Connect with us

Passeios e Viagens

Paraty retoma agenda cultural com Festival de Gatronômico e Flip virtual

Publicado

em

A charmosa cidade de Paraty, acostumada a receber eventos e festivais, teve de rever seu calendário cultural neste 2020 atípico. A agenda foi adaptada à nova realidade e aos protocolos de segurança, dentro do programa “Paraty Espera Por Você”. Edições online foram sugeridas pelos próprios organizadores, diante das dificuldades logísticas e o risco representado por possíveis aglomerações.

Entre as boas notícias, o fim do ano chega temperado com o Festival Gastronômico de Paraty, que acontecerá presencialmente, de 4 a 6 de dezembro. A produção do Festival planeja um evento enxuto, com foco na participação online dos chefs convidados, e investir no circuito Gastronômico nos restaurantes, que vão preparar pratos especiais e temáticos.

Para esta edição, o tema é “Raízes”, no sentido literal da palavra: mandioca, batata doce, cenoura, beterraba, taioba de dedo…entre outras, mas também um motivo para explorar a base da identidade culinária local. Além dos tradicionais pratos especiais nos mais de 30 restaurantes participantes do Circuito, o evento terá aulas-show na Capelinha N.S. das Dores, um dos cartões postais de Paraty.

Participarão ainda os produtores locais, os chefs da cidade e os tradicionais artesãos, valorizando as razões pelas quais Paraty recebeu o título de Cidade Criativa e Patrimônio da Humanidade pela Unesco.  “Será um evento para saborear, em todos os sentidos, tanto pelo tema, raízes, como pela força de transformação que o setor gastronômico sempre teve e terá na nossa sociedade” diz Georgia Joufflineau, uma das organizadoras do Festival.

Flip Virtual

Também na primeira semana de dezembro, de 3 a 6, a 18ª edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) optou pelo formato virtual. A programação terá mesas transmitidas ao vivo, em plataforma própria e nas redes sociais do evento, além de vídeos gravados, programações de parceiros e eventos paralelos. Para as mesas ao vivo estão confirmadas as presenças de autores internacionais como a britânica Bernardine Evaristo (Londres, 1959 – vencedora do Booker Prize 2019), a colombiana Pilar Quintana (Cali – Colômbia 1972) e o brasileiro Itamar Vieira Junior (Salvador-BA, 1979).

“A Flip Virtual contará com uma linguagem própria que respeita o sentido original e o espírito da Festa: ser mais do que um mero evento, estabelecendo uma relação duradoura e permeável com Paraty”, comunicou a organização. Para isso, está sendo produzida uma série de vídeos que irão aproximar o público da cidade, oferecendo o sentido mais amplo da Festa, as histórias e personagens paratienses para dentro da edição online.

A Flip Virtual não terá um autor homenageado, como de costume. “Vamos homenagear artistas imprescindíveis à nossa cultura, que foram levados pela pandemia, como o escritor Sergio Sant’Anna, o compositor e letrista Aldir Blanc e o artista plástico Abraham Palatnik, entre muitos outros”, anunciaram os organizadores.

Casa da Cultura

Descobrir as particularidades que tornam Paraty um lugar extraordinário no mundo, a ponto de ser reconhecido pela Unesco com o título de Patrimônio Mundial, é um dos objetivos das novas exposições da Casa da Cultura de Paraty, reaberta ao público desde 13 de outubro (sob agendamento prévio).

Um dos programas legais na cidade é visitar a Casa, sempre com mostras interessantes e gratuitas. Estão em cartaz: “Paraty, Cultura e Biodiversidade”, “Caminhos do Mar”, “Farinha da Terra”, “Saberes e Fazeres: Armazém Paraty” e “Cirandeiros de Paraty: retratos de caiçaras por um caiçara”. 

As exposições mostram uma cartografia de “saberes e fazeres de Paraty”, levando a um passeio pelos antigos armazéns da cidade e mapeando conhecimentos dos povos caiçara, quilombola e indígena. Na mostra “Cirandeiros de Paraty”, os visitantes podem conhecer o ritmo Ciranda Elétrica, desdobramento da tradicional ciranda, além de conferir os retratos dos mestres e mestras da ciranda de Paraty. Sem esquecer que o casarão histórico que abriga a Casa da Cultura já vale a visita, por sua arquitetura e atmosfera únicas.

Onde ficar em Paraty

As pousadas de Paraty, em sua maioria, reabriram as portas no segundo semestre, como é o caso da Pousada do Sandi, um dos ícones de hospitalidade na cidade. Com novo projeto de decoração, e uma agência interna para customizar as experiências dos hóspedes, o up date inclui disponibilizar as informações em QR Code, entre outras novidades, como oferecer kombucha, a bebida probiótica do momento, no café da manhã, agora servido à la carte.

A pousada conta com os seus 27 quartos repaginados e adequados aos protocolos de segurança. Para quem deseja apreciar os eventos, ao vivo ou online, sentindo-se em Paraty, a Pousada do Sandi é o cenário perfeito, que mistura o colonial e o contemporâneo, com pegada cosmopolita e todos os confortos da modernidade.

Passeios e Viagens

Destinos para descansar em Goiás e São Paulo economizando seu dinheiro

Publicado

em

Por

Opções são para curtir a natureza em hotéis-fazenda e ainda colônia de férias para as crianças por meio de permutas na XporY.com

Nada melhor do que planejar um descanso sem gastar em reais em janeiro. Destinos como Goiás e São Paulo estão na lista para quem procura tranquilidade, um momento para relaxar, conforto, e ainda, esquecer da rotina neste mês de férias. As opções são tanto para a família quanto para as crianças.

Quem curte área verde, piscina, trilhas, comida caseira, brinquedos, detalhes que não podem faltar na vida do interior, pode aproveitar os momentos de lazer em hotéis-fazenda próximos a Goiânia. Lago de pesca, bar molhado com porções e drinks, áreas de descanso estarão no roteiro de diversão e lazer. Aos que preferem o mar, quartos modernos e confortáveis são opções em hotéis com localização privilegiada no litoral paulista.

Para utilizar esses serviços sem gastar em reais, a opção é a plataforma digital de permutas multilaterais do Brasil, que oferece produtos e serviços. A XporY.com é a plataforma oficial do Sebrae, onde é possível encontrar vários destinos, promover a divulgação, vendas e compras de produtos ou serviços com a moeda virtual, “X$”. O objetivo é impulsionar o negócio e economizar dinheiro. Para se inscrever gratuitamente é bem fácil, e pode ser feito na plataforma a qualquer momento. A única taxa a ser paga é de 10% em reais no valor da compra. Conheça mais sobre a solução pelo site https://xpory.com/cadastro.

Veja abaixo as opções para o descanso merecido em janeiro de 2022:

GOIÁS

Hotel-Fazenda Marco Polo

O hotel, em Cristianópolis, é um lugar para quem procura descansar, comer bem, se divertir, aproveitando uma noite de sono tranquilo e restaurador. Possui acomodações simples, projetadas em meio à natureza com arquitetura que lembra os momentos que gostamos de viver na fazenda. A hospedagem é de suíte sem banheira para 2 a 4 pessoas para aproveitarem duas noites e cinco refeições. Ofertas disponíveis são válidas entre 3 e 26 de janeiro de 2022.

Ranchos 30 Hotel-Fazenda

A apenas 25 minutos de Goiânia, em Hidrolândia, o Ranchos 30 Hotel-Fazenda é cercado de mata nativa do Cerrado. O local proporciona aos hóspedes acomodações projetadas, estrutura exclusiva de lazer, piscina, ofurô com água quentinha, passeio a cavalo, quadra de jogos, parquinho, trilhas, lago de pesca, restaurante com comida típica da fazenda, áreas de descanso com gazebos. Para os serviços de lazer há tiro ao alvo, charrete, cavalgada, tirolesa e pesca. Os tratamentos estéticos oferecidos são massagem, escalda pés, argiloterapia. A oferta vale para todo o mês de janeiro, com exceção dos finais de semana e feriados.

Colônia de Férias – Happy Code

A Happy Code é uma colônia de férias tecnológica que possui unidades em todo o Brasil. A unidade de Goiânia, que fica na Rua T-30, no setor Bueno, oferece por meio de permuta da XporY.com cursos para crianças de 5 a 12 anos, de 10 a 14 de janeiro de 2022, no período matutino (8h às 12h). Os pequenos poderão experimentar, se divertir e aprender sobre programação. Nas atividades estão inclusas: ambientação ao Minecraft Education, gravação de vídeos para youtubers, desenvolvimento de games (crianças de 5 a 7 anos); programação com minecraft education, introdução ao youtuber, desenvolvimento de games 2D (crianças de 8 a 12 anos).

SÃO PAULO

Hotéis no Guarujá

Aos amantes de conforto e charme, e que sempre preferem os hotéis, podem aproveitar atendimento diferenciado e localização privilegiada no Guarujá (SP). As opções de lazer são para dois hotéis na região com 100% de permuta: Hotel Vicino al Mare e Ferraretto Hotel. A validade da oferta é para qualquer data do ano. Para reservas, entrar em contato pelo: (62) 98302-3248.

Continue Lendo

Passeios e Viagens

São Roque, destino perfeito para as férias de verão!

Publicado

em

Vinicola Goes

Tenha momentos maravilhosos com passeios turísticos, degustação de bebidas, paisagens deslumbrantes e uma gastronomia extraordinária

As férias de verão são sem dúvida a melhor época para viajar ou tirar bons dias de lazer com toda família e amigos. E você pode ter um dia incrível em uma cidade que fica localizada apenas a 60km de São Paulo, tendo atividades para todas as idades.

Pensando em desenvolver um diferencial para 2022, estabelecimentos como: Estilla Destilaria (desenvolvedora do Gin Torquay), Vinícola Góes e a Cantina Tia Lina, buscaram inovar seus negócios com o turismo de experiência, que tem sido uma tendência em outros países. Essas dinâmicas atraem o público e agradam os turistas que buscam inovação em seus passeios, valorizando a vivência única em locais abertos e seguros.

Destilaria Estilla

A Destilaria Dialcool foi fundada em 1989 e fornece matéria prima para as melhores indústrias de bebidas do Brasil e do mundo. Depois de receber certificações e auditorias, o proprietário desenvolveu mais de 38 rótulos diferentes que podem ser encontrados na loja da matriz.

  • Ice Bar

A Destilaria Estilla apresenta essa experiência “congelante” que foi inaugurada a três meses para o seu público – um bar de gelo totalmente instagramavél e com a sensação térmica de -25Cº.

O Ice Bar Torquay tem capacidade para até 15 pessoas, com permanência de 15 minutos por pessoa. São fornecidos aos visitantes luvas e casacos adequados, onde o visitante pode tirar fotos em um trono de gelo, com bonecos de gelos e deslizar em um escorregador congelante, são servidas doses de bebidas quentes, como:

Aperitivo de Ervas aromáticas;

Negroni, coquetel a base de gin;

Vodka de chocolate branco;

Cachaça envelhecida cinco anos em Carvalho;

Whisky de canela.

E para os jovens aproveitarem a experiência ao máximo, podem degustar diversos sabores de sovertes.

  • Quinta do Olivardo

Já a gastronomia da Estilla é assinada pelo famoso restaurante português Quinta do Olivardo, onde apresenta um quiosque com os melhores aperitivos da região. Com uma gastronomia inspirada em tradicionais receitas da Ilha da Madeira, o seu prato principal são os bolinhos de bacalhau, com casquinha crocante e textura cremosa – uma iguaria imperdível.

  • Deck

Com uma vista bucólica, o deck da Estilla fica aberto todos os dias e tem acesso livre para todos os visitantes, além disso, o turista pode degustar incríveis drinks em um charmoso e aconchegante deck.

Vinícola Góes

Desde 1938, a família de Gumercindo Góes, um dos pioneiros produtores de vinhos da cidade de São Roque, mantém o cuidado priorizando a qualidade e a tradição, da produção das uvas à elaboração de seus vinhos e espumantes, fazendo da Vinícola Góes uma das grandes produtoras de vinhos no Brasil. Além da matriz, da fábrica e parreiras, que ficam localizadas em São Roque, a vinícola conta com uma unidade produtora na serra gaúcha, em Flores da Cunha. Com instalações modernas, tem capacidade para produção de 10 milhões de litros/ano. Ela proporciona ao público uma recepção especial fazendo visitas guiadas na vinícola, o wine and bike (um giro de bike pelos vinhedos), o piquenique nos parreirais, degustações orientadas, premium e um novo espaço: Lounge Saint Tropez, onde o visitante encontra um Wine Bar (o ambiente tem variadas opções de rótulos, servidos em taças e acompanhados de um cardápio de aperitivos para uma deliciosa harmonização) e um Café Goumert. Envoltos por um lago ornamental que transmite tranquilidade e equilíbrio com a natureza.  Além disso, o visitante encontra diversos restaurantes como: o Vale do Vinho, Bar do Batata e a Casa Araucária são encontrados diversos pratos que agradam todos os paladares. Sem contar na loja de souvenirs, a de produtos típicos do interior (queijos, doces, salames etc), o Giullians (licores) entre outros estabelecimentos. A loja principal da vinícola está em uma antiga adega que abriga as preciosidades da família conferindo charme e requinte. Ainda é possível adquirir os mais distintos produtos da gama que Vinícola Góes oferece ao cliente. O enorme casarão em estilo português, apresenta diversos ambientes para degustar os rótulos em momentos muito agradáveis.

  • Wine and Bike – Um giro de bike pelos vinhedos da Vinícola Góes.

São 11 km de percurso no nível básico da categoria mountain bike, com duração de 2h30, em uma altimetria de 205m. O valor da inscrição é de R$ 60,00 e você pode trazer sua bicicleta e capacete (recomendamos, ainda, o uso de luvas) e também temos a opção de aluguel de bikes (verificar a disponibilidade). Ao final do passeio é oferecido um lanche recheado de frutas, sanduíches, bebidas e vinhos da vinícola.

Todo domingo, com saída às 8h30 da sede da Vinícola Góes.

Tel para reservas e informações: (11) 4711-3500 ou pelo WhatsApp (11) 99787-0588.

  • Tour pelos Vinhedos – com guia especializado e bate-papo sobre uvas, curiosidades e vinhos.

Com duração de 1 hora, o passeio é feito em um charmoso mini-caminhão aberto, com degustação de 1 espumante durante o passeio. O investimento no passeio é de R$65,00. Como tem capacidade para 14 pessoas por saída, recomenda-se a reserva antecipada.

Sábados e domingos, 11h /12h/13h/14h/15h/16h

Tel para reservas e informações: (11) 4711-3500 ou pelo WhatsApp (11) 99787-0588.

  • Degustação Orientada

Acontece todos os dias, em vários horários, na loja sede, com toda segurança e grupo pequeno na sala de degustação. Sem reservas, por ordem de chegada. Investimento de R$45,00 pagamento na loja.

  • Degustação Premium

Degustação exclusiva onde iremos apreciar quatro rótulos com mini-harmonização e acompanhamento de nosso Sommelier. Embarcaremos em nosso wine bus om destino aos vinhedos e, durante o percurso, acontece um bate-papo descontraído para apresentar as curiosidades sobre a região, o plantio e a colheita da uva. Apenas com reserva. Investimento de R$145.

Sábados, 13h30 e 16h. Domingos, às 13h30.

Tel para reservas e informações: (11) 4711-3500 ou pelo WhatsApp (11) 99787-0588.

  • Góes Wine Bar

O novo ambiente oferece um menu com variadas opções de rótulos, com destaque para a linha de vinhos finos premium, servidos em taças e acompanhados de um cardápio de aperitivos perfeitos para uma deliciosa harmonização.

O Góes Wine Bar tem um ambiente aconchegante, rodeado de área verde, próximo ao lago ornamental da Vinícola, podendo acomodar seus clientes tanto no balcão da área interna como também no deck panorâmico. Um espaço para que os visitantes possam desfrutar uma experiência inesquecível de tranquilidade, acompanhada de um bom vinho.

  • Piquenique Vinícola Góes

O passeio se inicia em nossa loja, com o credenciamento e retirada dos cestos especiais, um de nossos monitores guiará os turistas com os carros próprios até os parreirais onde serão realizados os piqueniques!

O Valor da cesta para duas pessoas é de R$340,00, estão inclusos na mesma:

1 Cesta de couro;

2 chapéus;

1 Tábua de frios e croissants;

1 saca rolha personalizado ou uma tampa de espumante;

1 espumante ou vinho a ser escolhido (Espumante Saint Tropez, Tempos de Góes Malbec ou Casa Venturini Sauvignon Blanc);

1 toalha para piquenique (deve ser devolvida ao final do piquenique).

Caso haja a presença de crianças, é possível o acréscimo do Kit Infantil, onde o mesmo contém um copo especial, com suco de tangerina, uva tinta ou uva branca assim como o acréscimo de um croissant!

Sábados: 11:30 e 15:00

Domingos: 11:30

Cantina Tia Lina

O restaurante foi fundado em 1999, pela filha de italianos, Lina Sgueglia Góes, a Cantina Tia Lina, oferece pratos típicos da cultura italiana, com destaque para a flor comestível alcachofra, que é ingrediente especial em vários itens do cardápio, como o carro chefe da casa: Rondelli Quatro Queijos com Alcachofra.

O ambiente é familiar e aconchegante. Todos os pratos são produzidos com muito carinho e ingredientes frescos, sendo o acompanhamento perfeito para boas conversas.

Além disso, o restaurante conta com alguns diferenciais para deixar a sua visita mais memorável, como:

  • Empório

Espaço reservado da Cantina, onde é possível encontrar diversos produtos como patês, geleias, cardápio diferenciado de massas e assados congelados.

  • Grand Cru

Desde 2019, o espaço conta com uma loja da Grand Cru, a maior importadora e distribuidora de vinhos da América Latina, trazendo uma grande variedade de rótulos importados para o seu restaurante.

  • Atividades kids

A Cantina conta com um espaço Kids que seu filho(a) vai amar, eles podem se divertir com as múltiplas atrações na área de lazer e aventura, com pedalinho, pula pula, playground e uma vasta área verde com um incrível lago que oferece uma grande sensação de liberdade. Já o Circuito Radical é perfeito para seu filho que está à procura de uma aventura cheia de emoções, como a torre de escalada, arvorismo e a tirolesa.

Continue Lendo

Passeios e Viagens

5 praias tranquilas e preservadas para visitar no Litoral Norte de São Paulo

Publicado

em

Ubatuba

O verão começa nesta terça-feira (21) e, com ele, chega a vontade cada vez maior de cair na estrada rumo à praia. Com os avanços da vacinação, essa temporada promete ser de mais oportunidades para quem deseja voltar a viajar.

E o Litoral Norte de São Paulo, com sua extensa lista de praias para todos os perfis de turistas, é destino certo para esse período. A região conta com diversas opções de areias isoladas, algumas acessíveis apenas por trilha, que preservam a rusticidade e a calmaria buscadas neste momento.

Pensando nisso, o Circuito Litoral Norte, que é composto pelas cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, preparou uma lista com 5 praias tranquilas na região. As faixas de areia selecionadas, além de proporcionarem um turismo de sol e mar seguro, oferecem a possibilidade de estar em contato com a natureza da Mata Atlântica, característica local.

Confira:

Itaguaré, Bertioga

Com natureza intocada, a Praia do Itaguaré, localizada a cerca de 20 quilômetros do centro da cidade, oferece uma das paisagens mais bonitas da região. Integrando o Parque Estadual da Restinga de Bertioga, o local se oculta pela mata preservada, formando um cenário a ser descoberto.

A praia de três quilômetros se divide em duas por uma enorme falésia. Com mar de ondas fortes, indicado para surfistas, o lugar também oferece como atrativo o encontro do mar com o rio que dá nome à praia, onde é possível praticar canoagem ou stand up paddle.

Em uma curta trilha próxima da falésia, é possível encontrar bons restaurantes que oferecem ostras, peixes, crustáceos, frutos do mar e outras delícias típicas de praia.

Praia da Mococa, Caraguatatuba

A praia de Mococa é uma das melhores para a prática de mergulho livre, pesca esportiva e caiaque, que pode ser alugado no local. Além disso, é uma das saídas para a Ilha do Tamanduá.

Localizada aproximadamente a cerca de 14 quilômetros do centro de Caraguatatuba, a Praia da Mococa tem cerca de um quilômetro de extensão e fica entre as praias da Cocanha, ao sul, e Tabatinga, ao norte. Com mar calmo, é ideal para banhistas e a prática do caiaque, que pode ser alugado no local.

O local também é famoso por sua areia monazítica, que pode ser utilizada no tratamento de artrite, inflamações, dores reumáticas e tratamento das articulações.

Praia da Pacuíba, Ilhabela

Para alcançar a estreita faixa de areia de 127 metros desta praia é preciso percorrer cerca de 3 km de carro de estrada de terra, depois do fim do trecho pavimentado, e fazer uma trilha de 212 metros na mata, de aproximadamente cinco minutos.

Esta característica de isolamento torna a praia quase deserta em boa parte do ano, com um bom ponto de descanso na sombra e um pequeno córrego para se refrescar com a água gelada que escorre pelas pedras.

As águas claras são ótimas para mergulho livre e fáceis de achar diversas espécies de vida marinha. Dependendo da época do ano, é possível encontrar ondas (surfáveis em raros dias) e, quase sempre, boas condições para kitesurfe e windsurfe. Pouco frequentada, não tem estrutura de barracas, quiosques ou restaurantes.

Barra do Una, São Sebastião

Barra do Una está situada no bairro de mesmo nome, a menos de 60 quilômetros do centro de São Sebastião. A praia oferece trilhas pela mata atlântica, rio que deságua no mar e águas cristalinas.

Além disso, chama a atenção pela “península” de areia que forma no lado esquerdo da praia, onde passa o rio Una no encontro com o mar.

No rio, caiçaras e turistas navegam de stand up paddle e caiaques, mas também muitos visitantes fazem passeios de barco nas redondezas.

Praia do Cedro, Ubatuba

Praia deserta, com uma pequena faixa de areia branca e fofa, muitas rochas grandes por toda praia, moradores locais utilizam a baía do Cedro para cultivar mexilhões. Não oferece nenhuma estrutura de turismo, hospedagem e alimentação.

Cedro também é famosa pela aparição de baleias e tartarugas, além da rica vida marinha que pode ser observada mesmo em um mergulho com snorkel.

A praia fica em frente à Ilha do Mar Virado e pode ser acessada tanto da Praia da Fortaleza, em um percurso de 40 minutos, quanto da Lagoinha, em um trajeto de uma hora.

O Circuito Litoral Norte trabalha sempre com o conceito de turismo sustentável, respeitando as comunidades locais e a natureza. Por isso, sugere sempre que os passeios sejam feitos com acompanhamento de guias monitorados, credenciados e capacitados pelo CADASTUR.

“O turismo sustentável é prioridade do Circuito Litoral Norte, suas ações de infraestrutura, produto e promoção procuram, junto com municípios e Secretaria de Turismo do Estado, prestigiar as atividades que integram o bem-estar das comunidades locais e proteção dos recursos naturais, que são a essência do que temos de melhor. Nesta linha, coordenamos ações como as Rotas Gastronômicas, Roteiros Turísticos Temáticos, Rotas Cênicas, Formatação de Produtos Turísticos Regionais, entre outros, que buscam sempre preservar a cultura, história e natureza local. Esse é o melhor produto que temos a oferecer e por isso, não pode ser alterado e sim, desfrutado com respeito”, afirma o Secretário Executivo do Circuito Litoral Norte de São Paulo, Gustavo Monteiro.

Para conhecer as experiências do Litoral Norte acesse: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade35 minutos atras

Programa de Segurança Alimentar da Prefeitura de Hortolândia é contemplado com fundo da Agemcamp

Aproximadamente R$ 1 milhão serão destinados à compra de cestas básicas para doação às famílias carentes Os cuidados da Prefeitura...

Nossa Cidade45 minutos atras

Hortolância começa vacinação contra a COVID-19 para crianças com 5 anos sem comorbidade ou deficiência, neste sábado (22/01)

Vacinação será feita na UBS Campos Verdes, das 8h às 15h30  A Prefeitura de Hortolândia começa a imunização contra a...

Nossa Cidade50 minutos atras

Reforço em pavimento prepara marginal da Av. da Emancipação para aumento no fluxo de veículos

Via receberá automóveis que passarão por novas ruas do Superviário Ao circular no sentido bairro da avenida da Emancipação, os...

Policial53 minutos atras

Polícia prende dois integrantes de quadrilha de roubos de caminhonetes

Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana prendeu dois suspeitos de participar de furtos e roubos de caminhonetes...

Nossa Cidade1 hora atras

“Hortolândia Solidária” recebe 1,1 tonelada de alimentos doados por colaboradores de operadora de internet

Clicknet realizou, nesta semana, entrega dos itens ao Fundo Social de HortolândiaO ano começou em alta no Fundo Social de...

Nossa Cidade2 horas atras

Prefeitura de Hortolândia divulga lista de aprovados dos editais de credenciamento de arte educadores

Profissionais não aprovados têm prazo de cinco dias úteis para entrar com recurso Você participou dos editais de credenciamento para...

Amazon

Populares