Connect with us

Eventos

Sesi Amoreiras recebe a história da primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Publicado

em

O Sesi Campinas Amoreiras abre seu palco para a história e quebra de barreira sociais, com o espetáculo MERCEDES, do Grupo EMÚ. As apresentações acontecem nos dias 10, 11, 17 e 18 de setembro, sextas e sábados, sempre às 20h. A entrada é gratuita com ingressos reservados pelo Meu SESI, sesisp.org.br/eventos . 

Quando uma personalidade consegue ultrapassar preconceitos e atingir novos patamares, sua história é celebrada em espetáculos. Esse pensamento levou o Grupo EMÚ a contar a história de Mercedes Baptista, primeira mulher negra a compor o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1948. A bailarina criou técnicas e gestuais de dança que a consagraram como precursora da dança moderna brasileira, uma junção entre o clássico europeu e as raízes africanas. 

O Grupo EMÚ em todos seus espetáculos trabalha questões raciais na contemporaneidade. Os atores, diretores e roteiristas usam do palco para potencializar e inspirar o autoconhecimento, através de seus personagens, e sem limitar ou aprisionar o potencial do indivíduo. 

O número de ingressos é limitado, sendo obrigatório a reserva pelo Meu Sesi para garantir o lugar na plateia. Também é obrigatório o uso de máscara. 

Ficha Técnica 

Concepção e idealização: Sol Miranda | Direção: Juracy de Oliveira e Thiago Catarino | Direção musical: Sério Pererê | Direção de Percussão biográfica: Kaio Ventura | Texto: Cássio Duque e Sol Miranda | Dramaturgia: Grupo EMÚ | Supervisão de direção e dramaturgia: Fabiano de Freitas (Dadado) | Iluminação: Paulo Cesar Medeiros | Coreografia: Fábio Batista | Direção executiva: Sol Miranda | Elenco: Shirlene Paixão, Iléa Ferraz, Ariane Hime, Drayson Menezes, Raphael Rodrigues, Paula Pardon, Renata Araújo, Evandro Machado, Ariel Donato, Nathália Rodrigues, Raquel Terra e Kaio Carola.  

Sesi Viagem Teatral 

O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. A cada ano cerca de 35 espetáculos são selecionados via edital para compor o projeto. As peças circulam por 17 teatros em todo o Estado de São Paulo. O Viagem Teatral movimenta mais de 460 artistas, técnicos, produtores e profissionais que vivem em função da arte no País. Em 2019, por exemplo, mais de 63 mil pessoas tiveram a oportunidade, gratuitamente, de assistirem os espetáculos apresentados. 

SERVIÇO 

Local: Teatro do Sesi Campinas Amoreiras

AVCB: 426277 (Validade: 26/08/2022)   

Alvará: 989/2021 (Validade: 26/07/2022)   

Dias: 10,11,17 e 18 de setembro, às 20 horas   

Capacidade: 100 lugares, sendo 8 para cadeirantes 

Duração: 80 minutos 

Classificação indicativa: 12 anos 

Modalidade: Adulto 

Gênero: Drama 

Informações: (19) 3772-4100 ou WhatsApp (19) 99642-1499.    

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (sesisp.org.br/eventos). O ingresso tem validade até 15 minutos antes da apresentação. Os ingressos remanescentes serão distribuídos 10 minutos antes do início do espetáculo. 

Eventos

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba faz concerto presencial da série O Brasil e o Mundo

Publicado

em

Apresentação cria um diálogo entre as obras de Mozart e José Maurício Nunes Garcia; a entrada é gratuita

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba realiza, no dia 26, o segundo concerto da temporada O Brasil e o Mundo, que celebra a conexão de artistas mundiais e regionais. A apresentação Universo Clássico: Mozart e José Maurício Nunes Garcia acontece às 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), e recebe os solistas Adonhiran Reis e Gabriel Marin.

Wolfgang Amadeus Mozart e o Padre José Maurício Nunes Garcia habitaram universos muito diferentes, mas tinham um estilo clássico comum. Enquanto Mozart teve um marco na sua trajetória musical com a obra Sinfonia Concertante, escrita para violino, viola e orquestra, Nunes Garcia conseguiu a alcunha de ‘Mozart Brasileiro’, por ser um dos maiores nomes da música clássica nacional na primeira metade do século 19. Sua obra é, majoritariamente, sacra e para o espetáculo da Sinfônica será apresentada a Abertura em Ré, uma de suas poucas peças instrumentais.

O concerto tem direção artística e regência do maestro Paulo de Paula e conta com a participação de dois solistas na Sinfonia Concertante: o violinista Adonhiran Reis, que é professor de violino da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e tem presença garantida nos principais festivais do Brasil e exterior como França e Alemanha; e o violista Gabriel Marin, que já foi chefe de naipe das violas da OSB por seis temporadas além ter atuado em outras orquestras como as sinfônicas da Paraíba, Sergipe e Campinas e a Orquestre D’Auvergne, da França.

COMO ASSISTIR? O concerto Universo Clássico: Mozart e José Maurício Nunes Garcia têm entrada gratuita, mas é preciso reservar os lugares por meio do preenchimento de um formulário online, que está neste link. É possível reservar no máximo cinco entradas por pessoa das 300 disponíveis – devido à capacidade de público do teatro em número reduzido, em razão do covid-19. 

Vale lembrar que é obrigatório o uso máscara e o respeito ao distanciamento durante toda a atração. No dia do concerto, aqueles que quiserem contribuir podem fazer a doação de um litro de leite longa vida. O CIAEI – Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba fica na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina, Indaiatuba (SP).

TRANSMISSÃO Para quem não conseguir ingressos ou não puder comparecer na apresentação presencial, o concerto será transmitido no dia 30 de setembro, às 20h, no canal do YouTube da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, disponível neste link.

O BRASIL E O MUNDO As nuances desta série se entrelaçam em um rico diálogo entre a música universal e a regional. Cada um dos três concertos mescla, de uma maneira muito própria, obras reconhecidas, pertencentes ao repertório clássico universal, com peças que transmitem e se reverenciam à cultura brasileira. Assim, o Brasil e o mundo são colocados em perspectiva por meio de uma experiência enriquecedora.

A viabilização desta temporada é fruto do reconhecimento do trabalho da Orquestra.  Em novembro de 2020, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba recebeu o Prêmio Histórico de Realização em Música, pelo Governo do Estado de São Paulo. Por ter conquistado o 1º lugar na premiação, após avaliação técnica de uma comissão especializada. Estes recursos estão sendo investidos nos projetos deste ano, incluindo a série de apresentações O Brasil e o Mundo.

Além de Universo clássico: Mozart e Padre José Maurício Nunes Garciaintegram este conjunto os espetáculos Bach e Villa-Lobos: de mestre para mestre, que aconteceu em agosto no formato online, e Erudito e Popular. A realização da série O Brasil e o Mundo é da Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba (AMOJI), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba.

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba – Vídeo clique aqui

SERVIÇO
Série o Brasil e o Mundo – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Concerto: Universo Clássico: Mozart e José Maurício Nunes Garcia
Solistas: Adonhiran Reis (violino) e Gabriel Marin (viola)
Data: 26 de setembro
Horário: 20h
Onde: Sala Acrísio de Camargo (CIAEI – Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba (SP)
Reservasclique aqui

ONLINE Com canções praieiras ou sambas baianos, toda a influência e brasilidade do compositor baiano Dorival Caymmi se faz presente no concerto da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba – intitulado Caymmi. A homenagem, que aconteceu presencialmente na sexta-feira (10) no CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), ganha uma sessão online, transmitida neste domingo, 19, às 20h, no canal da Orquestra no YouTube

A apresentação traz no repertório canções como Samba da Minha TerraMarinaSaudade da Bahia e O Bem do Mar. A direção artística é do maestro Paulo de Paula, e os arranjos são de Emanuel Massaro. Dividem o palco com a Sinfônica, os cantores Gustavo Spínola e Camila Foroni, além da banda Vila Jazz

Continue Lendo

Eventos

Taubaté recebe a segunda edição do “Festival do Torresmo”

Publicado

em

Evento tem entrada franca e acontece entre os dias 17 e 19 de setembro

Entre os dias 17 e 19 de setembro, a cidade de Taubaté, recebe, pela segunda vez na região, o “Festival do Torresmo””.

