• Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
quarta-feira, setembro 30, 2026
Portal Hortolândia
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
No Result
View All Result
Portal Hortolândia
No Result
View All Result

Nova merenda escolar tem arroz e feijão quatro vezes por semana

Redação Portal Hortolândia by Redação Portal Hortolândia
03/10/2017
in Hortolândia

Uma refeição cheirosa, feita na própria escola, e de dar água na boca. Arroz e feijão, frango ao molho de tomate com chuchu, salada de beterraba com salsinha, mais suco de manga. Este foi o cardápio servido, nesta terça-feira (03/10), na hora do almoço, nas escolas de Hortolândia. A mudança na merenda escolar, servida pela Prefeitura, aguçou a curiosidade dos alunos, que corriam até o refeitório na hora do recreio. Para conferir os novos cardápios, que trazem alimentação mais saudável, redução de açúcar e exclusão de alimentos embutidos, o prefeito Angelo Perugini esteve pela manhã na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Nova Europa.

Os 16 cardápios elaborados pela empresa Vivo Sabor, vencedora da licitação, atendem a sugestões da comunidade escolar e trazem novidades saudáveis e saborosas. Uma delas é a presença da brasileiríssima dupla arroz-feijão quatro dias por semana e não apenas dois, como anteriormente. Outra é a utilização de legumes junto com a proteína de frango ou de vaca na preparação da “mistura”. Agora, não há mais alternância entre salada e suco de frutas; os dois são servidos juntos. Outra mudança importante, de acordo com a diretora da unidade, Elis Regina da Silva Valim, é a gestão compartilhada, que permite aos gestores escolares não apenas acompanhar os cardápios, mas também sugerir mudanças à nova empresa. A escola reúne 640 alunos, em salas do Jardim I e II da Educação Infantil e do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.

Prefeitura de Hortolândia - Serviços Prestados - Portal - 18 a 30/09 Prefeitura de Hortolândia - Serviços Prestados - Portal - 18 a 30/09

As alunas do 1° ano, Ana Júlia dos Anjos Santos e Kauane Isabelly Braga de Souza, de seis anos, aprovaram o que experimentaram. “Está muito boa. Gostei muito da salada de beterraba”, afirmou Ana. “Tem fruta, maçã, goiaba. São as minhas favoritas”, destaca Kauane. Para o colega do 2° ano, Gabriel Wellington M. da Silva, de 7 anos, o destaque vai para o frango, acompanhado de arroz-feijão.

Surpresas com a presença do prefeito na escola, as amigas, estudantes do 5° ano, Camilli da Costa, Maria Eduarda de Souza Felizardo e Stefany Ap. Mendonça estavam ansiosas para experimentar a nova refeição. “Muito boa. Principalmente o caldo do frango com chuchu. Gostei também da salada de beterraba, do feijão e do tempero do arroz”, avaliou Camilli, após experimentar a nova merenda.

“Muito gostoso! Valeu a pena almoçar às 9h”, afirmou Perugini, sorridente. “O fato de ter arroz e feijão traz a casa da gente para dentro da escola. Tinha também carne, legumes, acompanhados de salada, ingredientes importantíssimos para a saúde e para fazer a criançada feliz. E não é um dia só. Vai continuar”, destacou o prefeito. “As crianças que vêm aprender aqui têm uma alimentação completa e saudável, para que tenham uma vida digna. Isto é um fator muito importante para o aprendizado. Vale a pena a Prefeitura fazer um maior investimento na educação. Todo o recurso colocado na educação – merenda, uniforme, material – é sempre positivo. Negativo é gasto com telefone, aluguel de prédios, em merenda, não. Queremos que as crianças saiam felizes e os pais confiantes que seus filhos estão bem alimentados e bem cuidados. Aqui, eles têm arroz e feijão com tempero de mãe”, afirma o prefeito.

“É muito bom poder servir arroz-feijão todo dia. Para algumas crianças, esta é a única alimentação garantida no dia. Agora, temos também frutas todo dia no desjejum, uma alimentação mais saudável e reforçada. A alimentação saudável favorece o aprendizado. Esta nova alimentação foi pensada por razões pedagógicas, para favorecer o aprendizado”, salienta o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Novos cardápios

A Prefeitura de Hortolândia serve a nova merenda a 43.300 alunos, em 89 unidades escolares do município, dentre elas 56 escolas municipais, sete entidades e 26 escolas estaduais, inclusive a Etec (Centro Paula Souza). Os novos cardápios, que começaram a ser servidos na última segunda-feira (02/10), têm alimentação mais saudável, com redução de açúcar e exclusão de alimentos embutidos.

