Passeios e Viagens

Estância Hidromineral de Socorro: cachaças artesanais e turismo 

Quem gosta de uma boa cachaça artesanal não pode deixar de visitar a Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo. Vale incluir no roteiro os inúmeros locais que oferecem a “branquinha”: de visitação na produção para acompanhar o processo até locais para degustação e compra. Um passeio com muita natureza e lindas paisagens, que envolvem a bebida, patrimônio histórico e cultural do país.

“Além de empregar, tem articulação no setor econômico como turismo rural. A produção de cachaça preserva a tradição da nossa região, são pequenas famílias dando continuidade à história do município. Passando de pai para filho (a)”, orgulha-se Wellen Mazzolini de Lima Moraes, filha de João Evangelista, proprietário do Alambique Pioneira. “Assim como o café, o clima e o ambiente influenciam no sabor da planta. Cultivada entre as montanhas de Socorro coberta com florestas e num solo saudável, a matéria prima tem qualidade diferenciada”, ressalta.

Anuncio


No Alambique Pioneira, é possível fazer tour guiado para conhecer a área de produção, moagem, caldeira, tachas e alambique. Lá são fabricadas a cachaça prata (branquinha); cachaça ouro (envelhecida no tonel de carvalho e amburana) e canelinha; mas, o carro chefe é a cachaça na cana, com sabor adocicado devido a planta in natura. São 35 anos de uma produção artesanal e familiar, que inclui melado, rapadura e açúcar mascavo, vendidos junto com as cachaças em uma pequena loja na propriedade. Mas, as cachaças também são comercializadas em Socorro, na grande São Paulo e em Maringá, no Paraná.  

Aberta ao público (R$ 25 por pessoa e gratuita para hóspedes) é a visitação no Hotel Fazenda Campo dos Sonhos. Os turistas que chegarem por volta das 10h terão uma visitação monitorada, em que será demonstrado todo o processo de produção de cachaça, desde a plantação de cana até o alambique, que mantém um engarrafamento próprio. O resultado é a cachaça do Campo dos Sonhos.

Já a Villa Empório realiza o envelhecimento da cachaça fornecida por três alambiques. São seis meses “curtindo” as bebidas em barris de bálsamo, carvalho e amburana. A mais procurada é a com menor teor alcóolico; todas vendidas no empório. Também fazem as cachaças “temperadas”, com morango, mel e limão, chocolate com pimenta, café, jabuticaba, uvaia e pitanga.

Outro que saboriza de forma artesanal a bebida é o Sabores do Currupira, que desde 2015 atua no turismo rural. As cachaças são armazenadas em barris onde são curtidas com frutas e a própria cana. São seis tipos de cachaças: pura, banana, carvalho, café, rapadura e a mais vendida que é a cachaça na cana. Além do quiosque no Horto, a cachaça pode ser encontrada na Grínberg´s Village Hotel e vendem para todo Brasil por meio de aplicativo.

Empório do Cristo e a Cachaçaria Santo Mé vendem várias cachaças citadas acima.

Caipirinha e doses

Os turistas que forem almoçar ou curtir o pôr do sol na Pedra Bela Vista vão poder experimentar a cachaça da Pedra, saborizada por eles mesmos com capim santo, servida em dose ou no drinque Stone Mood, que ainda leva rum Malibu, limão e água com gás.

Da mesma forma, é a aposta na cidreira do restaurante do Vale das Pedras, que tem como especialidade a Caipirinha de Cidreira com Limão. A cidreira é plantada e colhida na própria fazenda, assim está sempre fresca para o preparo do drinque com a cachaça artesanal. Outra opção é saborear as cachaças branquinha, amarelinha envelhecida e na cana.

O Rock & Soul bar tem no cardápio vários tipos de caipirinhas, algumas delas feitas com cachaça branca, como é o caso da caipirinha de cachaça feita com pitaya, um dos sucessos da casa. SE a preferência é por dose, servem as cachaças branca e ouro, ambas artesanais.

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo – recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades “onde viver é bom”.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo