Hortolândia

Vacinação contra o sarampo está disponível nas 17 UBSs de Hortolândia

Nesta terça-feira (24/06), Hortolândia iniciou a aplicação da dose zero (D0) – vacinação contra o sarampo em crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação é gratuita e ocorre em 17 salas de vacinação do SUS espalhadas pela cidade, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).

Locais e horários de vacinação (das 7h30 às 15h30):

  • UBS Novo Ângulo
  • USF São Bento
  • USF Jd. Amanda
  • USF Jd. Santiago
  • USF Orestes Ôngaro
  • USF Parque São Jorge
  • USF Parque do Horto
  • USF Jd. Santa Esmeralda
  • USF Jd. Adelaide
  • USF Nova Europa
  • USF Taquara Branca
  • USF Villagio Ghiraldelli

Unidades com horário estendido:

  • UBS Jd. Amanda II: até 17h30
  • UBS Dom Bruno Gamberini: até 17h30
  • UBS Jd. Rosolém: até 17h30
  • UBS Jd. Santa Clara: até 17h30
  • UBS Pq. das Figueiras: até 18h30

A Secretaria de Saúde recomenda que pais ou responsáveis levem documento de identificação e a carteira de vacinação da criança no dia da imunização.

Importância da dose D0 (vacinação contra o sarampo)

Apesar do Brasil ter recebido a certificação de área livre do sarampo, a aplicação da D0 é uma medida preventiva indicada pelo Ministério da Saúde, conforme a Nota Técnica Nº 63/2025. O objetivo é evitar a reintrodução do vírus no país, já que, até 19 de abril deste ano, foram confirmados 2.325 casos de sarampo e quatro mortes em sete países das Américas (Argentina, Belize, Bolívia, Canadá, México, EUA e Brasil).

A nota técnica ressalta que a D0 não substitui as doses de rotina, que devem ser aplicadas aos 12 e 15 meses de idade, mantendo um intervalo mínimo de 4 semanas entre elas. Essa estratégia visa tanto reforçar a imunização em áreas vulneráveis quanto bloquear a transmissão em casos suspeitos ou confirmados de sarampo.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Oliveira

Sou Eder Oliveira, jornalista formado e escrevo para o Portal Hortolândia há mais de 5 anos, com foco regional. Apaixonado por Cinema, mantenho o blog "Cinema e series", no qual falo das novidades do nicho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo