Connect with us

Passeios e Viagens

São Roque: Um Destino de Enoturismo e Belezas Naturais no Turismo Rural

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

Sao Roque

São Roque, localizada a apenas 67 km da capital, é uma estância turística que se destaca no cenário do Turismo Rural, atraindo anualmente mais de 600 mil visitantes. Com seu clima serrano agradável e excelente infraestrutura hoteleira, além de uma gastronomia diversificada, a cidade vem ganhando destaque na atividade turística.

Enoturismo é uma atividade turística que tem como objetivo a apreciação do sabor e aroma de vinhos, além do aprofundamento nas tradições e cultura dos lugares que os produzem.

Anuncio


Um dos principais atrativos do destino é o famoso Roteiro do Vinho, onde os turistas têm a oportunidade de vivenciar a tradição e história por meio de adegas, vinícolas, restaurantes, hotéis e pousadas, tudo em meio à exuberante natureza da Mata Atlântica preservada. As 15 vinícolas locais têm buscado aumentar a produção de vinhos finos, orgulhando-se em apresentar ao visitante a importância do enoturismo, uma viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos, bem como das tradições e cultura da região produtora dessa bebida.

Além da riqueza vitivinícola, São Roque também é conhecida como a terra da alcachofra, e anualmente uma grande exposição é realizada para exibir as iguarias baseadas nessa flor comestível. A cidade é palco da famosa Expo São Roque, que acontece nos meses de outubro e novembro, uma festa que une a tradição do vinho e da alcachofra.

Advertisement
vinho

Os turistas têm a oportunidade de conhecer outros atrativos imperdíveis, como o Morro do Cruzeiro, onde se encontra uma Cruz e a imagem do padroeiro da cidade, São Roque; a Casa Grande e Capela de Santo Antônio, construídas em 1681 e tombadas pelo IPHAN em 1947, que já pertenceram ao escritor Mário de Andrade; a Mata da Câmara, a maior reserva ecológica da região reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade; e o moderno Ski Mountain Park, um parque de esqui artificial considerado um dos mais importantes centros de entretenimento de montanha artificial da América Latina.

O investimento do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR/SP) tem sido fundamental para impulsionar o turismo na cidade. Em 2023, foi repassado o valor de R$ 539.004,06 para obras turísticas em andamento em São Roque.

São Roque se firma, assim, como um destino imperdível para os amantes do enoturismo e para aqueles que buscam desfrutar de belezas naturais em um ambiente de turismo rural encantador.

Como chegar – Para ir até São Roque, partindo da Capital SP, é preciso acessar a saída 54B no sentido capital/interior da rodovia Castello Branco (SP-280) e seguir em direção ao destino.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Passeios e Viagens

5 cidades próximas a Hortolândia para viajar na Páscoa

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

cidades próximas a Hortolândia para viajar

Que tal conhecer cidades próximas a Hortolândia para viajar nesta Páscoa? Com essa lista em mãos você poderá conferir a variedade de atrações em nossa região, seja em Holambra, Itu ou nas outras que apresentaremos aqui.

5 cidades próximas a Hortolândia para viajar na Páscoa

Holambra (aproximadamente 50 km de distância)

Seu maior destaque é a famosa Expoflora, mas além disso, Holambra oferece outros atrativos, como um roteiro gastronômico, com restaurantes que servem pratos típicos da culinária holandesa, o Moinho Povos Unidos e o Museu Histórico da Imigração.

Anuncio


Para quem deseja estender sua estadia, a cidade dispõe de diversas opções de hospedagem, incluindo hotéis, pousadas e campings, garantindo uma experiência completa em contato com a natureza.

Atibaia (aproximadamente 87 km de distância)

O local oferece uma variedade de atividades voltadas para esportes e ecoturismo, como voo de asa delta, tirolesa e arvorismo, que podem ser praticados no Monumento Natural Estadual da Pedra Grande.

Advertisement

Além disso, Atibaia conta com uma ampla oferta de hospedagem em hotéis e pousadas, proporcionando conforto e tranquilidade aos visitantes durante sua estadia.

cidades próximas a Hortolândia para viajar
cidades próximas a Hortolândia para viajar

Serra Negra (aproximadamente 90 km de distância)

Além das famosas fontes de água, Serra Negra oferece belas paisagens, como o Alto da Serra, de onde é possível avistar mais de 10 cidades da região. Os visitantes também podem desfrutar de espaços verdes, como o Parque e Represa Dr. Jovino Silveira e o Lago dos Macaquinhos.

