Passeios e Viagens

Ecoturismo cresce no Brasil e Goiás aposta na atividade para atrair o público

Pesquisa aponta que 9,7% dos roteiros de viagens no Brasil são destinados ao Ecoturismo. Atividade cresceu em 2020, após pandemia

O ecoturismo tem sido uma das opções para quem deseja fazer uma conexão com a natureza, através de atividades realizadas em meio ao verde que as belezas naturais proporcionam. 

Anuncio


Uma pesquisa realizada em 2020 pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) aponta que o público brasileiro está mais aberto a vivenciar novas experiências na natureza e viagens destinadas ao ecoturismo representam 9,7% do total de roteiros no Brasil, em 2020. 

O segmento tem crescido no país desde a pandemia, sendo uma válida opção de viagem devido às possibilidades de se cumprir o distanciamento social e a priorização do público por ambientes naturais, ao ar livre. 

De olho nesse novo comportamento, diversas iniciativas vêm surgindo para atender ao público. Uma delas está na cidade de Abadiânia, localizada a 90 quilômetros de Goiânia. Ela é uma das sete cidades banhadas pelo Lago Corumbá IV. 

Além de suas dimensões  grandiosas, com capacidade de 3,7 trilhões de água, ele abriga em seu entorno uma área de 173 quilômetros quadrados de vegetação do Cerrado, com paisagens inusitadas e uma extensa fauna e flora, permitindo assim diversas atividades voltadas para o contato com a natureza. 

Um dos empreendimentos que estão às margens do lago é o Escarpas Eco Parque, o condomínio ecológico que traz  clube, lazer para todos os gostos e idades e marina em um só lugar. Além disso, oferecerá uma área para práticas de ecoaventura, com diversas atividades abertas ao público. Uma das atrações é a tirolesa com 600 metros de extensão, com possibilidade de descida de até três pessoas simultaneamente, de 120 quilos cada. 

Outra atração de Ecoaventura será  a parede para a prática do rapel com 4 metros de altura e um paredão de escalada de 6 metros com quatro vias que possibilitam a subida de dois escaladores ao mesmo tempo. 

“Como nós temos uma geografia com aclives e declives, nosso cenário é perfeito para a ecoaventura, e dá como brinde aos praticantes paisagens surpreendentes”, diz Leandro Daher, empreendedor do projeto.  

A inauguração está prevista para janeiro de 2022 e as atividades serão conduzidas pela equipe da Mata Virgem, com 27 anos de atuação no  Brasil com a construção de equipamentos voltados para o ecoturismo, como também faz o treinamento da equipe, monitoramento e manutenção dos aparelhos. 

Sobre o Escarpas Eco Parque

Além da tirolesa, parede de rapel e paredão de escalada que serão entregues, o Escarpas Eco Parque conta com outras atividades que proporcionam a conexão com a natureza. O condomínio ecológico conta com mais de 10 quilômetros de trilhas, aluguel de Stand Up Paddle (SUP), caiaque e jet ski, e até mergulho com cilindro no lago, a profundidades que vão de 10 a 40 metros. O projeto encontra-se em obras e está inaugurando alguns serviços previamente.

“Acreditamos que essas atrações vão atender a uma população das duas principais capitais do Centro-Oeste, ávido por contato com a natureza e lazer perto de casa”, complementa Leandro. Situada em região estratégica, entre duas capitais – Brasília, a 130 quilômetros,  e Goiânia, a 105 quilômetros – mais de seis milhões de habitantes que vivem nas regiões metropolitanas das capitais e nas cidades do trajeto.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo