Connect with us

Passeios e Viagens

Final de semana: passeios guiados são opção na Serra do Japi

Serra do Japi

Nos finais de semana e feriados prolongados, as visitas monitoradas à Reserva Biológica da Serra do Japi combinam contato com a natureza e educação ambiental. Para percorrer as trilhas e conhecer alguns dos principais pontos da área protegida, é necessário fazer agendamento com antecedência no site da Prefeitura de Jundiaí (SP) no endereço eletrônico: https://jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente/visitacao-monitorada/. É recomendável seguir todas as instruções que ajudam a conservar este importante território na Mata Atlântica.

As visitas na Reserva Biológica são realizadas a partir de cinco trilhas. Cada circuito tem capacidade máxima de pessoas que são acompanhadas por monitores durante todo o percurso. “Existe um rodízio das trilhas disponíveis para evitar o impacto contínuo e propiciar a recuperação. Por isso, a orientação é evitar a entrada descontrolada e sem permissão. A Reserva Biológica possui sistema de monitoramento com câmeras que ajudam a identificar acessos indevidos. Desde que elas foram instaladas pelo Projeto Olhos da Serra já percebemos uma redução na quantidade de alertas”, explica Eduardo Paniguel, gestor do projeto pelo Consórcio PCJ.

Anuncio

As regras para todos os visitantes começam por seguir rigorosamente as orientações dos monitores. Não se afastar do grupo, manter-se nas trilhas ou nos circuitos são determinações que devem ser seguidas à risca. Calças compridas e roupas de cores neutras, calçados confortáveis, filtro solar e repelente contra insetos são desejáveis durante a visitação.

Água, alimentos leves e calóricos, como barras de cereais, capas de chuva, medicamentos de uso controlado podem ser levados pelo visitante. Todos os resíduos produzidos nos percursos devem ser descartados nas lixeiras, separando-se os materiais secos recicláveis e os materiais orgânicos, como restos de alimentos.

Advertisement

É proibido fumar na área da Reserva, utilizar objetos cortantes e fazer uso de bebidas alcoólicas. Também não se pode entrar com animais domésticos, bicicletas, motos, patinetes e skates. O visitante deve evitar desodorantes ou perfumes que exalam odores fortes para não atrair abelhas e outros insetos.

Antes de iniciar a caminhada nas trilhas, o visitante é alertado de que é terminantemente proibida a retirada de quaisquer exemplares de flora e fauna do local. O descumprimento da determinação implica em penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/1998).

Educação ambiental – Serra do Japi

A primeira etapa do projeto Olhos da Serra implantou placas de sinalização e sensibilização na Reserva Biológica. O propósito é despertar na comunidade e nos visitantes uma atenção mais conservacionista sobre a área.

Localizada no Centro de Referência em Educação Ambiental (CREAM), a Fundação Serra do Japi realiza programas de educação ambiental com palestras, exposições, workshops e outras atividades que visam à preservação do Japi.

Advertisement

Opções de Trilhas

Base Ecológica – Mirante: 6 quilômetros (ida e volta), nível médio de dificuldade.

Base Ecológica – Paraíso: 9,4 quilômetros (ida e volta), nível médio de dificuldade.

Base Ecológica – Córrego dos Morcegos: 8,4 quilômetros (ida e volta), nível médio de dificuldade.

Advertisement

Base Ecológica – Marco Geodésico: 4 quilômetros (ida e volta), nível alto de dificuldade.

Base Ecológica – Jabuticabeiras: 16 quilômetros (ida e volta), nível alto de dificuldade.

Projeto Olhos da Serra

Conduzido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), com patrocínio de Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil, o Olhos da Serra tem o propósito de conservar os recursos hídricos na região. Como prioridade total no projeto, a preservação dos recursos naturais compreende, entre outras atividades, o combate a incêndios, com formação de brigadistas e aplicação de curso de capacitação profissional pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a educação ambiental, o monitoramento de invasões humanas, a promoção de ações de reflorestamento e saneamento rural, com a implantação de uma propriedade modelo com tratamento de efluentes, gestão de resíduos e de água cinza.

Advertisement

O Olhos da Serra também conta com a parceria das seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Jundiaí (Diretorias de Meio Ambiente, de Agronegócios e de Parcerias Estratégicas, Guarda Municipal – Divisão Florestal e Defesa Civil); Fundação Serra do Japi; DAE Jundiaí; Fundação Florestal; Embrapa; Instituto Cerrados; Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara); Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA); Conselho Gestor da Serra do Japi (CGSJ); Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) e Aliados pela Água.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Passeios e Viagens

Turismo no outono para curtir dias ensolarados e noites mais frias na Serra da Mantiqueira

Gruta do Anjo

Cada estação determina um tipo de destino que melhor se adapta ao clima e a época do ano. No verão, a procura maior é por praias e cachoeiras; no outono é tempo de aproveitar os encantos do interior. Umas das características da estação que marca a transição entre o verão e o inverno são os dias ensolarados e quentes e as noites com temperaturas mais amenas.

