
As inscrições para Enem 2025 começaram hoje (26), e trazem uma novidade significativa: candidatos com 18 anos ou mais poderão usar o resultado da prova para obter o diploma de conclusão do Ensino Médio, caso ainda não o possuam. A medida retoma uma funcionalidade do exame que havia sido descontinuada em 2017, reforçando o papel do Enem como um instrumento de inclusão e valorização da educação básica.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a mudança foi oficializada com a alteração da Portaria nº 458/2020 e tem como objetivo ampliar o alcance do exame, atendendo a diferentes perfis de participantes.
Assim, além de servir como porta de entrada para universidades públicas, instituições internacionais e programas de bolsas em faculdades privadas, o Enem volta a ter uma função certificadora, que até então era exclusividade do Encceja.

Como fazer as inscrições para Enem 2025?
As inscrições vão até 6 de junho, através deste LINK. Outra novidade desta edição é a pré-inscrição automática dos alunos do 3º ano do Ensino Médio das redes públicas. Apesar disso, esses estudantes ainda precisarão acessar a Página do Participante para confirmar os dados e escolher o idioma da prova.
Datas das provas para Enem 2025
As provas estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98