13 de junho de 2024
Brasil

Presidente Lula nomeia deputados André Fufuca e Silvio Costa Filho para Ministérios do Esporte e de Portos e Aeroportos

Presidente Lula, André Fufuca, Silvio Costa Filho, Reforma Ministerial,

Na noite de quarta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou em nota oficial a nomeação dos deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) como novos ministros do Esporte e de Portos e Aeroportos, respectivamente. A decisão veio após um encontro no Palácio do Planalto com os deputados convidados e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Os novos ministros assumirão suas pastas após o retorno do presidente da reunião do G20. André Fufuca tomará o posto de Ana Moser, enquanto Silvio Costa Filho sucederá Márcio França, que migrará para a recém-criada pasta do Ministério das Micro e Pequenas Empresas.

Um Passo Estratégico na Reforma Ministerial

O anúncio marca uma etapa significativa na reforma ministerial que Lula vem conduzindo em seu mandato atual. As negociações com os deputados se estenderam por meses e simbolizam agora a entrada formal dos partidos Republicanos e Progressista (PP) no primeiro escalão do governo. A medida visa consolidar uma base de apoio no Congresso, onde ambas as agremiações representam algumas das maiores bancadas parlamentares.

Mudanças Anteriores

Esta é a quarta alteração ministerial sob a gestão de Lula em menos de um ano. Em julho, o Ministério do Turismo passou por uma mudança, com a saída de Daniela Carneiro e a nomeação de Celso Sabino. Em abril, o general Gonçalves Dias pediu para se afastar do cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional em meio a controvérsias envolvendo a invasão do Palácio do Planalto.

Incertezas e Avanços

O futuro de Ana Moser, a ex-ministra do Esporte, ainda não foi esclarecido. A atual onda de mudanças acontece em um contexto de esforço do governo para reforçar seu apoio parlamentar e impulsionar sua agenda legislativa.

Para mais informações, a nota oficial do Palácio do Planalto está disponível para consulta pública. (Leia aqui)

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98