• Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
quarta-feira, julho 22, 2026
Portal Hortolândia
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026
No Result
View All Result
Portal Hortolândia
No Result
View All Result

Aprendizes de Libras dizem porque fazem formação gratuita promovida pela Prefeitura

Prefeitura by Prefeitura
03/08/2022
in Hortolândia

Curso da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é referência na região e, além de preparar profissionais da área, ensina a língua dos surdos a membros da comunidade

Ter acesso a novos conhecimentos; comunicar-se com efetividade com alguém surdo no trabalho, na escola, na igreja ou em outro espaço social; apoiar quem atua na área. Vários são os motivos que levaram alguns moradores de Hortolândia a preencher as vagas disponibilizadas à comunidade pela Prefeitura, na edição deste ano da formação continuada em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O curso, lançado em 2010 pelo CFPF (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro, era inicialmente voltado somente a profissionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Em razão da grande aceitação, foi sendo aperfeiçoado e ampliado e, em 2013, já com viés profissionalizante, passou a atender também a comunidade em geral, gratuitamente.

A edição 2022 reúne 100 estudantes, organizados em duas turmas, ambas com 50 vagas, uma delas de educadores da rede municipal de ensino e a outra de membros da sociedade em geral. As aulas começaram no dia 14 de junho e são conduzidas pelas professoras especialistas Elaine Ap. da Silva e Kátia Regina Curado Cópia, com coordenação de Educação Especial de Milena Castro de S. R. Oliveira. É ministrado de maneira híbrida, alternando encontros semanais presenciais, às terças-feiras, das 18h30 às 20h30, no auditório do CFPF “Paulo Freire”, com encontros remotos, totalizando uma carga horária de 80 horas/aula.

“As aulas me surpreenderam. A professora é muito boa no que faz, ensina de maneira bem didática. Vale muito a pena. A gente estava treinando num local e uma surda que nos viu veio falar com a gente e perguntou se éramos também surdos. Dissemos que não, estávamos aprendendo a língua. Percebemos, então, que sempre tem alguém precisando e, se a população despertasse para fazer o curso, até para ajudar pessoas, seria muito bom. Eu recomendo. Está sendo muito proveitoso para mim”, afirmou o aluno César Cezar, morador de Hortolândia que se inscreveu para apoiar a esposa, que se interessa por aprender a língua brasileira de sinais.

“As aulas são muito boas. É um conhecimento aprender uma nova língua. A comunicação surda fica melhor, para a gente entendê-los melhor e ter uma comunicação melhor. As aulas abrem uma visão totalmente diferente de um mundo que muitos desconhecem e não dão valor. A gente observa que a necessidade é grande e graças a Deus está crescendo. Na parte de Libras, vejo que Hortolândia é um dos lugares que dá mais atenção. Estou muito grata por participar e poder ajudar os surdos a se comunicarem melhor”, destaca Jusimara Pereira, moradora de Hortolândia e aluna de uma das turmas.

Para a formadora Kátia Regina Curado, disponibilizar esta formação em Libras para a comunidade é de suma importância. “Com as leis de Libras e de inclusão, os surdos começaram a ficar mais em evidência. Estudam, trabalham, têm uma penetração na sociedade bastante relevante. Uma coisa que é muito difícil para eles, por exemplo, é na área da saúde, do direito e mesmo na esfera educacional. Quanto mais pessoas preparadas para entendê-los, melhor, já que Libras é a nossa segunda língua oficial no País todo. As pessoas têm que fazer jus à categoria que tem a Libras. Imagina que um surdo vai a uma loja e escolhe uma roupa. Se não serve para ele ou ele quer outra cor e a atendente não sabe o que ele está falando, como fica? Nem todos se utilizam da grafia. Então, a pessoa precisa estar preparada para atender, acolher, receber e incluir esse surdo, da maneira como ele precisa e merece”, esclarece a professora.

“Esse é um curso de referência na região metropolitana e no Brasil, porque estive em vários congressos no INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), no Rio, apresentei três vezes projetos diferentes, relacionados à profissionalização dos professores da rede municipal de Hortolândia e da comunidade, de custo zero, que oferece apostila, tratamento individualizado, tem aulas práticas e teóricas. A comunidade surda da nossa cidade e a de Campinas, que se entrelaçam, são convidadas a participar do curso, trazemos instrutores surdos para auxiliar. Temos muito apoio da Prefeitura também neste oferecimento, porque, em muitos lugares, este curso é cobrado e não tem pessoal preparado e a preparação é fundamental. Temos a didática e a prática juntas. Isso faz com que Hortolândia saia na frente no ensino tanto bilingue para a rede municipal, quanto nesta formação”, ressalta a formadora Elaine Aparecida da Silva, uma das 25 professoras selecionadas pelo MEC (Ministério da Educação) para multiplicar o ensino de Libras no País.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

ParkCity Sumaré
Promoção Julho Black Brasil 2026
Previous Post

Entorno do novo viário Santa Fé recebe plantio de mais de 1,6 mil mudas de árvores nativas

Next Post

Hortolândia recebe concerto da Camerata Septimus Ensemble

Related Posts

Operação Tapa-Buraco
Hortolândia

Operação Tapa-Buraco avança na Avenida da Emancipação e em bairros de Hortolândia

Praça dos Namorados
Hortolândia

Praça dos Namorados, em Hortolândia, passa por revitalização com nova academia ao ar livre

infecção pelo HIV
Hortolândia

Hortolândia oferece medicamentos gratuitos para prevenir infecção pelo HIV; saiba quem pode utilizar

Parque Socioambiental do Jardim Amanda
Hortolândia

Parque Socioambiental do Jardim Amanda ganha novos brinquedos e amplia área de lazer

onibus-hortolandia
Hortolândia

Ônibus em Hortolândia: confira as linhas municipais, tarifa e itinerários

Cartório de Hortolândia
Hortolândia

Cartório de Hortolândia: confira os serviços, horários e formas de atendimento

Next Post

Hortolândia recebe concerto da Camerata Septimus Ensemble

ParkCity Sumaré
Promoção Julho Black Brasil 2026

CineSystem Hortolândia
Cinema em Hortolândia

rmc urgente
Notícias de Campinas

Notícia Sumare
Notícia Sumaré

Posts recentes

  • Bolsa Família: Beneficiários com NIS final 3 recebem nesta quarta-feira (22)
  • Horóscopo de hoje, 22 de julho de 2026: Lua em Escorpião
  • Lotofácil em Campinas premia 13 apostas nesta terça
  • Resultado da Quina 7071 acumula; prêmio vai a 12,8 milhões
  • Resultado da Lotofácil 3741: Fortaleza leva R$ 14,2 milhões
No Result
View All Result
  • Início
  • Web Stories
  • Notícias
    • Hortolândia
    • Nossa Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Policial
    • Automóvel
    • Esportes
    • Cursos
  • Seções
    • Coluna
    • Culinária
    • Economia
    • Saúde & Beleza
    • Outros
    • Anúncios
  • Cultura & Lazer
    • Eventos
    • Passeios e Viagens
    • TV, Cinema e Teatro
  • Empregos
    • Vagas de emprego
  • Rodeio 2026

Portal Hortolândia