O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho no Brasil, foi uma criação do publicitário João Doria, isso mesmo que você leu. Mas não foi o Dória ex-governador de São Paulo, foi seu pai, que também se chamava João Dória.
Em 1948, trabalhando para a agência Standard Propaganda, João Doria viu a oportunidade de criar uma data que estimulasse o comércio, inspirando-se no Dia de São Valentim, comemorado em 14 de fevereiro em diversos países.
A escolha da data não foi ao acaso. Doria optou pelo dia 12 de junho por ser véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido popularmente como o santo casamenteiro, o que agregava um valor simbólico à celebração. A idéia era que casais aproveitassem a ocasião para presentear e, consequentemente, impulsionassem as vendas no comércio.
A estratégia de marketing foi bem-sucedida e rapidamente o Dia dos Namorados se consolidou no calendário brasileiro, sendo hoje uma das datas mais importantes para o varejo, comparável ao Natal e ao Dia das Mães em termos de vendas.
João Doria Sr. conseguiu não só criar uma data comemorativa, mas também inserir uma nova tradição no país, que se mantém forte até os dias atuais, com casais celebrando o amor e movimentando o comércio anualmente.
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