• Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
quarta-feira, setembro 30, 2026
Portal Hortolândia
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
No Result
View All Result
Portal Hortolândia
No Result
View All Result

Hortolândia inicia 3ª fase do projeto em parceria com Estado sobre monitoramento de escorpiões

Prefeitura by Prefeitura
18/11/2022
in Hortolândia
escorpiao

Objetivo do projeto, previsto para durar dois anos, é orientar moradores sobre a prevenção de acidentes com escorpião e monitorar presença do artrópode na região do Jd. Amanda

Os moradores devem estar atentos e redobrar os cuidados para evitar a entrada de escorpiões. Para auxiliar a população nessa tarefa, a Prefeitura de Hortolândia iniciou a 3ª fase do projeto de monitoramento e controle de escorpiões em uma área delimitada do Jardim Amanda, nesta quinta-feira (17/11). A ação é feita pela UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, em parceria com o governo do Estado, por meio da antiga Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).

Prefeitura de Hortolândia - Serviços Prestados - Portal - 18 a 30/09 Prefeitura de Hortolândia - Serviços Prestados - Portal - 18 a 30/09

A médica veterinária do órgão, Tosca de Lucca Benini Tomass, explica que os agentes retornam aos imóveis visitados nas fases anteriores. “As equipes verificam se os moradores adotaram as medidas recomendadas nas visitas anteriores para evitar o acesso dos escorpiões em suas residências”, destaca a especialista. A 3ª fase está prevista para ser terminada na próxima semana. 

Início do projeto – escorpião

A médica veterinária explica que Hortolândia foi escolhida para participar do projeto por já ter um trabalho estruturado de controle e orientação sobre escorpiões e por registrar um número expressivo de acidentes com os artrópodes. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão também da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 126 notificações de acidentes com escorpião. 

A primeira etapa do projeto começou em março deste ano, quando a UVZ e uma equipe de agentes comunitários de saúde da UBS (Unidade Básica de Saúde) Amanda I visitaram 723 imóveis, dos quais 293 foram efetivamente trabalhados. 

Nas visitas, os agentes vistoriaram áreas externas e internas das casas para avaliar potenciais acessos de entrada de escorpiões e abrigos onde eles possam se esconder. Os agentes também deram orientações aos moradores sobre medidas que devem ser adotadas para evitar a presença dos animais nas residências.

De acordo com a médica veterinária Tosca Tomass, os agentes verificaram nas áreas internas se havia frestas em portas e janelas, ralos sem tampa ou tela, pontos de energia e paredes sem reboco. Já nas áreas externas também foram verificados se havia ralos sem tampa ou tela, caixa de gordura, entulhos, acúmulo de madeira, de materiais inservíveis, de folhas e restos de poda de plantas em quintais com jardim ou vegetação. 

Segunda fase

A segunda fase do projeto aconteceu em julho deste ano. Na ocasião, os agentes retornaram aos imóveis visitados para verificar se os moradores adotaram as medidas de controle orientadas na primeira fase e vistoriar os imóveis que não foram trabalhados. O projeto deve durar dois anos.

A Prefeitura de Hortolândia ainda reforça que outra medida importante que a população deve adotar para evitar a presença de escorpiões em suas casas ou na região onde mora é fazer o descarte correto de resíduos nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). Atualmente, o município conta com 12 PEVs. A Prefeitura já iniciou a construção do 13º PEV no Jardim Estefânia.

Armadilhas – escorpião

Em paralelo a esse projeto, a Prefeitura de Hortolândia já realiza, desde 2019, o monitoramento da presença de escorpiões em outras regiões da cidade. A ação é realizada por meio da colocação de armadilhas nas redes subterrâneas de águas pluviais e de esgoto. 

As armadilhas consistem de placas de espuma ondulada instaladas pelo órgão em redes de águas pluviais e de esgoto. Os escorpiões se escondem nesses locais durante o dia. A UVZ constatou a suspeita que os escorpiões mudaram de hábitos nas áreas urbanas. De acordo com o órgão, atualmente há armadilhas colocadas nas regiões do Jardim Amanda onde é realizado o projeto, e em outras regiões da cidade onde foi constadada por moradores a presença de escorpiões.

Acidente ou picada – escorpião

Caso a população encontre escorpião em casa ou na região onde mora, deve entrar em contato imediatamente com a UVZ pelo telefone (19) 3897-3312, ou pelo e-mail uvz@hortolandia.sp.gov.br. Os agentes do órgão irão até o local para recolher o animal e vistoriar a área. 

Já em caso de acidente ou picada de escorpião, a Secretaria de Saúde orienta para que a vítima seja levada imediatamente para alguma das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do município ou o Hospital Municipal.

Fonte: Prefeitura

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Previous Post

Receita de Pizza de Frigideira com Massa Caseira

Next Post

Escolas municipais de Hortolândia se mobilizam e conquistam oito cadeiras de rodas na campanha do “Lacre Solidário”

Related Posts

Nova ETE de Hortolândia terá tecnologia inédita no Brasil e capacidade para tratar 50 milhões de litros de esgoto por dia
Hortolândia

Nova ETE de Hortolândia terá tecnologia inédita no país

Futebol Amador: Campo do Rosolém recebe final da categoria Master 40+, sábado (03/10), a partir das 16h30
Hortolândia

Campo do Rosolém recebe final do Master 40+

Ruas ao redor de unidade de ensino no Jd. Nova Boa Vista são contempladas com reforço de pintura de sinalização
Hortolândia

Prefeitura reforça sinalização no entorno de escola no Nova Boa Vista

Hortolândia abre inscrição para candidatos à eleição de cargos em vacância do Conselho Municipal de Política Cultural
Hortolândia

Hortolândia abre inscrição para cargos do CMPC

Hortolândia adere a programa da Controladoria Geral da União para fortalecimento de ações de transparência, ética e integridade
Hortolândia

Hortolândia adere ao Time Brasil da CGU

Hortolândia participa pelo terceiro ano consecutivo com estande na 15ª Feira do Empreendedor do Sebrae
Hortolândia

Hortolândia terá estande na Feira do Empreendedor do Sebrae

Next Post

Escolas municipais de Hortolândia se mobilizam e conquistam oito cadeiras de rodas na campanha do “Lacre Solidário”

Rede CreaLab Coworking - Creasp Rede CreaLab Coworking - Creasp
Mês do cliente Natura Mês do cliente Natura
G2 Contabilidade G2 Contabilidade
Grand Theft Auto VI Grand Theft Auto VI
CineSystem Hortolândia Cinema em Hortolândia

Posts recentes

  • Impacto das Peças Chinesas no Mercado Automotivo Brasileiro
  • São Paulo garante 25 mil ingressos para clássicos decisivos
  • Revolução Verde: Caminhões Elétricos Transformam Logística no Brasil
  • São Paulo avança em parceria e garante R$ 140 milhões de antecipação
  • Impacto das Novas Regras de Origem no Comércio de Elétricos
No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026

Portal Hortolândia