Hortolândia alerta que vírus da gripe circula o ano todo
A Prefeitura de Hortolândia alerta que o vírus da gripe circula ao longo de todo o ano e mantém a vacinação contra a doença nas UBSs. Até o momento, o município já aplicou mais de 65.000 doses, o que representa cobertura vacinal de 55%, acima dos índices estadual, de 52%, e nacional, de 51%.
Segundo a administração municipal, a campanha foi iniciada em março e segue com foco nos grupos prioritários: gestantes, idosos a partir de 60 anos e crianças menores de seis anos. A meta de imunização para esses públicos é de 90%.
Horário ampliado facilita a vacinação contra a gripe
A enfermeira do Programa de Imunização do município, Ana Paula Fernandes, informa que sete UBSs funcionam em horário ampliado durante a semana para facilitar o acesso de quem trabalha. Ela destaca que, entre 16h e 18h30, o movimento costuma ser tranquilo e sem filas.
Até às 17h30, podem ser procuradas as UBSs Amanda II, Dom Bruno Gamberini, Rosolém e Santa Clara. Até às 18h30, o atendimento está disponível nas UBSs Amanda I, Figueiras e Parque do Horto.
“A procura por vacinação nessas unidades que funcionam em horário ampliado é muito pequena das 16h às 18h30. Nesse horário, o movimento costuma ser tranquilo e sem filas”, disse Ana Paula Fernandes. Ela também reforça que o vírus da Influenza circula o ano inteiro e que a proteção deve ser mantida até a próxima temporada outono/inverno.
Quem perdeu a caderneta de vacinação também pode ir à UBS para se imunizar contra a gripe e atualizar outras vacinas. A enfermeira explica que é possível consultar no sistema de cada UBS quais vacinas ainda faltam receber.
Cobertura da gripe em Hortolândia
Este ano, Hortolândia registra 36 casos notificados de gripe e três óbitos. Entre os grupos prioritários, a cobertura está em 89% entre gestantes, 54% entre idosos a partir de 60 anos e 52% entre crianças menores de seis anos.
Confira a cobertura vacinal informada pelo município: gestantes, população-alvo de 1.990 pessoas, 1.781 doses aplicadas e 89% de cobertura; idosos a partir de 60 anos, população-alvo de 32.992 pessoas, 17.824 doses aplicadas e 54% de cobertura; crianças menores de 6 anos, população-alvo de 16.619 pessoas, 8.801 doses aplicadas e 52% de cobertura.
Perguntas frequentes
Onde está disponível a vacinação contra a gripe em Hortolândia?
A vacinação segue nas UBSs do município, com sete unidades em horário ampliado durante a semana.
Qual é o melhor horário para encontrar atendimento mais tranquilo?
Segundo a enfermeira Ana Paula Fernandes, entre 16h e 18h30 o movimento costuma ser tranquilo e sem filas nas unidades com horário ampliado.
Quem faz parte dos grupos prioritários da campanha?
Os grupos prioritários são gestantes, idosos a partir de 60 anos e crianças menores de seis anos.
O que fazer se a pessoa perdeu a caderneta de vacinação?
Ela pode procurar uma UBS para se vacinar contra a gripe e atualizar outras vacinas, com consulta ao sistema da unidade.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
NEGOCIA HORTOLÂNDIA 


