O encontro faz parte de um movimento mundial pela educação. O objetivo é promover ações que coloquem o parque como território educador
29 de março de 2019 é uma data muito importante para o Wet’n Wild. O parque abrirá suas portas para receber o I Seminário Cidades Educadoras do Estado de São Paulo, tornando-se parceiro da Rede Cidades Educadoras, que no Brasil está sob coordenação do município de Vitória-ES. O encontro faz parte de um movimento mundial pela educação e reunirá educadores formais e informais, tanto de cidades que já são associadas, como das que desejam conhecer melhor a iniciativa, visando ampliar a repercussão dos conceitos, trocar experiências e expandir a Rede.
O objetivo de receber este encontro é que o Wet’n Wild, que há 20 anos é referência no Brasil quando o assunto é diversão, seja também reconhecido como um território educador em todos os aspectos que envolvem sua operação: no treinamento dos colaboradores para receber os visitantes, no projeto de acessibilidade, na física envolvida que possibilita o funcionamento de uma atração, na conscientização para o uso racional dos recursos hídricos, entre outros assuntos.
O evento acontecerá após o encontro da comissão internacional na França, realizado na semana passada para apresentar as diretrizes internacionais e que contou com a participação da Secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio, que também estará presente no Seminário realizado no Wet’n Wild.
“Na França, tivemos a oportunidade de apresentar o plano de ação da Rede Brasileira Cidades Educadoras para o ano de 2019, destacando o Seminário que será realizado no Wet’n Wild como uma forma de integração das cidades de São Paulo. A iniciativa deste encontro acontecer no Estado mais populoso do Brasil e ter o apoio de uma empresa privada (o parque) foi recebida com grande satisfação pelos membros da comissão internacional, pelo seu potencial de retorno para a Associação e para o Movimento Cidades Educadoras”, destaca a Secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio.
O movimento Cidades Educadoras teve início em 1990 em Barcelona e conta com uma rede de cidades em todo o mundo comprometidas com a formação e o desenvolvimento de seus habitantes, principalmente jovens e crianças. Neste conceito, a educação ultrapassa os limites físicos da escola e todos os espaços passam a ser sua extensão, tornando-se ambientes educativos.
Em todo o Brasil, 18 cidades fazem parte da Rede Brasileira de Cidades Educadoras. No Estado de São Paulo, fazem parte as cidades de São Paulo, Santo André, Guarulhos, São Bernardo do Campo e São Carlos.
“Apoiar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras é uma forma tanto de retribuir à sociedade pelos 20 anos de sucesso do Wet’n Wild de maneira eficiente e construtiva, como de visionar esse futuro em que todos os espaços sociais são parte do processo educativo de crianças e adultos”, explica Alain Baldacci, presidente do Wet’n Wild.
Caminho das Águas: estrutura sustentável do parque em sinergia com o meio ambienteDesde o início de suas atividades, o Wet’n Wild trabalha com o reuso de toda a água que movimenta suas 25 atrações que, juntas, totalizam mais de sete milhões de litros. Para compartilhar com os jovens estudantes como é possível manter esta estrutura sustentável que reúne tantas atrações e ainda preserva o meio ambiente, o parque criou o projeto pedagógico Caminho das Águas, que possibilita ao visitante conhecer todo o funcionamento, da captação da água ao seu tratamento, proporcionando uma vivência ambiental e protagonista de fenômenos científicos.
O Caminho das Águas passou por uma reestruturação e, a partir do dia 30 de março, apresentará uma proposta mais interativa, com cinco estações com personagens cenográficos para que os visitantes possam entender a relação que o parque tem com a fauna e flora, e outros aspectos ambientais.
A trilha visa instigar o olhar dos jovens estudantes para a compreensão e análise de diversos assuntos, como os mananciais, a mata ciliar, o reflorestamento e a captação e o tratamento da água até as piscinas do Wet’n Wild. Com isso, estimular a repensarem a relação com o uso racional dos recursos hídricos, ações de reflorestamento, captação de carbono, consumo e como esses hábitos geram impacto na sociedade.
O Caminho das Águas é um projeto educacional voltado exclusivamente para grupos escolares. Para mais informações, acesse www.caminhodasaguaswet.com.br.
Programação:
9h – RecepçãoTrilha do novo Caminho das Águas – Café
10h – AberturaAlain Baldacci – Wet´n WildAdriana Sperandio – Secretária de Educação de Vitória-ES
10h30 – Movimento “Cidades Educadoras”Ramires Brilhante – Coordenador do Movimento Cidades Educadoras
11h30 – Escola de PazONG Pais Moviment
12h – Almoço
13h – Casos Inspiradores
14h – Oficina Território EducadorProf. Keine Alves – Horus Mentoria
16h – Encerramento e Café
Serviço:I Seminário Cidades Educadoras do Estado de São PauloData: 29 de marçoHorário: das 9 às 16hLocal: Wet’n Wild – White Pavilion (Rod. dos Bandeirantes, Km 72 – Itupeva)
Sobre o Wet’n WildInaugurado em outubro de 1998, o parque aquático celebrou recentemente seus 20 anos de operação. O Wet’n Wild tem mais de 25 atrações classificadas como família, moderadas e radicais, que juntas totalizam sete milhões de litros de água tratada e reciclada. É diversão garantida para todas as idades, durante o ano inteiro. Em 2018, foi eleito o parque de diversão mais amado pelos paulistanos em estudo inédito feito por VejaSP/MindMiners e está entre os parques mais bem avaliados da América do Sul, segundo TripAdvisor. O parque está localizado no km 72 da Rodovia dos Bandeirantes, em Itupeva (SP), e oferece toda a infraestrutura necessária – lanchonetes, banheiros, vestiários, fraldário, área de descanso e estacionamento – para que seus visitantes possam mergulhar na alegria e viver uma experiência incrível. O parque acaba de inaugurar duas novas atrações, o Cyclone e o Meteor, este último sendo o tobogã mais alto do mundo (com cápsula).
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98