19 de maio de 2024
Nossa Cidade

Painel eletrônico móvel orienta motoristas na Avenida da Emancipação

Ação da Prefeitura integra o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) 

A Prefeitura de Hortolândia investe firme na educação do trânsito para reduzir e evitar acidentes. Nesta terça-feira (23/10), a Administração colocou um painel eletrônico móvel no canteiro central da Avenida da Emancipação, sentido Hortolândia-Campinas, próximo ao hipermercado Good Bom. A ação, realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, dá início a uma campanha educativa destinada a motoristas.

De acordo com o diretor de planejamento e projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana, Ricardo Barbosa, o objetivo é realizar campanhas de educação e conscientização no trânsito por meio do equipamento, que já entrou em operação nesta terça-feira. Nestes primeiros dias, o painel eletrônico exibe duas mensagens, com os seguintes dizeres: “Cidade consciente, trânsito sem acidente” e “Respeite a velocidade, preserve a vida”. De acordo com o diretor Ricardo Barbosa, as mensagens serão trocadas a periodicamente.

“Neste primeiro momento da campanha, serão utilizados dois equipamentos móveis, que serão colocados em diferentes regiões da cidade”, explica o diretor Ricardo Barbosa. O segundo painel está previsto para ser colocado nesta quarta-feira (24/10), também na Avenida da Emancipação, no sentido Campinas-Hortolândia. Posteriormente, de acordo com o diretor, serão colocados painéis fixos, que deverão ficar na Avenida da Emancipação e na Avenida Santana.  

O diretor ainda salienta que os painéis serão utilizados para informar os motoristas sobre início da aplicação de multas por meio dos radares que já foram instalados na cidade e estão em fase de teste. A instalação dos radares e dos painéis são ações que integram o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços que a Administração realizará para reestruturar o sistema viário, modernizar a cidade, gerar emprego e renda com mais investimentos em saúde e educação.

SEGURANÇA VIÁRIA

No início de setembro deste ano, a Prefeitura concluiu a análise do período de teste de radares fixos e móveis e homologou a contratação da empresa que prestará o serviço de radar. Nove vias de Hortolândia passarão a ter a velocidade para o tráfego reduzida de 60 km/h para 50 km/h. A alteração será nas avenidas da Emancipação, Olívio Franceschini, Santana, São Francisco de Assis, Thereza Ana Cecon Breda, Brasil (Jd. Amanda), Estrada Municipal Sabina Batista de Camargo (Estrada da Granja) e ruas Augusto dos Anjos (Jd. Amanda) e Luiz Camilo de Camargo (principal rua do comércio).

No período do dia 25 de agosto a 4 de setembro, durante teste de radares, foram monitoradas as velocidades de 115.208 veículos que trafegaram nas avenidas Ana Thereza Cecon Breda, na Vila Real, e Olívio Franceschini. Deste total, 4.757 veículos foram flagrados acima da velocidade permitida. Parte deles, em velocidade de até 119 km/h, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

Em parceria com a Polícia Militar, a Administração realizou um estudo contínuo dos acidentes de trânsito registrados na cidade. Dados de janeiro a julho deste ano apontam que os acidentes com morte não apresentaram queda, se comparados ao mesmo período do ano passado: em 2017, foram 18 mortes; em 2018, foram 17 no mesmo período.

A Prefeitura adota uma série de medidas para reduzir a ocorrência de acidentes de trânsito, como por exemplo, o reforço na sinalização em vias de toda a cidade e a implantação de novos semáforos.

A Administração, por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e de convênio com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), recebe cerca de R$ 1 milhão para sinalização de diversas ruas. O serviço será executado em ruas próximas a escolas, em diversos bairros da cidade. Atualmente, vias do Jardim Amanda recebem sinalização com recursos do Detran.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98