Com uma variedade de opções de hospedagem, desde hotéis a pousadas, Serra Negra é um destino ideal para quem busca relaxamento e contato com a natureza.

cidades próximas a Hortolândia para viajar
cidades próximas a Hortolândia para viajar

Bragança Paulista (aproximadamente 89 km de distância)

Bragança Paulista oferece diversas opções de turismo em meio à natureza. O Lago do Taboão é um dos principais pontos turísticos da cidade, ideal para atividades de lazer e descanso.

Além disso, Bragança Paulista possui o Bosque das Araucárias e o Parque Refúgio das Aves, que são espaços de preservação ambiental da fauna silvestre. Outro destaque é a Represa do Jaguary, parte do Complexo Cantareira, que oferece paisagens deslumbrantes e atividades ao ar livre para os visitantes.

cidades próximas a Hortolândia para viajar
cidades próximas a Hortolândia para viajar

Itu (aproximadamente 58 km de distância)

Itu é um ótimo destino para quem busca contato com a natureza, com opções de campings, pousadas e fazendas para hospedagem. O Parque Maeda é um dos locais mais populares, oferecendo diversas atividades de lazer, como pesca, hospedagem e gastronomia.

Com sua rica oferta de atrações e opções de hospedagem, Itu é uma escolha ideal para quem deseja uma viagem divertida e memorável durante a Páscoa.

Advertisement
cidades próximas a Hortolândia para viajar
cidades próximas a Hortolândia para viajar

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Passeios e Viagens

Complexo turístico de Itu (SP) é destino ideal para passeios em família

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

maeda

O Parque Maeda, localizado em Itu, interior de São Paulo, é muito procurado por visitantes de outras cidades do estado e também da capital – estes, buscando refúgio no sossego e no clima bucólico do interior.

Cerca de 70% das pessoas que visitam o local são da Grande São Paulo, incluindo Guarulhos, Barueri, Cotia, as cidades do Grande ABC e a capital. Os turistas são atraídos pela proximidade do parque – Itu fica a 75 km de São Paulo – e por sua proposta de turismo rural, contato com a natureza e tranquilidade.

Jardim Japonês

Anuncio


Uma das atrações do local é o Jardim Japonês, considerado um dos maiores do Brasil. São 27.500 m² de área verde em um primoroso projeto de paisagismo com espelhos d’água com carpas Koi, bonsais, ponte japonesa, cascatas, arbustos, árvores e flores de diversas espécies. O jardim foi projetado cuidadosamente com simbolismos que remetem à cultura japonesa. A proposta do Jardim Japonês dentro do Parque Maeda é ser um refúgio calmo e repleto de verde, com elementos de paisagismo e decoração que transmitem harmonia e espiritualidade. Para chegar ao jardim, o visitante pode utilizar o teleférico – que garante bons momentos de diversão nas alturas e ainda proporciona uma vista panorâmica do parque – ou o trenzinho, outra divertida atração acompanhada por monitores que explicam cada trecho do passeio.

Outros atrativos

O local conta ainda com diversas piscinas com toboáguas para adultos e crianças, pedalinho aquático e quadriciclo, além de atrações como Árvores Gigante e Rodas D’Água. Para quem gosta de pescar, o espaço conta com três locais: o pesqueiro que fica dentro do parque, o Tancão e os Tanques de Engorda – em todos eles é praticada a pesca esportiva, ou seja, pesca e solta.

Advertisement

Outro grande atrativo é o restaurante, considerado um dos maiores self-service do Brasil. São várias opções de pratos da tradicional culinária brasileira, diversidade em massas, carnes e saladas, além de comida japonesa.

Sobre o parque

O Maeda conta com infraestrutura completa de lazer e hospedagem ao visitante, incluindo pesqueiro, um dos restaurantes mais diversificados do país e um dos maiores jardins japoneses do Brasil. É possível ter acesso ao Parque Maeda pelo passaporte day use. O passaporte é um pacote que já inclui o almoço, passeios como jardim japonês, árvore gigante e rodas d’água, parque aquático, pesca esportiva, passeios de trenzinho e de teleférico, pedalinho e quadriciclo. Com o passaporte day use o almoço é à vontade com uma grande variedade de pratos quentes, comida japonesa e bebida não alcoólica. O passaporte pode ser adquirido antecipadamente pelo site: https://parquemaeda܂com܂br/vendas-online/

O parque aquático do Maeda tem piscinas com toboáguas para crianças e adultos e conta com o apoio e a segurança de monitores e salva-vidas. Há, ainda, passeios a cavalo e voo de helicóptero por todo o perímetro do parque. A vista panorâmica é incrível e atrai muita gente.

