Connect with us

Eventos

“Raios Cósmicos”: projeto AnimaFísica lança sua segunda animação no dia 1º de junho

Publicado

em


Está marcado para 1º de junho o lançamento do curta-metragem “Raios Cósmicos”, segunda animação do AnimaFísica, projeto de divulgação científica que reúne pesquisadores e estudantes do Instituto de Física ‘Gleb Wataghin’ da UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas/SP. O evento de lançamento será transmitido via zoom às 16h, e é aberto a qualquer interessado. Ele será comandado pelo idealizador do AnimaFísica, o Professor Titular do Instituto de Física Dr. Marcelo Moraes Guzzo, que estará ao lado do cineasta e animador Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, responsável pelo filme.

Com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do DRCC (Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia) da Unicamp, a animação acompanha um diálogo entre a jovem Mari e seu pai, o professor Pedro, que conhecem o novo álbum da banda de rock favorita da garota. Com muita música, o filme destaca também a importância do trabalho de cientistas como o brasileiro Cesar Lattes e Gleb Wataghin, que dá nome ao Instituto de Física da Unicamp.

Os personagens Mari e Pedro surgiram pela primeira vez no curta “Quarks & Léptons”, que segue o objetivo do AnimaFísica, de divulgar conceitos da Física de Partículas para o público geral, não especializado, principalmente para jovens estudantes. O filme, lançado em outubro de 2019, pode ser visto no canal do projeto no Youtube, e apresenta a visão atual do modelo atômico, conteúdo que faz parte da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Os próximos planos do professor Marcelo Moraes Guzzo envolvem também a produção de um terceiro episódio da série, ainda em fase de planejamento. “Falar de Física por meio de animações foi o ponto de partida e já temos a ideia para um filme futuro. Mas, além dos curtas, junto com um grupo de alunos, o projeto AnimaFìsica já preparou uma série de vídeos explicando os conteúdos mais específicos mencionados nos filmes, um podcast e estamos finalizando um e-book. Todo o material é aberto, disponível no nosso site, acessível para estudantes, professores que queiram usar os conteúdos em aula, e a qualquer pessoa que goste do tema”, convida.

Para Maurício Squarisi, que trabalha há mais de 40 anos com cinema de animação, a experiência com o projeto AnimaFísica trouxe muitas novidades. “Entrei em um novo universo e aprendi muito, tanto sobre física, como sobre o universo científico, da pesquisa. No fundo, acho que o cientista tem o espírito muito parecido com o do artista, especialmente pela curiosidade, a inclinação para a criação, a presença de uma certa inquietação,” conta o cineasta, que dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas ao lado de seu fundador, Wilson Lazaretti. Em atividade desde 1975, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. Com mais de 300 filmes produzidos, entre obras próprias e produzidas nas mais de 2500 oficinas de animação ministradas, o Núcleo é um dos mais longevos e atuantes polos de produção no segmento no país.

Quem quiser acessar todos os conteúdos do projeto AnimaFísica, pode conhecer o site www.animafisica.com.br. O episódio ‘Raios Cósmicos’ poderá ser visto no Youtube a partir das 19h, no dia 1º de junho.

AGENDA

Pré-estreia do desenho animado: Raios Cósmicos

Data: 01/06/2021 (3ªf)

Horário: 16h

Como assistir: via aplicativo Zoom

Link: https://zoom.us/j/96933505867

ID da reunião: 969 3350 5867

Projeto AnimaFísica: Física de Partículas sob o olhar da animação

www.animafisica.com.br

Canal no Youtube: www.youtube.com/channel/UC4T0iWBg9oQhiXuyw9x2G_w

Facebook: www.facebook.com/animafisica

Instagram: www.instagram.com/animafisica

Twitter: www.twitter.com/animafisica

Projeto de  divulgação científica através de desenhos animados, ligado ao

Projeto Temático ‘Desafios para o Século XXI em Física e Astrofísica de Neutrinos’,

do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Apoio: Fapesp, GEFAN (Grupo de Estudos em FÍsica e Astrofísica de Neutrinos) e DRCC (Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia IFGW)

Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Moraes Guzzo

Pesquisador: Prof. Dr. Orlando Luis Goulart Peres

Animação de Mauricio Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Colaboradores:

Eduardo Akio Sato (Mestre e Doutorando em Física pela Unicamp)

Dayane Fumiyo Tokojima Machado (Mestre em Divulgação Científica e Doutoranda em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp).

Material de apoio – Alunos de graduação do Instituto de Física da Unicamp:

Diego Sena Simão

Eduardo Scotton Arruda

Eduardo Walter da Silva

Lucas Trentim

Mateus Rennó

Nicole Penno Albiol Garcia

Willian Gabriel

Eventos

Shopping em Santa Bárbara recebe encontro de carros neste domingo

Publicado

em

O Tivoli Shopping, em parceria com a Equipe Speedsters Motor Sport, realiza neste domingo (19), o “1° Eccentric Cars Meeting”, um encontro de carros diferente, onde qualquer pessoa poderá participar, expondo seu veículo.

Segundo Eduardo Sanches Capelato, presidente da equipe Speedsters, esse encontro será uma grande atração para todos os amantes de carros. “Esse será um encontro diferente e inovador. Qualquer pessoa interessada poderá participar, seja com carros originais ou modificados. Essa é a oportunidade perfeita para quem quer mostrar o seu carro. E esse encontro será bem democrático, valerá para todos os estilos e culturas automotivas”, comenta ele, citando como exemplos de estilos choraboy, stance, ratlook e antigomobilismo.

Para participar como expositor será preciso pagar uma taxa de R$ 7,00 e fazer a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Visitantes pedestres não pagam entrada e a doação de 1 kg de alimento será opcional. Já os carros visitantes pagam R$ 7,00, que é o valor do estacionamento do shopping. Neste caso, a doação de 1 kg de alimento também é opcional.

Todos os donativos arrecadados serão destinados ao Fundo Social de Santa Bárbara d’Oeste.

O evento acontece das 10h às 15h, no estacionamento do Tivoli Shopping que tem entrada pelo bairro Mollon. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 400 carros no encontro. Diversos clubes de vários modelos e marcas de veículos já confirmaram presença no encontro. Não será permitida a participação de motos, motonetas e outros veículos de duas rodas.

“Além dos carros em exposição, também teremos stand’s do meio automotivo como stand de adesivos, de miniaturas e de produtos diversos, entre outros. Haverá ainda a participação especial do robô Bumblebee para alegrar a criançada e som ambiente com o DJ Matheus Borges”, conta Capelato.

O evento terá também estandes de exposição dos patrocinadores e barraca com venda de chopp. A área de alimentação será a do Tivoli Shopping, que conta com vários restaurantes. Os visitantes também terão acesso a toda infraestrutura do empreendimento como banheiros, lojas, espaços de lazer e cinema.

“Esse será mais um evento que iremos promover com toda a segurança e medidas sanitárias que o momento pede. Esperamos que todos os amantes e admiradores de carros venham prestigiar esse encontro, que promete ser bem bacana”, comenta a coordenadora de Marketing do Tivoli Shopping, Paula Funichello.

A realização do evento foi autorizada pela Vigilância Sanitária de Santa Bárbara d’Oeste. O uso de máscaras no espaço do encontro de carros, assim como em todas as dependências do shopping, é obrigatório.

SERVIÇO:
1° Eccentric Cars Meeting
Quando: domingo (dia 19 de setembro), das 10h às 15h
Onde: Estacionamento do Tivoli Shopping – com entrada pela Rua do Césio, do bairro Mollon
Visitação gratuita

Continue Lendo

Eventos

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba faz concerto presencial da série O Brasil e o Mundo

Publicado

em

Apresentação cria um diálogo entre as obras de Mozart e José Maurício Nunes Garcia; a entrada é gratuita

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba realiza, no dia 26, o segundo concerto da temporada O Brasil e o Mundo, que celebra a conexão de artistas mundiais e regionais. A apresentação Universo Clássico: Mozart e José Maurício Nunes Garcia acontece às 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), e recebe os solistas Adonhiran Reis e Gabriel Marin.

Wolfgang Amadeus Mozart e o Padre José Maurício Nunes Garcia habitaram universos muito diferentes, mas tinham um estilo clássico comum. Enquanto Mozart teve um marco na sua trajetória musical com a obra Sinfonia Concertante, escrita para violino, viola e orquestra, Nunes Garcia conseguiu a alcunha de ‘Mozart Brasileiro’, por ser um dos maiores nomes da música clássica nacional na primeira metade do século 19. Sua obra é, majoritariamente, sacra e para o espetáculo da Sinfônica será apresentada a Abertura em Ré, uma de suas poucas peças instrumentais.

O concerto tem direção artística e regência do maestro Paulo de Paula e conta com a participação de dois solistas na Sinfonia Concertante: o violinista Adonhiran Reis, que é professor de violino da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e tem presença garantida nos principais festivais do Brasil e exterior como França e Alemanha; e o violista Gabriel Marin, que já foi chefe de naipe das violas da OSB por seis temporadas além ter atuado em outras orquestras como as sinfônicas da Paraíba, Sergipe e Campinas e a Orquestre D’Auvergne, da França.

COMO ASSISTIR? O concerto Universo Clássico: Mozart e José Maurício Nunes Garcia têm entrada gratuita, mas é preciso reservar os lugares por meio do preenchimento de um formulário online, que está neste link. É possível reservar no máximo cinco entradas por pessoa das 300 disponíveis – devido à capacidade de público do teatro em número reduzido, em razão do covid-19. 

