Hortolândia assim como todos os demais 5.570 municípios do Brasil estão comemorando hoje (18) o aniversário de fundação da igreja Assembleia de Deus no Brasil. A Assembleia é a segunda maior igreja Cristã do país, ficando apenas atrás da igreja Católica.

Era 1910 quando os suecos Daniel Berg e Gunar Vingren receberam a missão de pregar o evangelho em um lugar chamado Pará. Foram 14 dias de barco dos Estados Unidos, onde moravam, até chegar a Belém pelas margens da Baía do Guajará em Belém (PA).

Um grupo da igreja batista recebeu os missionários. No ano seguinte, os dois fundaram a Assembleia de Deus. A capital paraense foi o ponto de partida de um processo de evangelização que se espalhou rapidamente pelo interior do Brasil.

Hoje são mais de 200 mil igrejas no Brasil, frequentadas por mais de 23 milhões de fiéis, segundo o último senso do IBGE (2010). A igreja atua fortemente nas áreas sociais e conta com representantes nos poderes executivo, legislativo e Judiciário.

Em Hortolândia, a igreja mantém 45 templos, e conta com projetos missionários no interior do Brasil e em países da América do Sul (Argentina, Paraguai e Venezuela) e no continente Africano (Moçambique e Guine Bissau). Frequentemente a AD realiza ações sociais em bairros pobres da cidade, mensamente dezenas de cestas básicas são distribuídas para população carente, além dessas e outras ações a igreja desenvolve o projeto Escola de Música em dois núcleos, bastante procurado pela população.

Em 2016 a igreja lançou a pedra fundamental do Complexo da AD Hortolândia, situado no Jardim Terras de Santo Antônio, o local irá abrigar um templo com capacidade para 5.000 pessoas e uma escola.

No próximo Domingo (23/06), durante o culto Dominical haverá homenagens aos 108 anos da igreja nas filiais de Hortolândia, os fiéis lembrarão a trajetória dos missionários suecos que aqui no Brasil fundaram o maior movimento pentecostal do mundo.