Agora, frutas, legumes e verduras serão servidos simultaneamente, todo dia. Haverá aumento no consumo de arroz e feijão. Manteiga e peixes passarão a compor as refeições. Embutidos, como as salsichas, serão excluídos da lista de alimentos e será reduzida a ingestão de açúcar, com a troca de achocolatado comum pelo 50% a base de cacau.

Além do aumento no número de cardápios de 10 para 16, a nova merenda tem como diferencial a melhoria na composição dos cardápios, que estão mais completos, com feijão, salada e sobremesa, e a adequação na quantidade de alimentos por faixa etária. No caso dos alunos entre 8 e 11 meses, por exemplo, o ajuste representa o aumento de 25 g para 30 g no consumo de carne bovina e de 35 g para 40 g de frango, no almoço. Nesta mesma refeição, foi incluída a salada diária e foram listados os vegetais que serão usados na preparação (abobrinha, acelga, agrião, alfaces crespa e lisa, beterraba, chicória, chuchu, couve, couve-flor, escarola, pepino, repolho, rúcula, tomate e vagem). Alunos de 1 a 3 anos, passam a ter suco de polpa de fruta como colação, isto é, o lanche servido entre café da manhã e almoço.

Outro destaque é a inclusão de alimentos adequados a cada faixa etária, como a fórmula láctea infantil e o leite integral enriquecido com ferro e vitaminas, que substituirão o leite integral simples; assim como a exclusão de embutidos, a redução de açúcares, a inclusão de novas preparações como tortas, escondidinhos, purês de batata e mandioquinha, cereais variados (flocos de milho, granola, aveia) e vitaminas a base de leite, banana, maçã e melão.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Previous Post

Prefeitura oferece curso de teatro em parceria com Instituto Federal

Next Post

Campeonato de Futebol Amador está em fase decisiva

Related Posts

Nova ETE de Hortolândia terá tecnologia inédita no Brasil e capacidade para tratar 50 milhões de litros de esgoto por dia
Hortolândia

Nova ETE de Hortolândia terá tecnologia inédita no país

Futebol Amador: Campo do Rosolém recebe final da categoria Master 40+, sábado (03/10), a partir das 16h30
Hortolândia

Campo do Rosolém recebe final do Master 40+

Ruas ao redor de unidade de ensino no Jd. Nova Boa Vista são contempladas com reforço de pintura de sinalização
Hortolândia

Prefeitura reforça sinalização no entorno de escola no Nova Boa Vista

Hortolândia abre inscrição para candidatos à eleição de cargos em vacância do Conselho Municipal de Política Cultural
Hortolândia

Hortolândia abre inscrição para cargos do CMPC

Hortolândia adere a programa da Controladoria Geral da União para fortalecimento de ações de transparência, ética e integridade
Hortolândia

Hortolândia adere ao Time Brasil da CGU

Hortolândia participa pelo terceiro ano consecutivo com estande na 15ª Feira do Empreendedor do Sebrae
Hortolândia

Hortolândia terá estande na Feira do Empreendedor do Sebrae

Next Post
Fé e União goleia em casa no Campeonato Amador de Hortolândia

Campeonato de Futebol Amador está em fase decisiva

Rede CreaLab Coworking - Creasp Rede CreaLab Coworking - Creasp
Mês do cliente Natura Mês do cliente Natura
G2 Contabilidade G2 Contabilidade
Grand Theft Auto VI Grand Theft Auto VI
CineSystem Hortolândia Cinema em Hortolândia

Posts recentes

  • Programa brasileiro recolhe 57 milhões de filtros de óleo
  • Diversão em dobro no Mês das Crianças: Shopping Parque das Bandeiras lança promoção imperdível para a garotada
  • Mega-Sena sorteia nesta quinta prêmio de R$ 75 milhões
  • Impacto das Peças Chinesas no Mercado Automotivo Brasileiro
  • São Paulo garante 25 mil ingressos para clássicos decisivos
No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026

Portal Hortolândia