São Roque, localizada a apenas 67 km da capital, é uma estância turística que se destaca no cenário do Turismo Rural, atraindo anualmente mais de 600 mil visitantes. Com seu clima serrano agradável e excelente infraestrutura hoteleira, além de uma gastronomia diversificada, a cidade vem ganhando destaque na atividade turística.
Enoturismo é uma atividade turística que tem como objetivo a apreciação do sabor e aroma de vinhos, além do aprofundamento nas tradições e cultura dos lugares que os produzem.
Um dos principais atrativos do destino é o famoso Roteiro do Vinho, onde os turistas têm a oportunidade de vivenciar a tradição e história por meio de adegas, vinícolas, restaurantes, hotéis e pousadas, tudo em meio à exuberante natureza da Mata Atlântica preservada. As 15 vinícolas locais têm buscado aumentar a produção de vinhos finos, orgulhando-se em apresentar ao visitante a importância do enoturismo, uma viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos, bem como das tradições e cultura da região produtora dessa bebida.
Além da riqueza vitivinícola, São Roque também é conhecida como a terra da alcachofra, e anualmente uma grande exposição é realizada para exibir as iguarias baseadas nessa flor comestível. A cidade é palco da famosa Expo São Roque, que acontece nos meses de outubro e novembro, uma festa que une a tradição do vinho e da alcachofra.
Os turistas têm a oportunidade de conhecer outros atrativos imperdíveis, como o Morro do Cruzeiro, onde se encontra uma Cruz e a imagem do padroeiro da cidade, São Roque; a Casa Grande e Capela de Santo Antônio, construídas em 1681 e tombadas pelo IPHAN em 1947, que já pertenceram ao escritor Mário de Andrade; a Mata da Câmara, a maior reserva ecológica da região reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade; e o moderno Ski Mountain Park, um parque de esqui artificial considerado um dos mais importantes centros de entretenimento de montanha artificial da América Latina.
O investimento do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR/SP) tem sido fundamental para impulsionar o turismo na cidade. Em 2023, foi repassado o valor de R$ 539.004,06 para obras turísticas em andamento em São Roque.
São Roque se firma, assim, como um destino imperdível para os amantes do enoturismo e para aqueles que buscam desfrutar de belezas naturais em um ambiente de turismo rural encantador.
Como chegar – Para ir até São Roque, partindo da Capital SP, é preciso acessar a saída 54B no sentido capital/interior da rodovia Castello Branco (SP-280) e seguir em direção ao destino.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98