Este cenário é perfeito para descobrir o turismo na Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em atividades de aventura e ecoturismo – na Serra da Mantiqueira. Rodeada por montanhas imponentes, cachoeiras exuberantes e trilhas pitorescas, o município é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza.

Anuncio

Os dias mais quentes são propícios para as atividades de aventura, inclusive os que são na água como rafting, boia cross, caiaque, standup paddle e banhos de cachoeira, por exemplo. Ou mesmo para se divertir e se refrescar na piscina ou em uma “prainha”, com direito a areia e cadeira típica de praia. O andar de bicicleta, fazer trilha, passeio pelo centro histórico da cidade e pescaria, onde as pessoas ficam expostas ao sol, nesta época são melhores aproveitados. Opções não faltam, já que o município oferece mais de 30 atividades para diferentes idades e estilos.

O sol consegue enriquecer o café da manhã e o piquenique ao ar livre e o almoço em locais abertos. Sem contar que é um incentivo aos sorvetes, milk shakes e guloseimas, que “caem muito bem”.   

Advertisement

É no outono que o pôr do sol começa a ganhar mais cores para, no inverno, atingir o ápice da beleza e de verdadeiros espetáculos da natureza. Na cidade, vários pontos altos preparam o ambiente para receber os turistas para esta encantadora experiência, com música ao vivo, comes, bebes e lugar especial para sentar e contemplar.

Já o friozinho da noite é convidativo para uma comida mais aconchegante ou um bom vinho nos restaurantes, lanchonetes e bares de Socorro. Nesta época já aparecem opções de bebidas quentes como capuccino, chocolates e chás. Para finalizar, camas que “abraçam”, acolhem e ajudam a relaxar, em um dos inúmeros hotéis e pousadas existentes.

“Além dos atrativos, outono é uma excelente época para viajar, já que é considerada baixa temporada e, então, os locais estão mais tranquilos e com custo x benefício mais vantajoso”, lembra Monica Sartori, Secretária de Turismo da Estância Hidromineral de Socorro.  

Informações sobre os hotéis, gastronomia, aventura e compras no site oficial do turismo de Socorro: www.socorro.tur.br 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Passeios e Viagens

Grande parque com entrada gratuita e diversas atrações para toda família há menos de uma hora de Hortolândia

parque com entrada gratuita

Existe um grande parque com entrada gratuita há menos de uma hora de Hortolândia. O Parque da Cidade conta com represa e uma extensa lista de atrações e serviços, ou seja, é diversão garantida para toda família.

Horário de funcionamento do Parque da Cidade

Aberto todos os dias, o parque oferece uma ampla gama de atividades para todas as idades. De segunda a sexta-feira, o horário de funcionamento é das 6h30 às 19h, enquanto aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 6h30 às 18h.

Anuncio

Entre as comodidades disponíveis, destacam-se lanchonete, banheiros, estacionamento gratuito e uma diversidade de opções de entretenimento, como pista de caminhada e ciclovia, playground com brinquedos acessíveis para pessoas com deficiência, academia ao ar livre, quadras esportivas, pista de aeromodelismo e pista de automodelismo.

parque da cidade meio

Além disso, o parque oferece um espaço tranquilo para relaxamento e contemplação, com o belo jardim japonês e o Centro Náutico, onde os visitantes podem desfrutar de atividades aquáticas.

É importante ressaltar que não é necessário fazer agendamento para visitar o Parque da Cidade. No entanto, é importante observar que não é permitida a entrada de animais de estimação no local.

Advertisement

Endereço do parque com entrada gratuita próximo a Hortolândia

Localizado na Rodovia João Cereser, km 66, no bairro Pinheirinho, em Jundiaí, o Parque da Cidade é um convite para desfrutar de momentos de lazer, diversão e contato com a natureza em um ambiente amplo e acolhedor.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Passeios e Viagens

5 cidades próximas a Hortolândia para viajar na Páscoa

cidades próximas a Hortolândia para viajar

Que tal conhecer cidades próximas a Hortolândia para viajar nesta Páscoa? Com essa lista em mãos você poderá conferir a variedade de atrações em nossa região, seja em Holambra, Itu ou nas outras que apresentaremos aqui.

5 cidades próximas a Hortolândia para viajar na Páscoa

Holambra (aproximadamente 50 km de distância)

Seu maior destaque é a famosa Expoflora, mas além disso, Holambra oferece outros atrativos, como um roteiro gastronômico, com restaurantes que servem pratos típicos da culinária holandesa, o Moinho Povos Unidos e o Museu Histórico da Imigração.

