se uma mudança nas condições do tempo nos próximos dias, devido a passagem de uma frente fria. Haverá o aumento da nebulosidade, mas são baixíssimas as chances de chuva.

As temperaturas estarão elevadas, com máximas entre 28C e 30C à tarde. Na sexta-feira, as temperaturas entrarão em declínio, principalmente as máximas. Entre a segunda e a terça-feira, haverá declínio acentuado, devido a entrada massa de ar de origem polar.

Neve e geada

Há previsão de temperaturas negativas durante o amanhecer nas serras gaúcha, catarinense, bem como no sul do Paraná, nos dias 19 e 20. “Não se descarta à ocorrência de neve e/ou chuva congelada nas serras gaúcha e catarinense”, informa o SNM que prevê também a possibilidade de geada neste domingo (18) ao amanhecer “em todo o centro-oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná”.

Entre segunda (19) e terça (20), as condições atmosféricas “serão propícias para a formação de geada (moderada a forte) em uma ampla área da Região Sul, podendo se estender pelo sul de Mato Grosso do Sul até a divisa entre São Paulo e o Paraná. No dia 20 (terça-feira), ainda há previsão para a formação de geada e os prognósticos de tempo indicam possibilidade para ocorrer na região sul de Minas e no estado de São Paulo”, complementa.

Artigo anteriorHortolândia avança imunização contra a COVID-19 para pessoas nascidas até 1991
Próximo artigoUnilever Valinhos anuncia vagas de emprego