Publicidade
Brasil

Brasil Cria 130 Mil Postos de Trabalho em Novembro de 2023

O Brasil registrou um aumento significativo no emprego formal em novembro de 2023, com a criação de 130.097 postos de trabalho com carteira assinada. Este saldo positivo é resultado de 1.866.752 admissões contra 1.736.655 desligamentos. O setor de Serviços liderou a geração de empregos com 92.620 postos, seguido pelo Comércio com 88.706 novas vagas.

Divergências Setoriais nos Resultados de Emprego

Enquanto os setores de Serviços e Comércio mostraram um crescimento robusto, outros setores experimentaram quedas. A Indústria teve uma redução de 12.911 postos de trabalho, a Construção Civil perdeu 17.300 postos e a Agropecuária enfrentou uma queda de 21.017 postos formais de trabalho, evidenciando uma variação sazonal e setorial nos padrões de emprego.

Desempenho por Unidades Federativas

Os estados brasileiros mostraram diferentes dinâmicas no mercado de trabalho. São Paulo foi o líder em geração de empregos em novembro, com 47.273 novos postos, seguido pelo Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Por outro lado, Goiás, Mato Grosso e Piauí apresentaram os menores saldos, impactados principalmente pela agropecuária e pela indústria do álcool.

Diversidade no Mercado de Trabalho

Os dados revelam um saldo positivo de empregos para diferentes grupos populacionais em novembro. As mulheres obtiveram um saldo de 95.356 postos, enquanto os homens tiveram um acréscimo de 34.732 postos. Além disso, houve um aumento de empregos para todas as categorias raciais, com a maior proporção de novos postos ocupados por indivíduos pardos, seguidos por brancos, pretos, amarelos e indígenas.

Panorama Anual Positivo no Emprego

De janeiro a novembro de 2023, o Brasil gerou 1.914.467 postos de trabalho, com resultados positivos em todos os cinco grandes grupamentos econômicos e nas 27 Unidades da Federação. O setor de Serviços foi o maior contribuinte para o crescimento do emprego formal, representando quase 60% do saldo total.

Informações sobre os dados do Novo Caged estão disponíveis no site do Ministério do Trabalho e Emprego aqui . Também estão disponíveis no portal do Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho (PDET) aqui .

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
...