Anuncio

Para quem deseja estender sua estadia, a cidade dispõe de diversas opções de hospedagem, incluindo hotéis, pousadas e campings, garantindo uma experiência completa em contato com a natureza.

Atibaia (aproximadamente 87 km de distância)

O local oferece uma variedade de atividades voltadas para esportes e ecoturismo, como voo de asa delta, tirolesa e arvorismo, que podem ser praticados no Monumento Natural Estadual da Pedra Grande.

Advertisement

Além disso, Atibaia conta com uma ampla oferta de hospedagem em hotéis e pousadas, proporcionando conforto e tranquilidade aos visitantes durante sua estadia.

cidades próximas a Hortolândia para viajar
cidades próximas a Hortolândia para viajar

Serra Negra (aproximadamente 90 km de distância)

Além das famosas fontes de água, Serra Negra oferece belas paisagens, como o Alto da Serra, de onde é possível avistar mais de 10 cidades da região. Os visitantes também podem desfrutar de espaços verdes, como o Parque e Represa Dr. Jovino Silveira e o Lago dos Macaquinhos.

Com uma variedade de opções de hospedagem, desde hotéis a pousadas, Serra Negra é um destino ideal para quem busca relaxamento e contato com a natureza.

cidades próximas a Hortolândia para viajar
cidades próximas a Hortolândia para viajar

Bragança Paulista (aproximadamente 89 km de distância)

Bragança Paulista oferece diversas opções de turismo em meio à natureza. O Lago do Taboão é um dos principais pontos turísticos da cidade, ideal para atividades de lazer e descanso.

Além disso, Bragança Paulista possui o Bosque das Araucárias e o Parque Refúgio das Aves, que são espaços de preservação ambiental da fauna silvestre. Outro destaque é a Represa do Jaguary, parte do Complexo Cantareira, que oferece paisagens deslumbrantes e atividades ao ar livre para os visitantes.

cidades próximas a Hortolândia para viajar
cidades próximas a Hortolândia para viajar

Itu (aproximadamente 58 km de distância)

Itu é um ótimo destino para quem busca contato com a natureza, com opções de campings, pousadas e fazendas para hospedagem. O Parque Maeda é um dos locais mais populares, oferecendo diversas atividades de lazer, como pesca, hospedagem e gastronomia.

Com sua rica oferta de atrações e opções de hospedagem, Itu é uma escolha ideal para quem deseja uma viagem divertida e memorável durante a Páscoa.

Advertisement
cidades próximas a Hortolândia para viajar
cidades próximas a Hortolândia para viajar

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

shopping-parkcity-sumare shopping-parkcity-sumare
Nossa Região6 horas ago

Shopping ParkCity Sumaré celebra o Dia das Mães com a promoção “Cuidar de Si é Cultivar o Amor”

Somando R$ 250,00 em compras, o cliente ganha um lindo presente Natura para valorizar a importância das mães como mulheres...

lula embraer lula embraer
Brasil6 horas ago

Investimentos da Embraer Impulsionam Aviação Brasileira

Durante sua visita ao hangar da Embraer em São José dos Campos, nesta sexta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil6 horas ago

Sorteio da Mega-Sena 2718 acontece hoje com prêmio de R$ 3 milhões

Após uma aposta de Campinas ganhar sozinha o prêmio de R$ 5 milhões, a Mega-Sena sorteará, na noite deste sábado...

Cantor do Grupo Molejo Cantor do Grupo Molejo
Brasil21 horas ago

Cantor do Grupo Molejo morre após luta contra o câncer

Anderson Leonardo, cantor do grupo Molejo, faleceu hoje (26), aos 51 anos de idade. Ele lutava contra um câncer na...

cosvesi cosvesi
Nossa Cidade21 horas ago

Cervejaria de Hortolândia é premiada na II Copa Sul-americana de Cerveja

Ontem (25/04) foi um dia de celebração para Cervejaria Cosvesi, pois na cerimônia de premiação da II Copa Sul-americana de...

Rodadas decisivas Rodadas decisivas
Esportes21 horas ago

Rodadas decisivas do futebol amador de Hortolândia: confira os confrontos

Neste sábado (27), o Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia terá rodadas decisivas, especialmente pela categoria Supermaster. Os jogos das...

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos Feira de adoção de filhotes de cães e gatos
Nossa Região23 horas ago

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos acontece amanhã (27), em Sumaré

No próximo sábado (27), Sumaré receberá a Feira de adoção de filhotes de cães e gatos, oferecendo uma oportunidade única...

Advertisement
cinema

Populares