O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão em processo de negociação para a comercialização de autotestes para dengue no Brasil. A informação foi confirmada pelo diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, durante entrevista ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Além disso, ele destacou a importância de uma política pública gerada pelo Ministério da Saúde para contemplar a notificação compulsória da dengue, mesmo no caso dos autotestes, permitindo que os sistemas de monitoramento sejam devidamente atualizados com os casos registrados em todo o país.
Mais detalhes sobre os autotestes para dengue
Atualmente, mais de 150 testes para diagnóstico da dengue estão registrados pela Anvisa e autorizados para uso no território nacional. No entanto, nenhum deles se classifica como autoteste. O diretor-presidente da Anvisa ressaltou que as tratativas para a inclusão dessa categoria de testes já estão em andamento.
“Quanto aos outros, os que não são autotestes, já temos toda uma priorização, a pedido do ministério, para novos registros, de maneira que se evite qualquer tipo de falta, por exemplo”, completou Barra Torres, destacando o esforço para garantir a disponibilidade de testes diagnósticos para dengue no país.
Fonte: Agência Brasil
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98