• Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
segunda-feira, setembro 14, 2026
Portal Hortolândia
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
No Result
View All Result
Portal Hortolândia
No Result
View All Result

Nova lei muda Conselho Tutelar, CMDCA e FUMCRIA em Hortolândia

editor by editor
14/09/2026
in Hortolândia
Prefeitura de Hortolândia

Prefeitura de Hortolândia

Lei nº 4.692/2026 reorganiza a política municipal de atendimento aos direitos de crianças e adolescentes e estabelece novas regras para conselhos, eleições, recursos e funcionamento dos órgãos

Hortolândia passou a contar com novas regras para a política municipal de atendimento aos direitos da criança e do adolescente. A Lei nº 4.692, de 14 de setembro de 2026, sancionada pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, reorganiza o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCRIA) e os Conselhos Tutelares I e II. A legislação entrou em vigor na própria data da publicação.

A nova legislação reúne regras sobre a estrutura dos órgãos, composição e funcionamento do CMDCA, processo de escolha dos conselheiros tutelares, remuneração, direitos e deveres dos integrantes dos Conselhos Tutelares e aplicação dos recursos destinados às políticas públicas para crianças e adolescentes.

Como fica o CMDCA de Hortolândia

O CMDCA passa a ser definido como órgão deliberativo e controlador da política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente, vinculado à Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social. A composição é paritária, com participação do poder público e da sociedade civil.

O conselho terá 16 membros titulares e 16 suplentes. Oito representantes serão indicados pelo Município e outros oito serão escolhidos pela sociedade civil, por meio das entidades previamente cadastradas. O mandato será de dois anos, permitida uma única recondução pelo mesmo período.

Entre as atribuições do CMDCA está a formulação da política municipal dos direitos da criança e do adolescente, a definição de prioridades e o acompanhamento dos resultados das ações. O conselho também será responsável pela gestão do FUMCRIA, incluindo a destinação de recursos para programas e entidades.

Outra mudança importante envolve a transparência. O CMDCA deverá divulgar em seu site oficial informações sobre sua composição, competências e deliberações. Também deverá apresentar e divulgar, semestralmente, relatório detalhado contendo informações sobre as deliberações do conselho, a execução financeira do FUMCRIA e os programas e entidades apoiados pelo fundo.

Novas regras para o FUMCRIA

A lei também detalha o funcionamento do FUMCRIA, fundo vinculado ao CMDCA e destinado à captação e aplicação de recursos em programas específicos voltados à infância e à adolescência.

Entre as atribuições do fundo estão o registro de recursos recebidos do Município, Estado ou União, recursos provenientes de doações e convênios, controle das aplicações financeiras e liberação dos valores destinados aos projetos aprovados.

O FUMCRIA também poderá apoiar financeiramente programas, projetos e ações de proteção, defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A legislação determina ainda a elaboração de editais com critérios e procedimentos para aprovação dos projetos que poderão receber recursos.

A legislação estabelece diversas possibilidades de aplicação dos recursos, incluindo:

  • proteção integral de crianças e adolescentes;
  • prevenção de violações de direitos;
  • fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários;
  • implementação de políticas públicas municipais;
  • apoio a entidades governamentais e não governamentais;
  • campanhas educativas;
  • programas de atendimento socioeducativo;
  • ações de mobilização social;
  • fortalecimento institucional do CMDCA;
  • transparência e controle social.

Entre as fontes de recursos previstas estão doações de contribuintes do Imposto de Renda, transferências, convênios, aplicações financeiras, eventos e multas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Conselho Tutelar terá salário de R$ 7,3 mil

A nova lei também estabelece os direitos dos conselheiros tutelares de Hortolândia.

O subsídio mensal passa a ser de R$ 7.367,38, além de cobertura previdenciária e férias anuais remuneradas de 30 dias com adicional de um terço.

Os conselheiros também terão direito a:

  • 13º salário;
  • licença-maternidade e licença-paternidade;
  • vale-transporte;
  • cesta básica;
  • auxílio-refeição;
  • auxílio-saúde.

A lei determina ainda que os recursos necessários para os subsídios, férias e gratificação natalina dos conselheiros deverão constar da legislação orçamentária municipal.

