• Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
quarta-feira, julho 22, 2026
Portal Hortolândia
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
No Result
View All Result
Portal Hortolândia
No Result
View All Result

Prefeitura inicia diálogo com arranjos produtivos para fortalecer economia

Prefeitura by Prefeitura
11/07/2018
in Hortolândia

Reunião, nesta quarta-feira(11/07), no Palácio das Águas, reuniu empresários do setor alimentício e representantes do Sebrae, da Unicamp e da Administração Municipal 

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, nesta quarta-feira (11/07), uma série de encontros para a retomada dos APLs (Arranjos Produtivos Locais). O objetivo ・manter diálogo permanente com os segmentos e, deste modo, fortalecer a economia do município. O primeiro a participar foi o setor alimentício, mais especificamente o dos produtores de pão de queijo da cidade. O encontro, que aconteceu no Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro, reuniu empreendedores do segmento e representantes do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ), da Fundação Fórum Campinas e da Agência de Inovação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas ). 

Em Hortolândia, existem formalmente cerca de 30 fabricantes de pão de queijo e agregados, entre MEIs (Microempreendedores Individuais) e empresas de pequeno, médio e grande porte, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Juntas, elas geram mais de mil empregos diretos e indiretos, o que representa um faturamento em torno de R$ 4 milhões ao mês. 

Com a iniciativa de dialogar com os APLs, a Prefeitura busca entender qual o melhor caminho para fortalecer a economia local e fazer cada segmento crescer. “O objetivo do APL é concentrar um núcleo de inteligência, em que nós possamos envidar esforços e constituir pautas virtuosas perante os governos estaduais e federais alinhados com a cadeia produtiva, para que cada segmento da cidade se fortaleça e prospere”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Monique Freschet. Por meio do APL, a Administração Municipal, em parceria com o Sebrae, a Unicamp e a Fundação Fórum de Campinas, une os empreendedores locais para aumentar a competitividade no mercado, ampliar a produção e reduzir custos. 

Durante a reunião, os empresários apresentaram à Administração as dificuldades e expectativas de quem atua no setor. ” Compra centralizada é o nosso sonho, ela reduz o custo da obra prima, ela possibilita fechar acordos mais atrativos, propiciando a redução de custos para a empresa”, explicou um dos proprietários da Pozelli Alimentos, Felipe Pozelli.

Para o diretor executivo da Veccon Empreendimentos, Fabiano Vendramini, quebrar os paradigmas do dia a dia é o desafio do momento econômico atual. “Precisamos ter visão de empreendedor e enxergar o segmento procurando condições favoráveis para atrair investimentos. Temos que nos reinventar, estar todos no mesmo contexto de nos unirmos para crescer e ter lucro”, acrescenta Vendramini.

Para o Sebrae, o primeiro passo é entender o setor, realizar o mapeamento e o dimensionamento das empresas, formais e informais para instigar os acadêmicos a estudar o setor com a finalidade de desenvolver políticas para o desenvolvimento econômico das empresas. “Precisamos mapear o que temos em Hortolândia, explorar o que a cidade movimenta e marcar território. Assim conquistarmos indicações geográficas”, explica o diretor do Sebrae, Nilcio Cairbas Souza Freitas. 

“Nosso papel é ser o facilitador, o tradutor do que vocês, tanto o poder público, quanto as empresas, precisam, e identificar qual entidade pode ajudar. A universidade trabalha na fronteira do conhecimento”, explica o diretor do Parque Tecnológico da Unicamp, Eduardo Gurgel do Amaral, representante da Agência de Inovação da Unicamp.

Cabe à Fundação Fórum Campinas Inovadora o papel de auxiliar o desenvolvimento do empreendedorismo. A Fundação oferece suporte com pesquisas e ensinamentos que auxiliem o desenvolvimento econômico. “A qualificação profissional para nós é necessária e imprescindível”, afirma o presidente da Fundação,  José Eduardo Azarite.

“A Prefeitura quer colaborar, provocar e articular as políticas públicas de forma coletiva e construtiva para o desenvolvimento econômico da cidade. A intenção é unir forças para que o setor e a cadeia produtiva como um todo cresçam”, acrescenta Monique. Interessados em obter informações relacionadas aos APLs, podem entrar em contato pelo e-mail

\n

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


.

Políticas públicas para o desenvolvimento econômico

O APL do pão de queijo é uma das ações da Prefeitura que levaram o prefeito Angelo Perugini a receber do Sebrae o selo Prefeito Empreendedor no ano de 2006 que, homenageou prefeitos que implantaram políticas públicas favoráveis aos micros e pequenos empresários. 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

ParkCity Sumaré
Promoção Julho Black Brasil 2026
Previous Post

Obras do Corredor Metropolitano avançam

Next Post

Atendente

Related Posts

Operação Tapa-Buraco
Hortolândia

Operação Tapa-Buraco avança na Avenida da Emancipação e em bairros de Hortolândia

Praça dos Namorados
Hortolândia

Praça dos Namorados, em Hortolândia, passa por revitalização com nova academia ao ar livre

infecção pelo HIV
Hortolândia

Hortolândia oferece medicamentos gratuitos para prevenir infecção pelo HIV; saiba quem pode utilizar

Parque Socioambiental do Jardim Amanda
Hortolândia

Parque Socioambiental do Jardim Amanda ganha novos brinquedos e amplia área de lazer

onibus-hortolandia
Hortolândia

Ônibus em Hortolândia: confira as linhas municipais, tarifa e itinerários

Cartório de Hortolândia
Hortolândia

Cartório de Hortolândia: confira os serviços, horários e formas de atendimento

Next Post

Atendente

ParkCity Sumaré
Promoção Julho Black Brasil 2026

CineSystem Hortolândia
Cinema em Hortolândia

rmc urgente
Notícias de Campinas

Notícia Sumare
Notícia Sumaré

Posts recentes

  • Horóscopo de hoje, 22 de julho de 2026: Lua em Escorpião
  • Lotofácil em Campinas premia 13 apostas nesta terça
  • Resultado da Quina 7071 acumula; prêmio vai a 12,8 milhões
  • Resultado da Lotofácil 3741: Fortaleza leva R$ 14,2 milhões
  • Resultado da Mega-Sena 3034: prêmio vai a 62 milhões
No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026

Portal Hortolândia