Confira a concorrência em cada bloco temático do CNU

Os mais de 2,1 milhões de candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) que farão as provas neste domingo (18) já podem consultar a concorrência por vaga em cada bloco temático do certame.

Cada candidato pôde se inscrever em apenas um bloco temático e, dentro desse bloco, classificar os cargos desejados por ordem de preferência. Os blocos de 1 a 7 exigem formação de nível superior, enquanto o bloco 8 é voltado para candidatos com escolaridade de nível médio ou técnico.

Concorrência do CNU

Para que os candidatos possam avaliar a concorrência dentro de seus respectivos blocos, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou uma tabela com diversas informações, incluindo a proporção de candidatos por vaga. Em média, considerando todos os blocos do certame, há 318,4 candidatos por vaga.

O bloco temático com o maior número de candidatos é o bloco 8, que exige nível médio. São mais de 694 mil inscritos, resultando na maior concorrência: 1.003 candidatos por vaga. Já o bloco 7, que abrange gestão governamental e administração pública, possui o maior número de vagas, com 1.737 disponíveis e uma taxa de 242,9 candidatos por vaga. A menor concorrência é no bloco 1 (Infraestrutura, Exatas e Engenharias), com 161,6 candidatos por vaga.

O MGI ressalta que o sistema de seleção do certame, no qual candidatos podem concorrer a vários cargos dentro do mesmo bloco, dificulta uma definição estatística precisa da disputa. Pedro Assumpção Alves, membro do Grupo Técnico Operacional do concurso unificado, explicou que essa flexibilidade aumenta as chances de os candidatos ingressarem na administração pública.

Cotas

No total de blocos, a concorrência entre candidatos que se enquadram nas políticas de cotas é a seguinte:

Alves destaca que a alta participação de pessoas negras (pardos e pretos), pessoas com deficiência e indígenas, aliada à política de cotas e ao formato inovador do certame, visa promover maior inclusão no serviço público brasileiro, fortalecendo a diversidade e a democratização da administração pública.

Blocos temáticos

Os oito blocos temáticos estão organizados por áreas de atuação, visando o preenchimento de 6.640 vagas em 21 órgãos federais, de acordo com a especialização ou formação dos candidatos. São 5.948 vagas para nível superior e 692 para nível médio, distribuídas da seguinte forma:

Cadastro reserva

O concurso, apelidado de “Enem dos Concursos”, traz um modelo de seleção inédito, com a formação de um banco de candidatos aprovados em lista de espera, para futuras convocações. Cada bloco terá um cadastro reserva com o dobro do número de vagas imediatas, resultando em um total de 13.280 candidatos aprovados no banco de espera:

Os editais específicos, segmentados por blocos temáticos, com os diversos cargos disponíveis em cada área, estão publicados no site oficial do processo seletivo.

Fonte: Agência Brasil

Sair da versão mobile