Como serão os Conselhos Tutelares

Hortolândia continuará com os Conselhos Tutelares I e II. Cada unidade será composta por cinco conselheiros titulares e cinco suplentes, com mandato de quatro anos.

A escolha dos conselheiros ocorrerá por meio de votação direta e secreta. O processo será conduzido pelo CMDCA e fiscalizado pelo Ministério Público.

A legislação também estabelece requisitos para quem quiser disputar uma vaga. Entre eles estão ter pelo menos 21 anos, residir em Hortolândia há mais de três anos — ou na área de atuação do Conselho, conforme as regras do CMDCA —, ter concluído o ensino médio e comprovar pelo menos três anos de experiência na área de defesa e atendimento dos direitos da criança e do adolescente.

Atendimento ao público

O Conselho Tutelar deverá funcionar das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, com jornada presencial dos conselheiros.

O atendimento espontâneo ao público ocorrerá das 8h às 11h30. Depois desse horário, serão priorizados atendimentos previamente agendados e situações de urgência e emergência. Às quintas-feiras, o atendimento presencial ao público ficará restrito a casos urgentes e emergenciais devido a atividades de capacitação, reuniões internas e participação em reuniões da rede de proteção.

A legislação também determina que, em casos de licença, vacância ou afastamento de um conselheiro titular, o Poder Executivo deverá convocar o suplente em até 48 horas para regularizar a composição do Conselho Tutelar.

Nova legislação entra em vigor imediatamente

A Lei nº 4.692/2026 revoga uma série de normas municipais anteriores relacionadas à política de atendimento à criança e ao adolescente e estabelece um novo conjunto de regras para a estrutura e funcionamento dos órgãos municipais envolvidos.

O texto foi publicado no Diário Oficial do Município de Hortolândia, edição nº 2858, de 14 de setembro de 2026, e determina que a lei entre em vigor na data de sua publicação.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Previous Post

São Paulo Fecha Acordo com Palmeiras e Libera Geovanne

Next Post

Bloqueios no Bosque e na Heitor Penteado seguem na manhã de terça-feira, 15

Related Posts

Copa de Futsal para adultos organizada pela Prefeitura de Hortolândia teve rodada concluída no final de semana
Hortolândia

Copa de Futsal de Hortolândia conclui quarta rodada

Taekwondo de Hortolândia é medalha de ouro na 3ª etapa da Copa São Paulo da modalidade
Hortolândia

Taekwondo de Hortolândia é ouro na Copa São Paulo

PAT de Hortolândia está com vagas disponíveis
Hortolândia

PAT de Hortolândia tem vagas para 13 funções

Palácio dos Migrantes agora tem “Galeria de Prefeitos de Hortolândia”
Hortolândia

Palácio dos Migrantes inaugura Galeria de Prefeitos

jose
Hortolândia

Comunicador José, da Rádio Digital Pop, alerta sobre invasão de redes sociais

Prefeitura de Hortolândia retoma webinários sobre desenvolvimento infantil na III Semana Integra Saberes
Hortolândia

Hortolândia retoma webinários sobre desenvolvimento infantil

Next Post
Operações de bloqueios viários desde sexta-feira, 11, na região do Bosque e lagoa do Taquaral

Bloqueios no Bosque e na Heitor Penteado seguem na manhã de terça-feira, 15

Rede CreaLab Coworking - Creasp Rede CreaLab Coworking - Creasp
Posto Audax Americana Posto Audax Americana
Grand Theft Auto VI Grand Theft Auto VI
CineSystem Hortolândia Cinema em Hortolândia

Posts recentes

  • Bloqueios no Bosque e na Heitor Penteado seguem na manhã de terça-feira, 15
  • Nova lei muda Conselho Tutelar, CMDCA e FUMCRIA em Hortolândia
  • São Paulo Fecha Acordo com Palmeiras e Libera Geovanne
  • Honda e Sanrio se unem em edição especial da Biz125 EX Kuromi
  • CPFL Energia prorroga prazo de inscrições para o seu Programa de Estágio 2027
No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026

Portal Hortolândia