A Viação Gato Preto acaba de integrar 20 ônibus elétricos do modelo Volvo BZRLE à sua frota, como parte da modernização do transporte público de São Paulo. Esses veículos serão utilizados nas áreas noroeste e sudoeste da cidade, oferecendo uma configuração de piso baixo e uma carroceria Caio eMillenium, com capacidade para 82 passageiros.
Desempenho robusto com 540 cv e autonomia de 250 km

Segundo Ricardo Seixas, diretor comercial de ônibus da Volvo, “a adoção do modelo elétrico reflete a nossa longa experiência com chassis a diesel e a confiança estabelecida ao longo dos anos”. Essa nova adição representa aproximadamente um terço da frota de 370 ônibus da Viação Gato Preto.
Fundada em 1927, a Gato Preto está avançando na transição para ônibus elétricos, apoiando-se no relacionamento com a Volvo. A escolha do fornecedor levou em consideração fatores como eficiência, consumo energético, durabilidade e suporte técnico. A NORS, concessionária da marca em São Paulo, conduziu as negociações.
“O suporte técnico que recebemos é excepcional. Eles respondem rapidamente às nossas necessidades e estão sempre prontos para resolver problemas”, comenta Lúcio Flávio de Souza, assessor técnico de manutenção da Gato Preto, que espera que o atendimento continue sendo tão eficaz quanto o experimentado com os ônibus a diesel.
Os ônibus BZRLE contam com tração 4×2 e uma carroceria de 13,5 metros. Seus dois motores elétricos oferecem uma potência combinada de 400 kW, correspondendo a impressionantes 540 cv. O sistema de armazenamento é composto por quatro baterias de íons de lítio, cada uma com capacidade de 90 kWh.
Autonomia e recarga eficientes
Esta nova frota apresenta uma autonomia de até 250 km, e pode ser recarregada em menos de uma hora usando uma tomada do padrão CCS2 com potência de até 250 kW, garantindo que os ônibus estejam prontos para suas rotas urbanas.
A transmissão automatizada Volvo I-Shift de duas velocidades, também utilizada no chassi, em conjunto com os motores elétricos, permite a recuperação de até 35% da energia durante a frenagem, que é redirecionada para as baterias para uso posterior.
A plataforma do BZRLE incorpora componentes comuns aos ônibus Diesel da Volvo, o que facilita a adaptação das equipes de manutenção e aproveita a experiência dos operadores e mecânicos.
Completamente elétrico, o Volvo BZRLE não emite CO2 durante operação e gera menos ruído comparado a veículos a combustão. Essa aquisição atende à legislação municipal visando a renovação da frota e a redução das emissões no transporte coletivo.
A Gato Preto conta com certificações em gestão da qualidade, ambiental e segurança viária. Além disso, a empresa implementa a captação de água da chuva para limpeza dos ônibus e utiliza painéis solares em suas instalações. A SPTrans, órgão responsável pela gestão do transporte público na cidade, reconhece a operadora como uma das mais eficientes do município.
Fonte: Alpha Autos
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98







NEGOCIA HORTOLÂNDIA
Natura Aura Alba Dourada
G2 Contabilidade
Grand Theft Auto VI
Cinema em Hortolândia