Eventos

Projeto leva atividades científicas e artísticas a 3.800 alunos de Hortolândia

Programa Nau dos Mestres, patrocinado pela Dow, fornece material pedagógico inovador e capacita educadores de seis escolas municipais na promoção de atividades lúdicas, artísticas e científicas do Ensino Fundamental. Cerca de 3800 crianças e adolescentes serão beneficiados com a ação

Focado promoção das artes e ciências, o programa Nau dos Mestres será lançado em Hortolândia no dia 10/06, às 11h, na EMEF Maria Célia Cabral, com presenças confirmadas do prefeito Ângelo Perugini e da secretária de educação, Sandra Fagundes.

Anuncio


O programa explora diferentes formas de produção artística a partir de experimentos e criações envolvendo temas como mitos, magia, química, física, ciências naturais e sustentabilidade, despertando a curiosidade, o instinto investigativo e estimulando a criança a criar de forma lúdica e ativa. A ação, que beneficiará seis escolas e cerca de 3800 alunos da rede de ensino municipal, foidesenvolvida pela Evoluir – Educação Transformadora e realizada pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio exclusivo da Dow.

 “Com esse projeto, a Dow reafirma seu compromisso de desenvolvimento e inclusão social nas comunidades onde atua. Por meio do Nau dos Mestres queremos incentivar o interesse sobre o universo das ciências e artes, além da maior integração entre alunos e professores através de atividades lúdicas”, afirma Eleni Gritzapis, diretora de comunicação da Dow.

Para que o projeto tenha continuidade de forma autônoma e alinhada às necessidades específicas das comunidades escolares, a Jatobá Cultural promoverá três encontros de capacitação direcionados aos educadores, que serão realizados nos dia 13 de junho, 15 de agosto e 24 de outubro. Na ocasião, os educadores serão orientados sobre a utilização dos materiais cedidos pelo Programa, que propõe a realização de 24 projetos experimentais baseados nas disciplinas de Ciências, Biologia, Artes, Química, Física e Matemática. Este material estará disponível em um móvel que simula a “Corujola” – 
um tipo de nave descrita nos livros de apoio do Projeto.

O QUE TEM NA ‘NAU DOS MESTRES’

Além do conteúdo para a realização de 24 projetos/experimentos, este laboratório móvel também irá dispor de um livro do professor e livros ilustrados direcionados aos alunos, com os títulos de Mestre Leonardo (Física, Mecânica e Energia), Mestre Merlim (Química), Mestre Gaia (Biologia, Meio Ambiente e Ecossistemas) e Mestre Apolo (Matemática, Cores, e Luz e Sombra).

Cada experiência será apresentada no formato de missão. “Como virar um copo sem deixar a água cair?”, “Como fazer um arco-íris?” e “Como impulsionar um objeto sem empurrá-lo?” são alguns exemplos de perguntas que serão respondidas. Com os mestres de cada livro, os alunos devem ajudar os personagens Daniel, Gerson e Wilson, do ‘Ciência em Show’, a solucionarem desafios e avançarem na história. Assim, mesclando jogo, ensino e entretenimento, os estudantes assimilam conceitos teóricos com leveza e têm envolvimento ativo no processo de aprendizagem.

Os livros foram elaborados de forma a cobrir as necessidades de aprendizagem oferecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, abordando componentes curriculares, habilidades e competências.

No programa, os educadores também poderão trabalhar conceitos e conteúdo definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), utilizando a Metodologia ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos). Todo o material pedagógico desenvolvido pela Evoluir foi concebido de acordo com os critérios da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Em 2018, 10 municípios brasileiros foram contemplados com o projeto, que chega a sua 3ª edição neste ano de 2019.

LANÇAMENTO DO PROGRAMA NAU DOS MESTRES EM HORTOLÂNDIA

Local: EMEF Maria Célia Cabral  >  Rua Augusto dos Anjos, 1275 – Jardim Amanda

Horário: 11h

ESCOLAS MUNICIPAIS BENEFICIADAS

EMEF Caio Fernando Gomes Pereira 

EMEF Dayla Cristina Souza de Amorim

EMEF Jardim Boa Esperança José Roque de Moura 

EMEF João Calixto   

EMEF Profa. Maria Célia Cabral Amaral

EMEF Salvador Zacharias Pereira Junior

DATAS DAS FORMAÇÕES

1ª Formação: 13 de junho

2ª Formação: 15 de agosto

3ª Formação: 24 de outubro 

FORMAÇÕES DE EDUCADORES

Local: Centro de Formação Paulo Freire – Endereço: Loteamento Remanso Campineiro

Horário: das 13h30 às 17h30


SOBRE A EVOLUIR – EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

Há 22 anos no mercado, a Evoluir – Educação Transformadora é especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais inovadoras. Para isso, cria ferramentas que tornam a aprendizagem mais criativa, eficiente e significativa. 
A empresa opera por meio de editais, convênios, patrocínio e prestação de serviços. 
Os programas da Evoluir recebem apoio por meio das leis de incentivo à cultura, por investimento direto de empresas interessadas em investir na educação, secretarias 
de educação ou escolas particulares. Os programas incluem materiais para o aluno 
e professor, capacitação de educadores e acompanhamento do desempenho de educandos 
ao longo do processo.

Sobre a Dow

A Dow está presente no Brasil desde 1.956. A companhia reúne atualmente cerca de 2.700 funcionários em suas 11 instalações, incluindo 9 unidades de produção em Aratu (BA), Breu Branco (PA), Campinas (SP), Guarujá (SP), Jacareí (SP), Jundiaí (SP), Palmyra (PA), Santa Vitória (MG) e Santos Dumont (MG), atendendo a clientes nos mercados de embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor. A Dow opera 18 complexos 
de manufatura em 4 países da América Latina e entregou vendas líquidas pro forma de 
US $ 4,9 bilhões em 2018. Mais informações sobre a Dow e sua tese de investimento estão disponíveis em seu novo website de Relações com Investidores: investors.dow.com.

A Dow (NYSE: DOW) combina um dos mais amplos portfólios de tecnologia do setor com integração de ativos, inovação focada e escala global para alavancar um crescimento rentável e se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável. O portfólio da Dow em materiais de desempenho, intermediários industriais e plásticos oferecem uma ampla gama de produtos e soluções diferenciadas baseadas na ciência para nossos clientes em segmentos de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor. A Companhia opera 113 fábricas em 31 países e emprega aproximadamente 37.000 funcionários. A Dow teve vendas pro forma de aproximadamente US$ 50 bilhões em 2018. Referências à Dow ou à Companhia significam a Dow Inc. e suas subsidiárias.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo