Connect with us

Empregos

Fiscalização contra ligação irregular de esgoto. Conta com denuncia via Whats.

Publicado

em

esgoto

Na manhã desta terça-feira (16/04), foi feito um mutirão de fiscalização contra ligações irregulares de esgoto no Jardim Nova Alvorada. O objetivo do trabalho é identificar as residências com ligações de esgotos na rede de águas pluviais. Além de fiscalizar, um trabalho educativo e de conscientização também aconteceu com a entrega de panfletos em aproximadamente 400 residências, explicando a importância dos moradores regularizarem as ligações de esgoto no bairro.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, a fiscalização é realizada em aproximadamente 40 bocas de lobo, onde a ligação das tubulações da rede de águas pluviais são acopladas. Os dispositivos estão distribuídos em oito quadras do bairro.  Resíduos sanitários e a água utilizada nas pias, tanque e máquinas de lavar também devem ser direcionadas para a rede de esgoto e não para a rede de águas pluviais.

Anuncio

Direcionar as ligações da rede de esgoto para a rede de águas pluviais é prejudicial ao meio ambiente. No Jardim Nova Alvorada, as ligações irregulares levam o esgoto direto ao espelho d’água do Parque Socioambiental Lago da Fé, causando o proliferamento de plantas aguapés, mau cheiro e risco de doenças e contaminação às pessoas. 

Ainda de acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a próxima etapa do trabalho será realizada entre os dias 23 e 29 deste mês em bairros da região do Jardim Nova Hortolândia.

Advertisement

Denúncias podem ser realizadas por meio da linha direta da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo), pelo telefone 08000550195 ou pelo Whatsapp da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no número (19) 999761840.

Histórico – Esgoto em Hortolândia

•Década de 80: organização de movimentos populares em prol do esgoto

•1997: a Sabesp assume os serviços de água e esgoto na cidade. No contrato de concessão é previsto o prazo de dois anos para oferecer coleta e tratamento de esgoto.

Advertisement

•2003: a Sabesp inicia as obras da ETE, paralisadas depois por questões jurídicas envolvendo a concessionária e a empreiteira contratada para realizar a obra.

•2005: o prefeito Angelo Perugini assume a Prefeitura e inicia o trabalho de parceria com a Sabesp, para agilizar as obras de esgoto.

•2006: a população vai às ruas reivindicar à Sabesp esgoto coletado e tratado. No mesmo ano, a Sabesp retoma as obras de rede coletora de esgoto e libera as primeiras ligações de residências a rede coletora de esgoto.

•2007: a Prefeitura cria a Comissão de Acompanhamento de Obras de Esgoto, composta por representantes da sociedade civil. No mesmo ano, a Sabesp retoma as obras da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

Advertisement

•2009: a ETE é inaugurada e, quatro meses depois, já tratava 30% do esgoto do município.

•2012: no segundo governo do prefeito Perugini, 72% da cidade tinha cobertura com rede coletora.

•2018: Hortolândia apresenta 95% de atendimento total de esgoto e recebe prêmio da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária).  

•2019: a cobertura da rede coletora atinge 96,3%.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Observação: Dependendo do dia que estiver vendo está postagem a vaga poderá não estar mais disponível.

Para conferir mais vagas de emprego clique aqui

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Concurso da Unicamp Concurso da Unicamp
Nossa Região1 hora ago

Unicamp registra aumento de alunos de escolas públicas em 2024

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registrou um aumento na proporção de alunos provenientes de escolas públicas matriculados em 2024,...

delegaciaCampinas delegaciaCampinas
Policial2 horas ago

Tragédia em Campinas: Mulher é morta após esfaquear namorado

Uma mulher de 46 anos foi morta a tiros na noite deste domingo (28), em um incidente violento no Parque...

viatura policia civil viatura policia civil
Policial2 horas ago

Tragédia em Indaiatuba: Homem mata namorada e comete suicídio

Na noite deste domingo (28), uma tragédia abalou o município de Indaiatuba. Um homem de 41 anos, identificado como Mario...

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Cidade2 horas ago

Tragédia em Hortolândia: muro cai e mata trabalhador

Na última sexta-feira (26), uma tragédia abalou Hortolândia, quando um muro desabou sobre um trabalhador durante uma obra. O incidente...

Incêndio de grandes proporções Incêndio de grandes proporções
Nossa Cidade2 horas ago

Incêndio de grandes proporções assusta moradores do Novo Ângulo, em Hortolândia

Um incêndio de grandes proporções atingiu um terreno localizado no Novo Ângulo em Hortolândia. Moradores de um condomínio situado na...

ripa de madeira ripa de madeira
Policial4 horas ago

Homem é preso após bater com ripa de madeira em criança, que vai a óbito, em Monte Mor

Na tarde do último sábado (27), uma criança que havia chegado ao hospital de Monte Mor, supostamente vítima de agressão,...

Jornada de Capacitação Empreendedora Jornada de Capacitação Empreendedora
Cursos5 horas ago

Inscrições e aulas gratuitas para Jornada de Capacitação Empreendedora em Hortolândia: aulas de marketing, finanças e muito mais

Oportunidade para empreendedores de Hortolândia! O Fundo Social de Solidariedade, em colaboração com o SEBRAE, está promovendo uma Jornada de...

Advertisement
cinema

Populares