O saguão do Paço Municipal “Palácio dos Migrantes”, em Hortolândia, recebe até sexta-feira (21) a exposição “Varal Étnico Ancestral”, que celebra os grafismos africanos e indígenas presentes na cultura brasileira. A mostra gratuita, que pode ser visitada das 8h às 17h, reúne trabalhos autorais de 30 professores de Arte da rede municipal de ensino.
As obras foram criadas com técnicas mistas sobre algodão cru, utilizando tinta, sementes, miçangas e acabamentos manuais. Os “panôs artísticos” expressam a ancestralidade, diversidade e força cultural dos povos originários e afrodescendentes, resultado de um projeto pedagógico desenvolvido pelo Departamento de Pedagogia e Formação Continuada do Centro de Formação “Paulo Freire”.
De acordo com o coordenador pedagógico Adelson dos Santos, a exposição funciona como “um manifesto visual contra o racismo e um chamado à valorização das identidades que compõem o Brasil multicultural”. A iniciativa fortalece o letramento racial e a aplicação da Lei 11.645/08, que estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.
A mostra, que já percorreu unidades escolares como parte de vivências pedagógicas, está aberta à população geral durante esta semana no Paço Municipal, localizado no Jardim Metropolitan.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98










