Hortolândia registrou saldo de 558 empregos formais em agosto, o melhor resultado do município neste ano, segundo dados do Caged divulgados nesta semana. O saldo é resultado de 2.999 admissões e 2.441 desligamentos, de acordo com a Prefeitura de Hortolândia.
Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, o desempenho de agosto foi o melhor para esse mês na série histórica do Caged iniciada em 2020. O resultado também foi o segundo melhor da série histórica do município, atrás apenas de fevereiro de 2025, quando o saldo foi de 561.
O estoque de empregos formais também avançou. Ele passou de 56.330 em julho para 56.888 em agosto, crescimento de 1,0% de um mês para o outro. No acumulado do ano, a alta foi de 3,7%, acima dos 2,8% registrados no mesmo período do ano passado.
Serviços lideram contratações
Entre os setores, serviços foi o destaque em agosto, com 367 contratações. A construção civil apareceu na sequência, com 151 vagas abertas, e a indústria fechou o mês com 52 contratações.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Gerson Ferreira, relaciona o resultado à consistência do saldo acumulado ao longo do ano, com registros positivos nos meses anteriores. Ele também destaca que o desempenho de agosto foi impactado pelos eventos Feirão de Empregos e Encontro Mensal de Emprego promovidos pelo município.
Hortolândia sobe no ranking da RMC
Com o saldo de agosto, Hortolândia ficou na 3ª posição do ranking mensal da RMC de melhores saldos. No ranking geral deste ano, o município ocupa a 4ª colocação e subiu seis posições em relação ao ano passado, quando aparecia em 10º lugar.
Outro dado apontado pelo Caged é a participação das mulheres no mercado de trabalho local. Do saldo de 588 empregos formais, 440 foram ocupados por mulheres e 118 por homens. A faixa etária com maior número de admissões foi a de 40 a 49 anos, com 159 contratações.
Em declaração, Gerson Ferreira afirmou que Hortolândia fechou agosto com 56.888 empregos formais e saldo positivo de 558 postos de trabalho. Segundo ele, o desafio é transformar essa dinâmica econômica em oportunidades cada vez mais acessíveis aos moradores, conectando geração de empregos, qualificação profissional e intermediação de mão de obra.
Novas ações para impulsionar o emprego
Para manter o mercado de trabalho aquecido, a Prefeitura de Hortolândia prepara novas ações. Uma delas é mais uma edição do Feirão de Empregos, marcada para 27/10, na Câmara Municipal, com 2.000 vagas distribuídas por 60 empresas participantes. Segundo a administração municipal, as três edições já realizadas reuniram 8.000 vagas.
A Prefeitura também promove o Encontro Mensal de Emprego. Em setembro, foram realizados três encontros, dois em parceria com o Mercado Livre e um com a EMS.
Outra iniciativa em implantação é o programa Banco de Talentos, por meio do qual a população pode compartilhar o currículo. A próxima etapa será tornar o programa operacional para empresas, que poderão consultar os currículos cadastrados.
O município ainda atua para fortalecer o PAT, com previsão de levar o serviço aos CRASs, que são geridos pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação também tem intensificado os contatos com empresas da cidade para ampliar a quantidade de vagas oferecidas pelo PAT.
Perguntas frequentes
Qual foi o saldo de empregos formais em agosto?
Hortolândia registrou saldo de 558 empregos formais em agosto.
Qual setor mais contratou no mês?
O setor de serviços liderou as contratações, com 367 vagas.
Quando será o Feirão de Empregos?
O Feirão de Empregos está marcado para 27/10, na Câmara Municipal.
Quantas vagas serão ofertadas no Feirão?
Serão 2.000 vagas, disponibilizadas por 60 empresas participantes.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Prefeitura de Hortolândia - Serviços Prestados - Portal - 18 a 30/09







Rede CreaLab Coworking - Creasp
Mês do cliente Natura
G2 Contabilidade
Grand Theft Auto VI
Cinema em Hortolândia