• Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
quarta-feira, setembro 30, 2026
Portal Hortolândia
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
No Result
View All Result
Portal Hortolândia
No Result
View All Result

Região da Taquara Branca tem busca ativa contra Dengue

Prefeitura by Prefeitura
27/02/2018
in Hortolândia

 

O resultado inconclusivo de um exame para diagnosticar Dengue num morador da região da Taquara Branca motivou a Prefeitura de Hortolândia a realizar busca ativa nos bairros Parque Horizonte, Chácaras Planalto e Jardim Novo Horizonte. Agentes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses) passam de casa em casa, questionando a população se há pessoas com febre, manchas pelo corpo ou outros sintomas que possam indicar a doença. A medida é uma prevenção contra os males causados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de Dengue, Chikungunya e Zika. Isso porque quando um caso positivo é registrado, novos registros podem surgir na mesma localidade. Já o morador cujo resultado deu inconclusivo, fará um novo exame após 20 dias.

Prefeitura de Hortolândia - Serviços Prestados - Portal - 18 a 30/09 Prefeitura de Hortolândia - Serviços Prestados - Portal - 18 a 30/09

De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Hortolândia, Antônio Roberto Stivalli, exames inclusivos aparecem quando os anticorpos produzidos pela pessoa infectada não estavam presentes em quantidade suficiente para confirmar ou descartar a doença. Ele explica que há dois tipos de exame de sangue para diagnosticar a dengue: um com o anticorpo IgM, produzido em qualquer doença na fase aguda, logo nos primeiros dias de sintomas; e outro com o anticorpo IgG, que é produzido também na fase aguda, mas permanece no organismo de forma definitiva, como uma proteção contra a doença.

“O primeiro exame é feito analisando o IgM. Se der inconclusivo, aguardamos 20 dias para colher mais uma amostra de sangue a analisar o IgG. Se a pessoa tiver anticorpos de proteção, significa que ela já teve a doença em algum momento”, destaca Stivalli. “Não é comum haver um teste com resultado inconclusivo. Mas, de toda forma, agimos como se fosse um positivo e realizamos a busca ativa nas casas próximas. Isso colabora para encontrarmos e eliminarmos criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de identificarmos novos casos de pessoas infectadas”, explica o diretor da Vigilância Epidemiológica.

Teste rápido

Nesta semana, começaram a chegar as unidades de saúde do município os testes rápidos para diagnóstico de Dengue, Chikungunya e Zika. A Prefeitura de Hortolândia recebeu 12 mil testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde e faz a distribuição dos kits com pipeta para amostra de sangue e líquido reagente entre as unidades de saúde do município, incluindo USFs (Unidades de Saúde da Família), UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o Hospital Municipal Mário Covas. Pacientes com sintomas suspeitos há mais de seis dias que procurarem as unidades de saúde serão indicados para o exame, com solicitação médica.

Com uma gota de sangue será possível saber, em 20 minutos, se a pessoa tem uma destas doenças, o que agiliza o tratamento e recuperação do paciente, além de nortear a necessidade de investigar outras patologias, caso o teste rápido dê resultado negativo. Até então, pacientes com suspeita de Dengue, Chikungunya e Zika tinham a doença confirmada ou descartada por meio de exame de sangue convencional, o que demorava, pelo menos, oito dias para ficar pronto. Mesmo com a realização do teste rápido, o exame de sangue continuará a ser realizado.

Notificações

Neste ano, Hortolândia registra 101 notificações por suspeita de Dengue. Dois casos foram confirmados, 31 descartados e 68 aguardam resultados de exames. Há, também, cinco notificações suspeitas de Chikungunya, todas no aguardo de exames que confirmem ou descartem a doença. O município também notificou um caso suspeito de Zika, mas a doença foi descartada.

Dengue, Chikungunya e Zika são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e, por isso, consideradas arboviroses (transmitidas por picada de mosquitos). Para conscientizar a população sobre a importância de manter casas, quintais e terrenos livres de criadouros do Aedes aegypti, a Prefeitura lançou, em 2017, a Agenda Verde, ação que envolve diversas atividades, como a Operação Cata Bagulho e o plantio de árvores em terrenos antes ocupados por lixo, tudo com o objetivo de deixar a cidade mais limpa. Além de colaborar com a manutenção urbana, a Agenda Verde busca despertar na população o sentimento de parceria, uma vez que todos são responsáveis pela limpeza da cidade. A Prefeitura acredita que, mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública, como estas doenças.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Previous Post

Auxiliar de Expedição

Next Post

Operação Tapa-Buraco chega ao Jd. Nova Hortolândia

Related Posts

Nova ETE de Hortolândia terá tecnologia inédita no Brasil e capacidade para tratar 50 milhões de litros de esgoto por dia
Hortolândia

Nova ETE de Hortolândia terá tecnologia inédita no país

Futebol Amador: Campo do Rosolém recebe final da categoria Master 40+, sábado (03/10), a partir das 16h30
Hortolândia

Campo do Rosolém recebe final do Master 40+

Ruas ao redor de unidade de ensino no Jd. Nova Boa Vista são contempladas com reforço de pintura de sinalização
Hortolândia

Prefeitura reforça sinalização no entorno de escola no Nova Boa Vista

Hortolândia abre inscrição para candidatos à eleição de cargos em vacância do Conselho Municipal de Política Cultural
Hortolândia

Hortolândia abre inscrição para cargos do CMPC

Hortolândia adere a programa da Controladoria Geral da União para fortalecimento de ações de transparência, ética e integridade
Hortolândia

Hortolândia adere ao Time Brasil da CGU

Hortolândia participa pelo terceiro ano consecutivo com estande na 15ª Feira do Empreendedor do Sebrae
Hortolândia

Hortolândia terá estande na Feira do Empreendedor do Sebrae

Next Post

Operação Tapa-Buraco chega ao Jd. Nova Hortolândia

Rede CreaLab Coworking - Creasp Rede CreaLab Coworking - Creasp
Mês do cliente Natura Mês do cliente Natura
G2 Contabilidade G2 Contabilidade
Grand Theft Auto VI Grand Theft Auto VI
CineSystem Hortolândia Cinema em Hortolândia

Posts recentes

  • Mega-Sena sorteia nesta quinta prêmio de R$ 75 milhões
  • Impacto das Peças Chinesas no Mercado Automotivo Brasileiro
  • São Paulo garante 25 mil ingressos para clássicos decisivos
  • Revolução Verde: Caminhões Elétricos Transformam Logística no Brasil
  • São Paulo avança em parceria e garante R$ 140 milhões de antecipação
No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026

Portal Hortolândia