12 de julho de 2024
Brasil

Dia Mundial do Doador de Sangue: Importância da doação regular

campanha de doação de sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado anualmente em 14 de junho, destaca a importância da doação regular de sangue e conscientiza a população sobre a necessidade contínua de doadores. A doação regular é essencial para manter os estoques nos hemocentros e garantir que haja sangue disponível para aqueles que precisam.

Em algumas unidades federativas, como São Paulo e Distrito Federal, os doadores regulares recebem benefícios específicos. Existem leis que isentam esses doadores da taxa de inscrição em concursos públicos realizados pela administração direta e indireta, por fundações públicas e universidades públicas.

A regularidade nas doações é incentivada por diversas normas e benefícios. Para doar sangue, é necessário levar um documento oficial de identidade com foto, estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (sendo que menores de idade precisam de consentimento formal dos responsáveis) e pesar mais de 50 quilos.

No dia da doação, algumas recomendações incluem não estar em jejum, fazer um repouso mínimo de seis horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar por pelo menos duas horas antes e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Profissionais que realizam atividades de risco devem interrompê-las por 12 horas antes da doação.

Os intervalos mínimos entre doações são de 60 dias para homens, permitindo até quatro doações por ano, e 90 dias para mulheres, permitindo até três doações por ano. Após a doação, recomenda-se evitar esforços físicos exagerados por 12 horas, aumentar a ingestão de líquidos, não fumar por cerca de duas horas, evitar bebidas alcoólicas por 12 horas e manter o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas.

Determinadas condições impedem a doação de sangue, como diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, gravidez, amamentação, exposição a doenças transmissíveis pelo sangue, uso de drogas e relações sexuais com parceiros desconhecidos sem uso de preservativos. Há também prazos específicos de impedimento após procedimentos cirúrgicos, variando de 72 horas a seis meses, dependendo do tipo de cirurgia.

A doação de sangue é um ato simples, seguro e que salva vidas. No Dia Mundial do Doador de Sangue, é fundamental reforçar a importância desse gesto solidário e incentivar mais pessoas a se tornarem doadores regulares.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98