Advertisement

Pesca esportiva e hospedagem

Para quem gosta de pesca esportiva, o Maeda é o lugar certo. O complexo de lazer tem diversos espaços para a prática da pesca, sendo eles: Tancão, Tanques de Engorda, Caiaque Fishing e tanques do próprio parque. Em todos eles é possível fisgar espécies diferenciadas em meio a uma exuberante paisagem natural, repleta de verde e ar fresco.

Para ter uma experiência ainda mais bacana e aproveitar com calma, hospede-se na Pousada Maeda. A pousada já conta com uma piscina privativa e fica ao lado do Parque Maeda. Há apartamentos e chalés para casais e famílias com banheiro, TV, frigobar e roupas de cama e banho.

SERVIÇO:

WhatsApp: (11) 94303-9767

Advertisement

Telefone: (11) 2118-6200

Endereço: Rodovia Deputado Archimedes Lammoglia, Km 18 – Itu/SP

Site

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Passeios e Viagens

Sabores da Praia: baixa temporada em Ilhabela (SP) será recheada de opções gastronômicas

Avatar de Redação G.

Published

on

ilhabela

Abril e maio são considerados os melhores meses para visitar Ilhabela, arquipélago localizado no litoral norte do estado de São Paulo. Com o término da temporada de verão, as praias ficam praticamente vazias, o que proporciona aos visitantes momentos propícios para mergulho ou banho de sol, já que durante a primavera o clima é ameno durante o dia e friozinho à noite.

A cidade é repleta de praias, cachoeiras, trilhas, ecoturismo, birdwatching, mergulho, esportes náuticos, cultura, história e, claro, muita gastronomia.

Anuncio


O cenário é perfeito para os turistas conhecerem a rica e variada gastronomia da ilha. São restaurantes, bares, lanchonetes, quiosques de praia, entre outros estabelecimentos, que produzem pratos memoráveis utilizando o que a ilha pode oferecer de melhor: os frutos do mar.

Quem estiver em Ilhabela entre os dias 18 de abril e 19 de maio poderá experimentar alguns dos pratos que estarão participando do 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela, uma iniciativa inédita do Ilhabela Convention & Visitors Bureau. O público também poderá escolher alguns dos meios de hospedagens em Ilhabela para curtir o evento. Para conhecê-los, basta clicar aqui.

Advertisement

Em breve todas essas delícias estarão no site oficial do evento. Entre os restaurates participantes estão o Ateliê do Tonhã, Banana da Terra, Eme Haus, Espaço Tangará, Flamboyant, Hygge, Makai, Portofino, Portu Brasil, Sandara, Uno Gastronomia, Viana Praia, entre outros.

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela será realizado pelo Ilhabela Convention & Visitors Bureau em parceria com o Grupo Sabores, patrocínio de Sandara Comida Libanesa Artesanal e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, do Portal Hora Campinas e da Revista Travel for Life.

Pratos

O badalado Makai Ilhabela, especializado em gastronomia brasileira, mediterrânea e japonesa, criou um prato que certamente irá atiçar o paladar dos amantes do camarão, o Risoto de Camarão Brie. O Chef José Carlos Souza, que realiza o preparo do prato à italiana, utilizou uma combinação de ingredientes que resultou em uma explosão de sabores marcantes e saborosos.

Advertisement

Além do arroz arbóreo, considerado a “matéria-prima” essencial para o preparo de qualquer risoto, o chef incluiu generosas porções de camarões médios e sete barbas salteados e acrescentou o queijo brie com damasco e castanhas. O prato é finalizado com camarão grande crocante, manteiga e parmesão. O Makai também é especializado em pizza e está situado no Píer da Vila, com uma privilegiada vista do Canal de São Sebastião. Com sorte, é possível até celebrar o pôr do sol.

Hygge, que funcionava na Praia do Veloso e desde outubro do ano passado começou sua operação em novo endereço, na Vila, com uma nova proposta, também apostará no camarão para conquistar o paladar do público. O Camarão Frida, idealizado pelo jovem e promissor Chef Rodolfo Mariano, é preparado com camarões salteados sobre base de guacamole, milho tostado na manteiga artesanal de camarão, crispy de parma e maionese de camarão.

