Brasil

Deputada questiona ministro sobre convocação de aprovados em concurso do INSS

Por meio de requerimento, a deputada federal Ana Perugini pediu informações ao ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, sobre a nomeação dos aprovados no concurso público realizado em maio deste ano, para preencher 950 vagas de técnico e analista no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

No documento, protocolado na última terça-feira (1), na Câmara dos Deputados, a parlamentar destaca a necessidade da convocação de 950 candidatos aprovados, além da aprovação, pelo ministério, de uma chamada adicional de mais 475 técnicos e analistas, para reduzir o déficit de servidores nos postos de atendimento espalhados pelo país.

De acordo com a deputada, foram aprovados 3.312 candidatos no referido concurso, homologado no dia 4 de agosto com publicação no Diário Oficial da União (DOU), sendo 2.678 para o cargo de técnico e 634 para analista. “Tais nomeações ainda não ocorreram, mesmo com grande necessidade de novos servidores no órgão”, argumenta Ana.

Um dossiê divulgado pela Comissão de Aprovados/INSS 2016 (CAINSS), preparado com dados fornecidos pelo governo federal, aponta que o déficit do instituto é de 14,4 mil técnicos e analistas.

Em junho, quando o resultado do concurso foi divulgado, o INSS informou, por meio da assessoria de imprensa, que a previsão de início de convocação dos aprovados do concurso era para agosto, após a homologação dos aprovados, mas dependia de autorização do Ministério do Planejamento. Passados três meses do prazo, o governo não se manifestou e os aprovados aguardam um posicionamento.

A data para votação do requerimento apresentado pela deputada Ana ainda não foi definida pela Mesa Diretora da Câmara Federal.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo