Connect with us

Passeios e Viagens

Área preservada na Baía de Guanabara é chamada de Pantanal Fluminense

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

ave

A Baía de Guanabara não é só degradação. Há uma parte no seu recôncavo leste, onde a falta de conservação ambiental passa bem longe e o meio ambiente é tratado com respeito. É ali, nos 14 mil hectares da primeira unidade de conservação criada para proteger manguezal, que fica a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, na região metropolitana do Rio. Lá atuam de forma integrada a Estação Ecológica Guanabara e as duas unidades do Instituto Chico Mendes do Ministério do Meio Ambiente, onde diversas atividades transformaram o cenário do local chamado por ambientalistas de Pantanal Fluminense.

Manguezais da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapi-Mirim e Estação Ecológica da Guanabara, região hidrográfica da Baía de Guanabara, Guapimirim, região metropolitana do Rio de Janeiro. – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Anuncio

A ONG Guardiões do Mar, pescadores e especialistas atuam na região com o desenvolvimento de projetos que renovaram a vida em áreas que sofreram devastação, no recôncavo leste da Baía de Guanabara, alcançando parte dos municípios de Magé, de Guapimirim, de Itaboraí e de São Gonçalo. Um deles é o Projeto Uçá, que leva o nome de um caranguejo da região visto junto a outras dez espécies e mantém o sustento de pescadores. O projeto, que completou sete anos nesta sexta-feira (12) é desenvolvido pela ONG com o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, em 182 mil metros quadrados restaurados.

“Mangue, sempre tem o inconsciente coletivo que acha que é sujo, malcheiroso, lamoso e cheio de mosquito. Não, é berçário da vida. Não é lixeira”, apontou o biólogo Pedro Belga, presidente da Guardiões do Mar.

Advertisement

Plantio

Entre setembro de 2018 e abril de 2019 foram plantadas 10.250 mudas. Em quatro anos somam 56 mil. “Os manguezais ocupam só 1% de toda a área coberta por florestas do planeta Terra. Quando a gente planta uma muda aqui, a gente está plantando uma muda para o planeta, porque o serviço que o manguezal presta é absurdamente grande. 60% das espécies marinhas dependem do mangue. São 1 bilhão de pessoas que consomem proteínas todo dia, que em algum momento precisam do manguezal. Eles protegem a costa, são filtros biológicos. O trabalho que é feito na Baía de Guanabara é para o planeta”, disse Belga.

A recuperação dos manguezais é apenas um dos resultados conseguidos com este trabalho incessante. Em 21 anos de existência, a Guardiões do Mar promoveu ações socioambientais, como a criação de cooperativas de reciclagem, de pesca responsável e de moda. Outro projeto da Guardiões é o EDUC, com ações consorciadas de gestão comunitária de resíduos sólidos, em cinco comunidades no entorno da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense. A ONG construiu galpões, considerados referências no estado do Rio, para a triagem, a estocagem e a comercialização de resíduos sólidos. “Não é só plantar, é conservar, preparar a comunidade e fazer educação ambiental”, pontuou o biológo.

Turismo comunitário

Na busca por outras fontes de renda para a população do entorno da APA para desenvolver o turismo comunitário, foi preciso qualificar pescadores que se formaram em marinheiros auxiliares. São 27 pessoas aptas para o serviço. “A Capitania dos Portos fez, na mesma época, um curso nacional para 30 pessoas e nós aqui na Baía de Guanabara fizemos para 27. Às vezes falar em 27, parece pouquinho, mas é quase o mesmo do nacional. Foi feito para o pescador artesanal se qualificar e dar uma força para o projeto de turismo comunitário”, indicou o presidente da Cooperativa Manguezal Fluminense, o pescador Adaildo Malafaia.

Passeio

O local é muito procurado por turistas que querem fazer passeios de barcos realizados pela cooperativa. O ponto de partida é a APA. A reportagem da Agência Brasil teve oportunidade de percorrer de barco 11 quilômetros de rio desde a APA até a foz da Baía de Guanabara e depois seguir pela área mais aberta onde se via a Ilha de Paquetá, as montanhas da região serrana do Rio e a capital até voltar à APA.

Advertisement

Nesse trajeto, passa-se na calha onde estão os rios Guapimirim, Guapiaçu e o Guapi-Macacu, que é o mais limpo dos 35 rios que deságuam na Baía de Guanabara e sozinho é responsável por quase 40% de água com qualidade que abastece a baía. “Esse rio aqui é responsável por toda essa qualidade de vida. A gente brinca que é arca de Noé da Baía de Guanabara”, observou Adaildo Malafaia.

O passeio seguiu ainda pela área reflorestada Capinzal de 9 hectares. Lá, as mudas de 50 cm plantadas, hoje, são árvores de seis metros. Viu, ainda, a margem repleta de filhotes de caranguejo e passou no Canal da Banana onde, no passado, olarias exploravam a madeira do local para usar em seus fornos e, com isso, promoveram a destruição da vegetação. Agora, já recuperada, a extensão toda recebe, novamente, entre outras aves, colhereiros rosa que parecem fazer um balé no ar, o martim pescador e a garça moura.

Manguezais da Área de Proteção Ambianetal(APA) de Guapi-Mirim e Estação Ecológica da Guanabara, região hidrográfica da Baía de Guanabara. Na foto o colhereiro, uma das espécies de aves encontradas na área de proteção. – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Pelo caminho, percebe-se a beleza de um bando de biguás, que sobrevoa o espelho d’água. Alguns, aproveitam também para se banhar. Em breve, outra espécie também voltará a ser vista em maior quantidade no local. Os guarás vermelhos que estão começando a ser reintroduzidos no seu habitat. Momentos de pura natureza que só enchem de energia os que têm condições de admirar tudo isso.

Advertisement

“É um espetáculo”, disse o biólogo, que não se cansa de assistir o movimento das aves.

Manguezais da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim e Estação Ecológica da Guanabara, região hidrográfica da Baía de Guanabara. – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Trilhas

Pedro Belga revelou que já existem sete trilhas mapeadas para os passeios, e quatro delas terão a instalação de placas para os condutores pararem e poderem contar a história daquele local aos visitantes que acompanharão também por guias impressos. A previsão é fazer o lançamento no aniversário de 35 anos da APA de Guapmirim, no dia 25 de setembro.

Renda

Manguezais da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapi-Mirim e Estação Ecológica da Guanabara, região hidrográfica da Baía de Guanabara, Guapimirim, região metropolitana do Rio de Janeiro. – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Advertisement

A analista ambiental do ICMBio, Juliana Cristina Fukuda, que trabalha na APA, disse que a recuperação ambiental tenta mudar um pouco também a lógica de países em desenvolvimento de que as pessoas mais próximas às grandes áreas protegidas têm menos oportunidades de educação e emprego. Para ela, o turismo de base comunitária desenvolvido na região é uma das formas dessa população encontrar um jeito de subsistência. “Serem empreendedores também aproveitando a natureza e entender a importância dessas áreas naturais. Tem pessoas hoje que trabalham com boa parte da sua renda, através do turismo, conduzindo visitantes”, disse.

Juliana conta que outras formas para a geração de renda, já estão em andamento. Uma é por meio da gastronomia local, mas tem ainda a hospedagem, a confecção de lembranças turísticas e a condução de visitantes a pé ou por caiaques. As ações estão sendo feitas ainda de forma experimental. “O interesse é crescente. Cada vez mais as pessoas querem ver. As pessoas olham e não acreditam que é possível ter este tipo de ambiente na região metropolitana do Rio e em uma área tão extensa”, contou.

A rede que vai se chamar Manguezais Guanabara envolve também moradores do Quilombo do Feital, agricultores familiares que recebem visitas e produtores de mel que trabalham no apiário do manguezal. “O mel do manguezal é totalmente sem agrotóxicos e feito por famílias de pescadores”, destacou.

O pescador Malafaia disse que nesses anos de trabalho descobriu que é apaixonado por este ecossistema. “Isso foi muito importante. Descobri que sabia [tinha conhecimento] de um monte de coisa que faço hoje. Sou uma outra pessoa depois que comecei a participar desses projetos como cidadão. Foram muito importantes as parcerias, as amizades, a felicidade de fazer coisas interessantes não só para a APA Guapi- Mirim. Hoje aqui vamos na contramão do planeta. [Aqui] a gente restaura”, afirmou Malafaia.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Passeios e Viagens

Turismo no outono para curtir dias ensolarados e noites mais frias na Serra da Mantiqueira

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

Gruta do Anjo

Cada estação determina um tipo de destino que melhor se adapta ao clima e a época do ano. No verão, a procura maior é por praias e cachoeiras; no outono é tempo de aproveitar os encantos do interior. Umas das características da estação que marca a transição entre o verão e o inverno são os dias ensolarados e quentes e as noites com temperaturas mais amenas.

Este cenário é perfeito para descobrir o turismo na Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em atividades de aventura e ecoturismo – na Serra da Mantiqueira. Rodeada por montanhas imponentes, cachoeiras exuberantes e trilhas pitorescas, o município é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza.

Anuncio

Os dias mais quentes são propícios para as atividades de aventura, inclusive os que são na água como rafting, boia cross, caiaque, standup paddle e banhos de cachoeira, por exemplo. Ou mesmo para se divertir e se refrescar na piscina ou em uma “prainha”, com direito a areia e cadeira típica de praia. O andar de bicicleta, fazer trilha, passeio pelo centro histórico da cidade e pescaria, onde as pessoas ficam expostas ao sol, nesta época são melhores aproveitados. Opções não faltam, já que o município oferece mais de 30 atividades para diferentes idades e estilos.

O sol consegue enriquecer o café da manhã e o piquenique ao ar livre e o almoço em locais abertos. Sem contar que é um incentivo aos sorvetes, milk shakes e guloseimas, que “caem muito bem”.   

Advertisement

É no outono que o pôr do sol começa a ganhar mais cores para, no inverno, atingir o ápice da beleza e de verdadeiros espetáculos da natureza. Na cidade, vários pontos altos preparam o ambiente para receber os turistas para esta encantadora experiência, com música ao vivo, comes, bebes e lugar especial para sentar e contemplar.

Já o friozinho da noite é convidativo para uma comida mais aconchegante ou um bom vinho nos restaurantes, lanchonetes e bares de Socorro. Nesta época já aparecem opções de bebidas quentes como capuccino, chocolates e chás. Para finalizar, camas que “abraçam”, acolhem e ajudam a relaxar, em um dos inúmeros hotéis e pousadas existentes.

“Além dos atrativos, outono é uma excelente época para viajar, já que é considerada baixa temporada e, então, os locais estão mais tranquilos e com custo x benefício mais vantajoso”, lembra Monica Sartori, Secretária de Turismo da Estância Hidromineral de Socorro.  

Informações sobre os hotéis, gastronomia, aventura e compras no site oficial do turismo de Socorro: www.socorro.tur.br 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Passeios e Viagens

Grande parque com entrada gratuita e diversas atrações para toda família há menos de uma hora de Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

parque com entrada gratuita

Existe um grande parque com entrada gratuita há menos de uma hora de Hortolândia. O Parque da Cidade conta com represa e uma extensa lista de atrações e serviços, ou seja, é diversão garantida para toda família.

Horário de funcionamento do Parque da Cidade

Aberto todos os dias, o parque oferece uma ampla gama de atividades para todas as idades. De segunda a sexta-feira, o horário de funcionamento é das 6h30 às 19h, enquanto aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 6h30 às 18h.

Anuncio

Entre as comodidades disponíveis, destacam-se lanchonete, banheiros, estacionamento gratuito e uma diversidade de opções de entretenimento, como pista de caminhada e ciclovia, playground com brinquedos acessíveis para pessoas com deficiência, academia ao ar livre, quadras esportivas, pista de aeromodelismo e pista de automodelismo.

parque da cidade meio

Além disso, o parque oferece um espaço tranquilo para relaxamento e contemplação, com o belo jardim japonês e o Centro Náutico, onde os visitantes podem desfrutar de atividades aquáticas.

É importante ressaltar que não é necessário fazer agendamento para visitar o Parque da Cidade. No entanto, é importante observar que não é permitida a entrada de animais de estimação no local.

Advertisement

Endereço do parque com entrada gratuita próximo a Hortolândia

Localizado na Rodovia João Cereser, km 66, no bairro Pinheirinho, em Jundiaí, o Parque da Cidade é um convite para desfrutar de momentos de lazer, diversão e contato com a natureza em um ambiente amplo e acolhedor.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Passeios e Viagens

5 cidades próximas a Hortolândia para viajar na Páscoa

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

cidades próximas a Hortolândia para viajar

Que tal conhecer cidades próximas a Hortolândia para viajar nesta Páscoa? Com essa lista em mãos você poderá conferir a variedade de atrações em nossa região, seja em Holambra, Itu ou nas outras que apresentaremos aqui.

5 cidades próximas a Hortolândia para viajar na Páscoa

Holambra (aproximadamente 50 km de distância)

Seu maior destaque é a famosa Expoflora, mas além disso, Holambra oferece outros atrativos, como um roteiro gastronômico, com restaurantes que servem pratos típicos da culinária holandesa, o Moinho Povos Unidos e o Museu Histórico da Imigração.

Anuncio

Para quem deseja estender sua estadia, a cidade dispõe de diversas opções de hospedagem, incluindo hotéis, pousadas e campings, garantindo uma experiência completa em contato com a natureza.

Atibaia (aproximadamente 87 km de distância)

O local oferece uma variedade de atividades voltadas para esportes e ecoturismo, como voo de asa delta, tirolesa e arvorismo, que podem ser praticados no Monumento Natural Estadual da Pedra Grande.

Advertisement

Além disso, Atibaia conta com uma ampla oferta de hospedagem em hotéis e pousadas, proporcionando conforto e tranquilidade aos visitantes durante sua estadia.

cidades próximas a Hortolândia para viajar
cidades próximas a Hortolândia para viajar

Serra Negra (aproximadamente 90 km de distância)

Além das famosas fontes de água, Serra Negra oferece belas paisagens, como o Alto da Serra, de onde é possível avistar mais de 10 cidades da região. Os visitantes também podem desfrutar de espaços verdes, como o Parque e Represa Dr. Jovino Silveira e o Lago dos Macaquinhos.

Com uma variedade de opções de hospedagem, desde hotéis a pousadas, Serra Negra é um destino ideal para quem busca relaxamento e contato com a natureza.

cidades próximas a Hortolândia para viajar
cidades próximas a Hortolândia para viajar

Bragança Paulista (aproximadamente 89 km de distância)

Bragança Paulista oferece diversas opções de turismo em meio à natureza. O Lago do Taboão é um dos principais pontos turísticos da cidade, ideal para atividades de lazer e descanso.

Além disso, Bragança Paulista possui o Bosque das Araucárias e o Parque Refúgio das Aves, que são espaços de preservação ambiental da fauna silvestre. Outro destaque é a Represa do Jaguary, parte do Complexo Cantareira, que oferece paisagens deslumbrantes e atividades ao ar livre para os visitantes.

cidades próximas a Hortolândia para viajar
cidades próximas a Hortolândia para viajar

Itu (aproximadamente 58 km de distância)

Itu é um ótimo destino para quem busca contato com a natureza, com opções de campings, pousadas e fazendas para hospedagem. O Parque Maeda é um dos locais mais populares, oferecendo diversas atividades de lazer, como pesca, hospedagem e gastronomia.

Com sua rica oferta de atrações e opções de hospedagem, Itu é uma escolha ideal para quem deseja uma viagem divertida e memorável durante a Páscoa.

Advertisement
cidades próximas a Hortolândia para viajar
cidades próximas a Hortolândia para viajar

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Mega-Sena Mega-Sena
Nossa Região5 horas ago

Prêmio da Mega-Sena 2716 acumula em R$6 milhões. Sumaré leva 58 mil reais

O suspense estava no ar enquanto os jogadores aguardavam ansiosamente o resultado do sorteio da Mega-Sena 2716, e a expectativa...

Grafiteiro Edson Xis jardim estefania Grafiteiro Edson Xis jardim estefania
Nossa Cidade6 horas ago

Homenagem a Jura do Pote em mural de grafite em Hortolândia

No último fim de semana, Hortolândia ganhou um novo mural de grafite na EMEF Profa Lílian Cristiane Martins de Araújo,...

Jd. Interlagos Jd. Interlagos
Policial10 horas ago

Troca de tiros e tentativa de assalto a carro-forte termina com policial ferido no Jd. Interlagos, em Hortolândia

Na tarde de hoje (23), houve uma tentativa de assalto a um carro-forte que estava estacionado em frente a uma...

Parque socioambiental no Jardim São Bento Parque socioambiental no Jardim São Bento
Nossa Cidade10 horas ago

Parque socioambiental no Jardim São Bento: confira novidades da obra

Equipes de Hortolândia intensificaram os trabalhos no novo Parque socioambiental no Jardim São Bento, com foco na construção e concretagem...

Sala Cine-Teatro Sala Cine-Teatro
Nossa Cidade10 horas ago

Sala Cine-Teatro será inaugurada ainda esta semana em Hortolândia

Na próxima sexta feira (26), será inaugurado o Cine-Teatro em Hortolândia, às 19h. O novo local está situado dentro da...

data da prova data da prova
Nossa Cidade11 horas ago

Vestibular Univesp Hortolândia: saiba quando será a data da prova

A Univesp polo Hortolândia está prestes a realizar seu processo seletivo para o ano letivo de 2024 e a data...

Cursos gratuitos de artesanato Cursos gratuitos de artesanato
Cursos12 horas ago

Cursos gratuitos de artesanato em Hortolândia: saiba como se inscrever

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia abriu inscrições para dois cursos gratuitos de artesanato. Um deles é de confecção...

Advertisement
cinema

Populares