Vale lembrar que é obrigatório o uso máscara e o respeito ao distanciamento durante toda a atração. No dia do concerto, aqueles que quiserem contribuir podem fazer a doação de um litro de leite longa vida. O CIAEI – Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba fica na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina, Indaiatuba (SP).

TRANSMISSÃO Para quem não conseguir ingressos ou não puder comparecer na apresentação presencial, o concerto será transmitido no dia 30 de setembro, às 20h, no canal do YouTube da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, disponível neste link.

O BRASIL E O MUNDO As nuances desta série se entrelaçam em um rico diálogo entre a música universal e a regional. Cada um dos três concertos mescla, de uma maneira muito própria, obras reconhecidas, pertencentes ao repertório clássico universal, com peças que transmitem e se reverenciam à cultura brasileira. Assim, o Brasil e o mundo são colocados em perspectiva por meio de uma experiência enriquecedora.

A viabilização desta temporada é fruto do reconhecimento do trabalho da Orquestra.  Em novembro de 2020, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba recebeu o Prêmio Histórico de Realização em Música, pelo Governo do Estado de São Paulo. Por ter conquistado o 1º lugar na premiação, após avaliação técnica de uma comissão especializada. Estes recursos estão sendo investidos nos projetos deste ano, incluindo a série de apresentações O Brasil e o Mundo.

Além de Universo clássico: Mozart e Padre José Maurício Nunes Garciaintegram este conjunto os espetáculos Bach e Villa-Lobos: de mestre para mestre, que aconteceu em agosto no formato online, e Erudito e Popular. A realização da série O Brasil e o Mundo é da Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba (AMOJI), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba.

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba – Vídeo clique aqui

SERVIÇO
Série o Brasil e o Mundo – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Concerto: Universo Clássico: Mozart e José Maurício Nunes Garcia
Solistas: Adonhiran Reis (violino) e Gabriel Marin (viola)
Data: 26 de setembro
Horário: 20h
Onde: Sala Acrísio de Camargo (CIAEI – Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba (SP)
Reservasclique aqui

ONLINE Com canções praieiras ou sambas baianos, toda a influência e brasilidade do compositor baiano Dorival Caymmi se faz presente no concerto da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba – intitulado Caymmi. A homenagem, que aconteceu presencialmente na sexta-feira (10) no CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), ganha uma sessão online, transmitida neste domingo, 19, às 20h, no canal da Orquestra no YouTube

A apresentação traz no repertório canções como Samba da Minha TerraMarinaSaudade da Bahia e O Bem do Mar. A direção artística é do maestro Paulo de Paula, e os arranjos são de Emanuel Massaro. Dividem o palco com a Sinfônica, os cantores Gustavo Spínola e Camila Foroni, além da banda Vila Jazz

Continue Lendo

Eventos

Taubaté recebe a segunda edição do “Festival do Torresmo”

Publicado

em

Evento tem entrada franca e acontece entre os dias 17 e 19 de setembro

Entre os dias 17 e 19 de setembro, a cidade de Taubaté, recebe, pela segunda vez na região, o “Festival do Torresmo””.

O grande festival pretende movimentar a região e deixar o aroma irresistível da novidade. O evento acontece no Estacionamento do Via Auto Shopping – Avenida Dom Pedro I, 7231 – Estoril – Taubaté.

Os visitantes poderão se deliciar com o que tem de melhor da proteína suína como: joelho de porco, leitão pururuca, costela suína, pernil, panceta e as mais variadas opções de torresmo.

Além dos variados food trucks, o chef Adan Garcia participará do festival com o que há de melhor e mais inusitado quando falamos de carne suína, entre eles o torresmo mineiro, torresmo de rolo, torresmo recheado, entre outras delícias.

Para acompanhar as comidas, nada melhor do que uma boa bebida..Opções não faltarão e prometem agradar pessoas de todos os gostos.

E para os amantes do típico doce espanhol, as opções empolgam. Do tradicional churros de doce de leite ao morango com Nutella, entre outras combinações.

A entrada e as atrações culturais são gratuitas para toda a família. Os alimentos que forem consumidos são pagos a parte. Os preços dos lanches e pratos variam entre R$ 10,00 e R$ 50,00. Para as crianças será montado um amplo Espaço Kids e no evento os “pets” são bem-vindos.

Vale ressaltar que o Festival seguirá os protocolos no combate ao Covid-19, com o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. A organização é da Focus Produções e Eventos.

Serviço:
Festival de Torresmo em Taubaté
Dias e horários: de 17 a 19 de setembro das 12h às 22h
Local: Estacionamento do Via Auto Shopping
Endereço: Avenida Dom Pedro I, 7231 – Estoril – Taubaté
O evento aceita todos os cartões de débito e crédito
Espaço Kids e Pet Friendly
Preço médio: de R$ 10,00 a R$ 50,00
* Entrada Gratuita

Continue Lendo

Populares