O grande festival pretende movimentar a região e deixar o aroma irresistível da novidade. O evento acontece no Estacionamento do Via Auto Shopping – Avenida Dom Pedro I, 7231 – Estoril – Taubaté.

Os visitantes poderão se deliciar com o que tem de melhor da proteína suína como: joelho de porco, leitão pururuca, costela suína, pernil, panceta e as mais variadas opções de torresmo.

Além dos variados food trucks, o chef Adan Garcia participará do festival com o que há de melhor e mais inusitado quando falamos de carne suína, entre eles o torresmo mineiro, torresmo de rolo, torresmo recheado, entre outras delícias.

Para acompanhar as comidas, nada melhor do que uma boa bebida..Opções não faltarão e prometem agradar pessoas de todos os gostos.

E para os amantes do típico doce espanhol, as opções empolgam. Do tradicional churros de doce de leite ao morango com Nutella, entre outras combinações.

A entrada e as atrações culturais são gratuitas para toda a família. Os alimentos que forem consumidos são pagos a parte. Os preços dos lanches e pratos variam entre R$ 10,00 e R$ 50,00. Para as crianças será montado um amplo Espaço Kids e no evento os “pets” são bem-vindos.

Vale ressaltar que o Festival seguirá os protocolos no combate ao Covid-19, com o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. A organização é da Focus Produções e Eventos.

Serviço:
Festival de Torresmo em Taubaté
Dias e horários: de 17 a 19 de setembro das 12h às 22h
Local: Estacionamento do Via Auto Shopping
Endereço: Avenida Dom Pedro I, 7231 – Estoril – Taubaté
O evento aceita todos os cartões de débito e crédito
Espaço Kids e Pet Friendly
Preço médio: de R$ 10,00 a R$ 50,00
* Entrada Gratuita

Continue Lendo

Eventos

Grupo musical de percussão Turuntuntun faz concerto presencial gratuito nesta quarta-feira (15/09)

Publicado

em

Para evitar aglomerações, evento será transmitido também pela internet

Os percussionistas do grupo musical Turuntutun, um dos integrantes do CEMM (Centro de Educação Musical Municipal) da Prefeitura de Hortolândia, apresentam-se gratuitamente, nesta quarta-feira (15/09), às 20h, em formato híbrido: presencial e também online, com transmissão simultânea via internet. Nesta nova fase da pandemia do Coronavírus, os grupos da Secretaria de Cultura voltam gradativamente a se apresentar, porém com quantidade reduzida de público e respeitando todos os protocolos de segurança.

Há 25 lugares disponíveis para a apresentação presencial, que acontecerá na Sala Maestro Eleazar de Carvalho, localizada no interior do CEMM, na Rua Vicente Palhão, s/n°, no Jardim Santa Cândida (rua de baixo do supermercado). Quem prefere acompanhar de casa mesmo, basta acessar a página da Banda Municipal no Facebook: www.facebook.com/bandahortolandia.cem.

O programa do concerto terá as seguintes músicas: Anthony Korf – Blue Rhythm Quintet, Heinz V. Moisy – Galloway Drumcall, Ney Rosauro – Suíte Popular Brasileira/ 1º Movimento Baião, Leonard Cohen – Hallelujah e Bituca – As Baquetas.

Confira as orientações para assistir ao concerto em segurança, presencialmente:

•  O ingresso deve ser retirado 15 minutos antes do horário do concerto.

• Obrigatório uso de máscara.

• Serão seguidos os protocolos sanitários para a entrada e de distanciamento.

• Não será permitida a entrada após a lotação estabelecida.

Continue Lendo

Populares