Brasil

30 mil vagas de emprego serão geradas pela Petrobras, após anúncio de ampliação de refinaria

ampliação de refinaria

A Petrobras e o governo federal anunciaram ontem (18), a ampliação de refinaria na Abreu e Lima (RNEST), localizada em Ipojuca, Pernambuco, que foi inserida no âmbito do Plano Estratégico 2024–28+ da Petrobras e do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo.

Além disso, há promessa de geração de aproximadamente 30 mil vagas de emprego, entre diretas e indiretas, além de aumentar a capacidade de produção nacional do Diesel S10, um combustível de baixo teor de enxofre.

Mais detalhes sobre a ampliação de refinaria em Pernambuco

No escopo do Projeto RNEST, haverá a construção do Trem 2 e da primeira unidade SNOX do refino brasileiro, destinada a transformar gases poluentes, como óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx), em um novo produto comercializável.

Outro ponto relevante do projeto é a ampliação da produção do Trem 1 (Revamp), visando ao aumento da carga, melhor escoamento de produtos leves e maior capacidade de processamento de petróleo do pré-sal. A conclusão do Revamp do Trem 1 é esperada para o primeiro trimestre de 2025.

Os investimentos da empresa em projetos de refino desempenharão um papel crucial para tornar o país autossuficiente na produção de combustíveis, reduzindo a dependência de importações.

Há expectativa de aumento na produção de diesel em 40% nos próximos anos, abrangendo todos os projetos de adequação e aprimoramento do parque industrial, além da cadeia de abastecimento e logística.

Sair da versão mobile