O IBGE divulgou hoje (9) que a economia brasileira cresceu 2,9%, totalizando um valor de R$ 10,9 trilhões. Em comparação com o ano anterior, em 2022, a taxa de crescimento havia sido de 3%.
O destaque do crescimento do PIB no ano passado foi o setor agropecuário, que apresentou um aumento recorde de 15,1%, representando o maior avanço desde o início da série histórica da pesquisa, em 1995. Além disso, os setores da indústria (1,6%) e dos serviços (2,4%) também registraram aumentos.
Mais detalhes sobre o crescimento da economia brasileira
Em relação à demanda, o crescimento foi impulsionado pelo consumo das famílias (3,1%), consumo do governo (1,7%) e exportações (9,1%). A queda de 1,2% nas importações também contribuiu para o resultado. Por outro lado, os investimentos, representados pela formação bruta de capital fixo, registraram uma queda de 3% no ano.
No último trimestre do ano, o PIB permaneceu estável em relação ao trimestre anterior. Já na comparação com o mesmo período do ano anterior, o quarto trimestre de 2023 registrou um aumento de 2,1%.
Fonte: Agência Brasil
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98