Os estados brasileiros e o Distrito Federal receberam novos prazos para a emissão da nova Carteira Nacional de Identidade, conforme divulgado pelo Ministério da Gestão e Inovação. Estendido até 11 de janeiro de 2024, irá possibilitar que os cidadãos se adequem ao novo modelo de documento.
Atualmente, pelo menos 11 estados já estão emitindo a nova carteira de identidade, que visa oferecer aos cidadãos um novo modelo de documento que combina versões físicas e digitais.
Dentre os estados, temos: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Importante destacar que o modelo de identidade anterior permanece válido até 28 de fevereiro de 2032. Tanto a primeira via quanto a renovação do documento são gratuitas, porém, em caso de perda e necessidade de emissão da segunda via, será aplicada uma taxa, que varia de acordo com as legislações de cada estado.
Carteira Nacional de Identidade
A nova Carteira de Identidade utiliza o número de CPF para identificar o titular e inclui um campo para o nome, sem indicação de gênero da pessoa. Ao mesmo tempo, apresenta um QR Code que pode ser usado para verificar a autenticidade do documento, o que se mostra valioso em situações de furto ou extravio. A iniciativa busca modernizar a documentação e torná-la mais segura e eficiente.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98