Todos os pratos do cardápio harmonizam com drinks autorais da bartender Andreza Arruda. Para harmonizar com o Camarão Frida, a dica é pedir o Do Mato, um drink com sabor único, que carrega notas de cachaça curada em jequitibá rosa, damasco, hortelã, limão tahiti, melaço, base cremosa com aroma de capim santo e rum ouro. Ele traz o cheiro da brisa refrescante do mato e é finalizado com castanhas torradas.

O novíssimo Eme Haus, inaugurado há algumas semanas no icônico Hotel Mercedes, oferecerá ao público que prestigiará o festival o Peixe Grelhado com Legumes Assados. Ele é servido em uma caldeira de inox, que mantém a iguaria quente por mais tempo. Tudo muito bem temperado na dose certa.

Advertisement

Para preparar o prato, os Chefs Jane e Gui compõem o prato com uma pescada amarela grelhada, acompanhada por vinagrete de gengibre, couve flor, abobrinha e cebola assadas. Os ingredientes realçam o sabor do peixe, que inclusive desmancha na boca. O público poderá apreciar a iguaria em um ambiente aconchegante de frente para o mar.

Inscrições

As inscrições para o 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela, que foram prorrogadas, estão abertas até 10 de março e o formulário para a participação pode ser acessado clicando aqui. Enquanto o festival não acontece, o público poderá acompanhar os bastidores e novidades por meio do perfil oficial do evento no Instagram, com fotos e vídeos dos pratos participantes.

Além de restaurantes, também poderão participar do festival gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, quiosques de praia, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, hotéis, pousadas, cervejarias, produtores artesanais e similares. O evento se tornará uma grande vitrine para que os estabelecimentos possam divulgar seus produtos e serviços.

Advertisement

O Festival está sendo realizado pelo Ilhabela Convention & Visitors Bureau, inclusive para não associados, como forma de valorizar a rica e diversificada gastronomia típica caiçara, mesmo com toques contempoâneos, com pratos criativos preparados pelos chefs locais, com valores convidativos. A ideia é movimentar a ilha no período de baixa temporada.

1º FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DA PRAIA – EDIÇÃO ILHABELA

Data: de 18 de abril a 19 de maio de 2024

Local: Entre os estabelecimentos participantes

Advertisement

Informações: (11) 93279-5275

Inscriçõeswww.saboresdapraia.com.br

Instagram@saboresdapraiabr | @ilhabelaconvention

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

cometa cometa
Brasil12 horas ago

O Cometa do Diabo ilumina o céu brasileiro: como observá-lo neste abril celeste

Preparando-se para uma exibição celestial espetacular, o cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como o “Cometa do Diabo”, está prestes a fazer sua...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil12 horas ago

Mega-Sena 2715 com prêmio de R$ 100 Milhões: confira os números sorteados

Na noite deste sábado (20), foram revelados os números do concurso 2715 da Mega-Sena, diretamente do Espaço da Sorte. Os...

Idoso Idoso
Brasil13 horas ago

Corpo de idoso levado morto a uma agência é enterrado no Rio de Janeiro

Foi enterrado hoje (20/04) no Rio de Janeiro o corpo do idoso Paulo Roberto Braga, do caso que repercutiu mundialmente,...

lambuzada Campinas lambuzada Campinas
Nossa Região13 horas ago

Rafa Zimbaldi aciona MP contra prefeito por evento polêmico em Campinas

De acordo com Rafa Zimbaldi, o deputado estadual por São Paulo do partido Cidadania, uma recente controvérsia envolve o prefeito...

mega-sena mega-sena
Brasil23 horas ago

Sorteio de R$ 100 milhões da Mega-Sena acontece sábado

A Caixa Econômica Federal sorteia neste sábado o prêmio estimado de R$ 100 milhões pela Mega-Sena. O concurso 2.715 promete...

curso de jardinagem curso de jardinagem
Cursos2 dias ago

Inscrições gratuitas para curso de Jardinagem em Hortolândia

As inscrições gratuitas para o curso de Jardinagem em Hortolândia já começaram. A iniciativa visa qualificar profissionais e promover o...

Futebol Amador de Hortolândia Futebol Amador de Hortolândia
Esportes2 dias ago

Rodada promete ótimas disputas no Futebol Amador de Hortolândia, que acontece este fim de semana

O futebol amador de Hortolândia tem grandes confrontos neste fim de semana, em torneios de diversas categorias, como o Supermaster....

Advertisement
cinema

Populares