O Google começa a disponibilizar no Brasil, a partir de hoje, o “Modo IA”, uma funcionalidade que transforma a experiência de busca. Diferente do modelo tradicional que lista links, o novo recurso usa inteligência artificial para gerar uma resposta direta e resumida à pergunta do usuário.
Disponível como uma aba separada no site e nos aplicativos para Android e iOS, o Modo IA é projetado para questões mais complexas, como planejamento de viagens ou interpretação de instruções detalhadas. Ele sintetiza informações de centenas de páginas em um formato de “relatório”, exibindo os links das fontes utilizadas apenas ao final do texto.
Críticas ao ‘Modo IA’
A ferramenta, no entanto, é alvo de críticas. Nos EUA, onde já está em operação, representantes da indústria de notícias, como Danielle Coffey da News/Media Alliance, acusam o Google de “roubo”, argumentando que a IA se apropria do conteúdo de sites sem gerar tráfego ou compensação financeira para os veículos originais.
A implementação desse novo modelo de busca, no entanto, tem um impacto direto e significativo no tráfego da web. Dados da empresa de análise Similarweb comprovam uma tendência preocupante nos EUA: a circulação de sites noticiosos vem caindo drasticamente. O tráfego de pesquisa orgânica de veículos como HuffPost e Washington Post foi reduzido à metade.
A queda é coletiva e atinge até gigantes do jornalismo, como The Wall Street Journal e The New York Times. No último, o tráfego oriundo de buscas no Google caiu de 44% (há três anos) para 36,5% em abril de 2025.
Esse fenômeno levou Nicholas Thompson, presidente executivo da revista The Atlantic, a declarar ao Wall Street Journal que o Google “deixa de ser um mecanismo de busca para se tornar um mecanismo de respostas”. Diante do cenário, seu veículo e outros já consideram novas estratégias, assumindo que o tráfego proveniente do site de pesquisas pode cair para zero no futuro.
Por trás da mudança, está a batalha pelo protagonismo na era da IA. Apesar de o ChatGPT ser um pioneiro, o Google detém uma das páginas mais acessadas do mundo. A incorporação do “Modo IA” é uma jogada para democratizar o acesso à tecnologia e manter a base de usuários, além de se diferenciar pela oferta de respostas ultra-personalizadas – uma vantagem que a empresa possui devido ao vasto histórico de dados que coletou de seus usuários ao longo de décadas.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98







