
A proposta de retomada do carro popular no Brasil voltou ao debate público com o anúncio de mudanças na tributação de veículos. O governo federal estuda rever a estrutura de impostos incidentes sobre automóveis com o objetivo de baratear os modelos de entrada e facilitar o acesso ao primeiro carro para a população de baixa renda.
Governo quer reduzir carga tributária sobre carros
Atualmente, o consumidor brasileiro paga entre 35% e 40% de imposto sobre um carro 0 km fabricado no país. Essa é uma das maiores cargas tributárias do mundo sobre veículos. De acordo com especialistas do setor automotivo, esse patamar inviabiliza a existência de um modelo realmente popular no mercado nacional.
A medida está sendo discutida internamente pelo governo, que busca caminhos para tornar os veículos mais acessíveis. Uma das propostas é a criação do chamado IPI verde, um imposto sobre produtos industrializados com alíquota diferenciada para veículos mais sustentáveis, como os elétricos e híbridos.
Carro popular sustentável é uma das apostas
A ideia é fomentar a produção de carros com menor impacto ambiental, ao mesmo tempo em que se reduz o preço final ao consumidor. No entanto, o alto custo dos componentes desses veículos ainda representa um desafio.
Outra possibilidade analisada pelo governo envolve a revisão do imposto seletivo, que penaliza setores considerados prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente, mas que também acabou afetando negativamente a indústria automotiva nacional durante a tramitação da reforma tributária.
Por que os carros estão tão caros no Brasil?
Além da alta carga de impostos, o preço dos automóveis no Brasil é impactado pelas elevadas taxas de juros. Com a taxa Selic em patamares elevados (atualmente em torno de 10,5% ao ano), o financiamento de um carro pode dobrar o valor final pago pelo consumidor ao longo de quatro ou cinco anos.
De acordo com analistas econômicos, a redução dos juros seria uma medida ainda mais eficaz do que a simples diminuição de impostos, pois facilitaria o acesso ao crédito e ampliaria a capacidade de compra da população.
Qual seria o preço de um carro popular?
Hoje, o carro mais barato vendido no Brasil custa cerca de R$ 70 mil. Com o salário mínimo fixado em R$ 1.412 em 2025, isso representa cerca de 50 meses de renda integral de um trabalhador. Para que um carro seja considerado verdadeiramente popular, especialistas sugerem que o preço deveria ficar na faixa dos R$ 40 mil a R$ 50 mil, o que ainda está longe da realidade atual.
Caminho alternativo: investir em transporte público
Enquanto o debate sobre o carro popular avança, outra frente de discussão diz respeito à ampliação dos investimentos em transporte público. Em vários países, políticas públicas estão priorizando o transporte coletivo como forma de reduzir emissões de carbono, melhorar a mobilidade urbana e diminuir o número de carros nas ruas.
No Brasil, essa abordagem ainda engatinha, com investimentos concentrados em regiões metropolitanas e poucos incentivos para o uso de bicicletas ou transporte coletivo em larga escala.
📌 FAQ: Carro Popular no Brasil
O que é considerado um carro popular?
São veículos com motorização simples, baixo consumo de combustível e preço acessível, voltados para o público de menor renda.
Por que não existe mais carro popular no Brasil?
Devido à alta carga tributária, custo de produção elevado e juros altos que encarecem o financiamento, os modelos de entrada passaram a custar acima de R$ 70 mil.
O governo vai lançar um novo carro popular?
Ainda não há confirmação oficial, mas o governo estuda medidas para reduzir impostos e incentivar modelos mais baratos e sustentáveis.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98